Conexão CBIC 2025 coloca em pauta o futuro político, climático e econômico do Brasil  

Publicado por

| 24/11/2025

Em um momento em que o Brasil revisita seu papel no cenário global e a construção civil ganha protagonismo nas agendas econômica, social e climática, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) articula nomes estratégicos para o debate nacional no Conexão CBIC 2025, que será realizado em 2 de dezembro, em Brasília. 

Com uma programação intensa no auditório da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o encontro que substitui o tradicional ENIC | Política e Estratégia, promete um mergulho nas questões que vão moldar os próximos anos: desde as travessias políticas e econômicas até os impactos pós-COP30, passando por financiamento, inovação empresarial e os novos contornos da geopolítica mundial.  

Travessia do Brasil: política, economia e prioridades nacionais 

Após o credenciamento às 9h, o presidente da CBIC, Renato Correia, abre oficialmente o encontro às 9h30. Na sequência, às 9h45, o painel “O Brasil em Travessia – O Papel do Estado e da Sociedade” coloca em perspectiva os caminhos possíveis para o país avançar. O debate reunirá o líder do Governo no Senado, Jaques Wagner (PT/BA), o líder da Minoria, Ciro Nogueira (PP/PI), e o cientista político Fernando Schuler, sob mediação do jornalista da CNN Daniel Rittner. 

COP30 em foco: impactos das decisões globais para o Brasil 

Às 11h, o tema muda para a agenda climática com o painel “Mudanças Climáticas em Foco – COP30: Caminhos para o Futuro”. O debate fará um balanço das decisões da conferência realizada no Brasil e discutirá os próximos passos para governos, empresas e sociedade. Entre os participantes estão Vinícius Benevides, diretor operacional da Dimensional Engenharia; Maria Emília, líder de estratégia e sustentabilidade da Deloitte Brasil; e Rafael Segrera, presidente da Schneider Electric para América do Sul. 

Funding, estratégia e visão empresarial 

Após o intervalo para almoço, a programação retorna às 14h com o painel “Funding da Construção – Oportunidades e estratégias financeiras”. A mesa reúne o ministro das Cidades, Jader Barbalho, o diretor de Regulação do Banco Central, Gilneu Vivan, o presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira, o presidente da CBIC, Renato Correia, e Ely Wertheim, vice-presidente da área de Indústria Imobiliária da CBIC. O diálogo deve aprofundar alternativas de financiamento e mecanismos para impulsionar o crescimento sustentável da construção civil. 

Na sequência, às 15h15, executivos de grandes empresas apresentam cases no painel “O Poder da Visão Empresarial – Cases e estratégias que transformam empresas do setor”. Participam Roberto Justus, CEO do grupo SteelCorp; Daniel Gispert, presidente da SteelCorp; Ronaldo Cury, diretor de relacionamento da Construtora Cury; e Renato Correia. A discussão destacará resiliência, inovação e liderança como pilares competitivos. 

Cenário global e seus reflexos para a indústria brasileira 

Às 16h30, o evento se volta ao cenário internacional com o painel “Um Mundo em Disputa – Como as mudanças na ordem econômica e política global afetam a indústria brasileira”. O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e o ex-embaixador do Brasil em Londres e Washington, Rubens Barbosa, debatem os efeitos das tensões geopolíticas, das barreiras comerciais e das transformações econômicas globais sobre a cadeia produtiva da construção. 

O encerramento está previsto para 17h30. 

Participe! 

Iniciativa da CBIC, o Conexão CBIC 2025 tem correalização do SESI e SENAI; patrocínio oficial do Governo Federal; patrocínio institucional do Sienge e sistema Confea, Crea, Mútua; patrocínio ouro da Saint-Gobain; patrocínio prata da Atlas Schindler; e patrocínio bronze da Senior, Impacto Protensão e Konstroi.   

Fonte: Agência CBIC