Campanha de prevenção ao vício em jogos online

Publicado por

| 09/05/2025

Seconci-DF inicia conscientização dentro dos canteiros de obras das empresas do Distrito Federal

Comunicação Seconci-DF

Com o objetivo de promover a conscientização sobre os riscos associados ao uso excessivo de jogos eletrônicos, o Serviço Social da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal(Seconci-DF) iniciou, na primeira semana de maio de 2025, nova campanha voltada à prevenção ao vício em jogos online entre trabalhadores da construção civil.

A ação, inédita no setor, é coordenada pela equipe do atendimento psicossocial da instituição e busca informar, orientar e alertar sobre os impactos negativos do uso compulsivo desses jogos na saúde mental, no desempenho profissional e nas relações familiares dos trabalhadores. A campanha será incorporada de forma permanente ao rol de palestras oferecidas pelo Seconci-DF às empresas parceiras, passando a integrar o conjunto de ações de saúde e bem-estar já promovidas pela instituição nos canteiros de obras.

A ideia surgiu a partir de relatos de aumento no número de trabalhadores que apresentam dificuldades relacionadas ao uso excessivo de jogos em celulares e outros dispositivos eletrônicos, afetando a qualidade do sono, a concentração e o convívio social. “Percebemos que o vício em jogos online é uma realidade que já chegou aos canteiros e precisa ser tratada com seriedade. A proposta da campanha é trazer informação acessível e abrir espaço para o diálogo sobre o tema tirando dúvidas, contando relatos”, explica a assistente social do Seconci-DF, Roseane dos Santos.

Por meio de palestras e rodas de conversa, a campanha pretende desmistificar o problema e oferecer caminhos para prevenção e, quando necessário, encaminhamento para acompanhamento psicológico. “Achei a palestra muito esclarecedora e importante pois trouxe à tona informações que, nem sempre, são discutidas abertamente. Me fez refletir sobre as manipulações por trás desses jogos e como é fácil cair em armadilhas quando se busca soluções rápidas para problemas financeiros”, Klenilson Carvalho, eletricista Tecnicall Engenharia.

Klenilson conta ainda sobre como a forma de apresentação impacta os trabalhadores que assistaram. “Durante a apresentação, foram discutidos os principais envolvidos como o vício, a perda financeira e os danos emocionais. Um ponto que chamou a atenção foi a forma como esses jogos são promovidos: muitas vezes de maneiras enganosas e jeito fácil atingindo principalmente jovens e pessoas em vulnerabilidade”, finalizou.

As empresas que tiverem interesse em levar a palestra gratuita com o tema Jogos Online para seus trabalhadores podem entrar em contato com o serviço psicossocial do Seconci-DF e agendar uma data. Ligue (61) 3399-1888 ou social@seconci-df.org.br e fique por dentro do trabalho social feito no setor da construção pela nossa instituição.