Seconci-DF participa da Quarta do Cidadão, da Defensoria Pública do DF

Publicado por

| 20/08/2025

Durante a ação, uma equipe de odontologia atendeu os participantes com serviços básicos em uma unidade móvel de saúde bucal

Comunicação Seconci-DF

A Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) promoveu mais uma edição da Quarta do Cidadão, ação que reúne serviços gratuitos de orientação jurídica, saúde e cidadania para a população. O evento aconteceu na quarta-feira, 20 de agosto, ao lado da Biblioteca Nacional do DF, e contou com a participação de várias instituições, entre elas o Seconci-DF, que disponibilizou uma de suas unidades móveis odontológicas para atender os participantes.

Os profissionais realizaram atendimentos básicos de saúde bucal, triagens e orientações sobre prevenção de doenças odontológicas. “Essa é uma oportunidade de divulgar o tratamento de saúde feito pelo Seconci e mostrar que atuamos sempre em prol do cidadão, seja ele trabalhador ou não. Já participamos de outras ações sociais, e estar junto à Defensoria Pública neste local é mais uma forma de expandir o que já fazemos com qualidade e segurança para os nossos beneficiários”, destacou a gerente de odontologia do Seconci-DF, Mára Lúcia Campos.

O Defensor Público-Geral do DF, Celestino Chupel, esteve na Quarta do Cidadão no início da manhã e ressaltou a importância do evento para o público. “O evento nasceu a partir do sucesso do Dia da Mulher, promovido mensalmente pela instituição, quando surgiu a demanda de ampliar o atendimento também aos homens que acompanhavam suas esposas ou familiares e não tinham acesso a serviços voltados a eles. Assim, a Defensoria criou um espaço inclusivo, voltado a toda a população, sem deixar de lado as demandas femininas”, explicou Chupel.

Celestino reforçou ainda a importância de contar com parceiros no evento, para que mais serviços sejam ofertados e mais pessoas alcançadas. “Tivemos a sorte de ter vários parceiros, como o serviço da construção (Seconci), Sesc, Senac e outros órgãos que nos apoiam, levando serviços gratuitos à população mais vulnerável”, afirmou.

A ação representa uma oportunidade para quem precisa de algum serviço ou orientação. Foi o caso de Leonardo Rios Curvino, atualmente desempregado, que sempre acompanha o calendário de atividades da DPDF. “Toda vez que tem essa ação e eu posso, eu venho participar e aproveito ao máximo os serviços oferecidos. É fundamental ter a oportunidade de fazer exames odontológicos, porque o tratamento é muito caro, e poder contar com esse atendimento gratuito ajuda demais quem precisa. Parabenizo por estarem juntos aqui nesta ação tão maravilhosa”, concluiu Curvino.

Em números: a equipe do Seconci realizou 10 atendimentos durante a Quarta do Cidadão, realizada no dia 20 de agosto.