Na construção civil, o Seconci-DF atua na promoção e no atendimento aos trabalhadores com profissionais do psicossocial e da saúde
Comunicação Seconci-DF
Com foco na saúde mental da classe masculina da construção civil, o Seconci-DF reforça a importância de os homens procurarem ajuda quando estiverem enfrentando problemas emocionais. Nesse sentido, a atuação da entidade se destaca por oferecer, por meio do seu serviço psicossocial, ações preventivas e atendimentos ao longo do ano nas áreas de psicologia e serviço social.
A iniciativa busca quebrar barreiras do preconceito e promover a conscientização sobre a importância de pedir ajuda. “O trabalho no canteiro de obras, com palestras informativas e de sensibilização, tem como resultado a compreensão dos colaboradores e colaboradoras de que adoecimento psíquico não tem gênero, idade e raça pré-definidos”, afirma a psicóloga Flávia Ferraiolo, do Seconci-DF. Ela ressalta que as intervenções organizadas diretamente nos canteiros de obras permitem levar orientação, triagens e, principalmente, acolhimento a quem precisa.
No escopo dessas ações está o projeto Seconci Presente, que oferece atendimento médico e psicossocial sem custo às empresas. Em dois anos, foram realizados um total de 4.581 atendimentos sociais, entre triagens e encaminhamentos; já na área médica, o número foi de 3.408 atendimentos e triagens diretamente nos canteiros.
O programa reúne profissionais de diversas áreas — médicos, psicólogos, assistentes sociais e técnicos de enfermagem — para realizar triagens nos locais de trabalho. As atividades incluem aferição de pressão arterial, glicemia, colesterol, aplicação de questionários psicossociais, encaminhamentos para redes de apoio e palestras educativas sobre saúde mental, entre outros temas.
Segundo Flávia, “Todos nós, humanos, em algum momento, podemos nos desestabilizar emocionalmente. Como o público que trabalhamos é majoritariamente masculino, temos a grande oportunidade de vencer esse preconceito e de cuidar da saúde mental dos homens que estão na construção civil e eles estão vindo até nós”. Além dos atendimentos pontuais, o Seconci-DF mantém um serviço contínuo em sua sede, onde, com agendamento prévio, trabalhadores têm acesso a atendimentos individuais que complementam as ações nos canteiros.
Depoimentos que transformam
A atuação do Seconci-DF tem mudado histórias e promovido o bem-estar emocional de centenas de trabalhadores da construção civil. É o caso de José Ribamar Santos, encarregado da Supera Engenharia. “Pra mim é excelente. A gente vem passando por um processo de separação e toda a família ficou abalada. O apoio do Seconci me ajudou bastante. Acho que todo mundo precisa procurar ajuda. É difícil sair do buraco sozinho, e ter esse apoio do Seconci é fundamental para a saúde mental.”
Deiler dos Santos, ajudante da empresa Pragma.eco, também compartilha sua experiência. “Acho que todos deveriam se preocupar com essa doença silenciosa que, muitas vezes, te leva para caminhos que, quando você percebe, já é tarde para procurar ajuda. Eu nunca me importei com minha saúde mental, e quando percebi, já estava muito doente mentalmente falando. Estou sentindo uma melhora considerável.”


Benefícios integrais da iniciativa:
- Palestras de sensibilização sobre saúde mental, alcoolismo, tabagismo, violência doméstica, entre outros;
- Triagem médica e psicossocial com encaminhamentos para consultas no Seconci ou em redes de apoio como CAPS, CAPS AD, entre outros;
- Atendimento individualizado com psicóloga e assistente social.
Como procurar ajuda
Trabalhadores de empresas associadas ao Seconci-DF podem solicitar atendimento por meio do projeto Seconci Presente, que realiza agendamentos via telefone e e-mail, com visitas regulares aos canteiros. Também é possível agendar atendimentos individuais na sede da instituição. Para mais informações, entre em contato com o Seconci-DF pelo telefone (61) 3399-1888 ramal 211 / (61) 98124-3486 ou pelo e-mail social@seconci-df.org.br