A iniciativa busca tornar os futuros técnicos de segurança do trabalho multiplicadores de ações prevencionistas nas escolas
Comunicação Seconci-DF
O Comitê Permanente Regional da Indústria da Construção no DF (CPR-DF), em parceria com o Grupo Interinstitucional do Programa Trabalho Seguro da 10ª Região (GETRIN 10), lançou o Projeto Inspirar, iniciativa inédita que leva a cultura de prevenção de acidentes de trabalho para dentro das salas de aula. O Seconci-DF, que faz parte dos dois grupos de trabalho, participa do projeto falando sobre a atuação da entidade no setor da construção.
A ação conta com a participação de órgãos públicos, representantes de trabalhadores e empregadores, além da sociedade civil, e tem como foco tornar os futuros profissionais de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) multiplicadores de práticas e da cultura de SST. Ao longo do mês de agosto, estão sendo realizadas palestras presenciais nas escolas de formação técnica em segurança do trabalho, em alusão ao Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, celebrado em 27 de julho.
De acordo com a gerente de segurança do trabalho do Seconci-DF, Juliana Moreira de Oliveira, o projeto Inspirar reforça a importância de criar uma cultura prevencionista desde a formação para que o tema não seja ignorado durante a vida adulta e, principalmente, durante o trabalho. “Nosso objetivo é alcançar o maior número possível de escolas, para que os alunos tomem conhecimento do tema e levem a informação para casa, conscientizando também suas famílias. Além disso, queremos apresentar as ações e os serviços oferecidos pelo Seconci-DF aos futuros profissionais de SST, para que saibam que podem contar com nosso apoio em suas atividades profissionais”, disse Juliana.



Os estudantes são convidados a integrar o Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas, que acontecerá em outubro. Nessa etapa, eles irão ministrar palestras em escolas públicas do ensino fundamental e médio do Distrito Federal, utilizando material didático padronizado fornecido pelo projeto. “Em setembro, conectaremos os alunos que se credenciaram, ou seja, os alunos dos cursos de formação em técnico em segurança do trabalho, com as respectivas escolas da rede pública de ensino”, explica o coordenador do CPR-DF e auditor-fiscal do trabalho, Rômulo Machado.
A programação segue até novembro, quando os participantes receberão certificados durante o 3º Encontro de Segurança e Saúde no Trabalho do Distrito Federal e Entorno. A proposta é criar um movimento contínuo de multiplicadores da prevenção, aproximando o universo escolar das práticas de segurança e saúde no trabalho.
O gestor do Grupo de Trabalho Interinstitucional (Getrin10) do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Regiao (TRT10), juiz João Otávio Fidanza Frota, reforçou a importância da ação e seus objetivos com os alunos e futuros profissionais de segurança. “O projeto ‘INSPIRAR: Segurança e Saúde começam na Escola’ é uma iniciativa importantíssima para o engajamento de lideranças que venham a levar seus conhecimentos nessa área para alunos do sistema educacional do Distrito Federal, a fim de conscientizar os jovens sobre as preocupações com ergonomia no trabalho, com padrões de segurança, com saúde mental, em suma, com cultura de prevenção de acidentes de trabalho e de doenças ocupacionais”, explicou João Otávio.