CBIC e Ministério das Cidades desencadeiam projeto “Se essa rua fosse minha”

Publicado por

| 13/08/2025

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e o Ministério das Cidades farão uma cerimônia conjunta para iniciar a parceria e implementação do projeto “Se essa rua fosse minha”, ação destinada a estimular a requalificação de áreas urbanas degradadas em todo o país. Criado pela CBIC e anunciado durante o Encontro Internacional da Indústria da Construção (ENIC), o projeto tem como foco intervenções integradas de infraestrutura, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas nas cidades, realizada por intermédio de parcerias público-privadas (PPPs). Com a presença do ministro Jader Filho, o evento acontece às 15h do dia 19 de agosto, no auditório do Sindicato da Indústria da Construção do Distrito Federal (Sinduscon-DF) – Lote 1.125, SIA Trecho 2/3, 3º andar – Guará, na capital federal 

“Esse é um passo muito importante, em mais uma contribuição da CBIC para construir mudanças estruturais no Brasil”, comenta Carlos Eduardo Lima Jorge, vice-presidente de Infraestrutura da entidade e responsável pelo projeto. “Essa iniciativa traduz nossa missão de estimular novas oportunidades de negócio para as empresas do setor e, principalmente, fomentar a redução das desigualdades sociais ainda tão marcantes no Brasil. A qualidade de vida das pessoas passa pela qualificação dos espaços públicos”, acrescenta. 

O evento será 100% presencial. Confirme sua presença clicando no link: https://forms.gle/VzUxJU9ARN96Jo9t9 

A parceria da CBIC com o Ministério das Cidades foi formalizada em acordo de cooperação técnica celebrado com a Secretaria Nacional de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (SNDUM), com vigência de um ano, até julho de 2026. O instrumento não prevê transferência de recursos financeiros, mas estabelece um esforço conjunto para estruturar e viabilizar o programa em escala nacional, orientando e apoiando os municípios para que as intervenções saiam do papel. 

Preparado pela Comissão de Infraestrutura (COINFRA), em parceria com a Comissão de Responsabilidade Social (CRS), ambas da CBIC, o “Se essa rua fosse minha” apresenta um leque de intervenções urbanas, apontando soluções modulares e adaptáveis para a realidade de cada cidade. A proposta é oferecer às administrações municipais, com segurança jurídica e excelência técnica, modelos de projetos e orientações para revitalizar ruas ou mesmo bairros inteiros, de forma a melhorar o dia a dia da população.  

Desenho da cidade ideal – O projeto é ancorado em pesquisa realizada pela COINFRA e o CBIC Jovem, que mediu expectativas e demandas da população para ter melhor qualidade de vida nas cidades. As conclusões pautaram a indicação de intervenções para introduzir elementos que deveriam compor espaços públicos urbanos como pavimentação, calçadas acessíveis, iluminação, arborização, drenagem, coleta de lixo, rede de água e esgoto, mobiliário urbano e sinalização.  

Apresentado no ENIC 100, a proposta chamou a atenção de autoridades e técnicos do setor público, o que resultou na construção do acordo com o governo federal. Na abertura do evento, em São Paulo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e integrantes de sua equipe percorreram a instalação cenográfica construída pela CBIC para demonstrar o efeito do projeto.  “Mostramos de forma nítida o que considero o segundo equipamento mais presente no dia a dia de todas as pessoas: a rua onde mora”, explica Lima Jorge. “O acordo com o governo federal busca criar meios para fomentarmos essa nova realidade, com amparo legal e criatividade nos instrumentos de financiamento”. 

O tema tem interface com o projeto “Infraestrutura como Caminho para Melhoria da Saúde, Segurança e Qualidade de Vida do Trabalhador”, da Comissão de Infraestrutura (Coinfra) da CBIC, em correalização com o Serviço Social da Indústria (Sesi). 

Fonte: Agência CBIC