Riscos psicossociais na construção

Publicado por

| 17/04/2025

Seconci-DF apresenta projeto sobre riscos psicossociais à diretoria do Sinduscon-DF

No dia 15 de abril, o Seconci-DF participou da reunião da diretoria do Sindicato da Indústria da Construção Civil do DF (Sinduscon-DF) para apresentar um projeto-piloto sobre as mudanças da Norma Regulamentadora 1 que, a partir do final de maio, obriga as empresas a criarem mecanismos de combate e prevenção de riscos psicossociais nos ambientes laborais.

Estiveram na reunião, representando o Seconci-DF, a gerente geral Geórgia Grace Bernardes, a gerente de segurança do trabalho Juliana Moreira de Oliveira e o gerente de medicina Maurício Nieto. José Antonio Bueno Magalhães Junior, presidente da Diretoria de Políticas e Relações Trabalhistas (DPRT) e diretor do Seconci-DF, falou sobre a preocupação de todos em encontrar um caminho para as mudanças. “A gente não sabe como tudo vai funcionar. Estamos todos em busca de um caminho que possa atender às necessidades das empresas porque não é algo que a gente pode dizer se quer ou não, será obrigatório para todos”, disse Magalhãe Júnior.

O presidente do Sinduscon-DF, Adalberto Cléber Valadão Júnior, comentou que a decisão já foi tomada e cabe as empresas agir de forma a minimizar os riscos e buscar os ganhos dessa mudança. “Como é algo muito novo, precisamos construir uma condição que minimize riscos e potencialize avanços. Nesse aspecto, nós temos a nossa comissão em contato direto com o Seconci, o SRT, o próprio Seconci em contato com todo mundo para termos um direcionamento para as empresas”, falou Adalberto.  

O projeto do Seconci-DF foi desenvolvido por uma equipe multidisciplinar formada pelas gerências geral, médica, de segurança do trabalho, psicossocial e pela área de recursos humanos da instituição. “Quando temos um assunto totalmente novo, com diversos aspectos desafiadores e ambiência de significativas incertezas, é de inequívoca importância submeter nossa proposta técnica à avaliação das principais partes interessadas, e a avaliação do Sinduscon-DF se encontra nesse lugar”, explicou a gerente geral do Seconci-DF, Geórgia Grace Bernardes.

A Nova NR-1, conforme Portaria nº 6.730/2020, estabelece diretrizes sobre o Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO) e exige das empresas a implementação de um Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR). Esse programa deverá incluir, em princípio, a partir de 26 de maio, a avaliação dos fatores psicossociais que possam impactar a saúde dos trabalhadores, como estresse ocupacional, sobrecarga de trabalho, assédio e outros elementos que afetam o bem-estar mental e emocional no ambiente laboral.