Segurança nos canteiros de obras: prevenção reduz número de acidentes na Construção Civil

Publicado por

| 28/11/2025

Dados setoriais da CBIC mostram ambiente de trabalho com menos riscos a acidentes

A segurança e a saúde do trabalhador são prioridade máxima na Construção Civil, que, de acordo com levantamento da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), registrou em 2023 os melhores índices de prevenção de acidentes da série histórica. Para manter e impulsionar essa performance, o mercado volta seus olhos para os profissionais que garantem a saúde e a integridade física dos trabalhadores: os engenheiros e técnicos de segurança do trabalho, cujo dia é celebrado em 27 de novembro.

O levantamento aponta que o setor apresentou uma redução significativa nos principais indicadores de acidentalidade: mais de 30% de redução em acidentes típicos e de 25% no número de doenças do trabalho em relação ao ano anterior. A letalidade também apresentou recuo 60% menos do que em 2022. Já o indicador de mortalidade caiu 71%.

Segundo Juliana Moreira de Oliveira, Gerente de Segurança do Trabalho do Serviço Social da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Seconci-DF), esse resultado é reflexo de um conjunto de ações coordenadas feitas pelas empresas da Construção Civil que priorizam a segurança e a saúde dos trabalhadores. “Esse progresso reflete o compromisso contínuo com a inovação em gestão de segurança, programas de capacitação e políticas preventivas eficazes, além da atuação integrada de empresas, entidades representativas e instituições públicas”, comenta.

Esse avanço é atribuído a investimentos contínuos em gestão de segurança, qualificação profissional e, principalmente, ao estrito cumprimento de normas como a NR 18, do Ministério do Trabalho e Emprego, que estabelece diretrizes de planejamento e prevenção de riscos nos canteiros de obras, com o objetivo de assegurar a saúde e a integridade física dos trabalhadores. “A data comemorativa não é apenas um momento de celebração dos profissionais, mas também é uma oportunidade para promover o engajamento e ampliar a conscientização sobre a prevenção de acidentes de trabalho. É um momento para reconhecer conquistas e reforçar a importância do setor”, comenta Juliana.

Seconci-DF destaca a cultura de prevenção

O Serviço Social da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Seconci-DF) ressalta que o avanço demonstra o compromisso conjunto de empresas, trabalhadores e entidades em adotar práticas preventivas, que vão desde a elaboração dos programas ocupacionais, laudos técnicos, programas ocupacionais campanhas educativas ações nas obras com palestras, distribuição de cartazes de segurança, eventos e ações com parceiros como a Cbic, Ministério Público do Trabalho, Superintendência Regional do Trabalho, Sticombe, entre outros, que reforçam a importância da cultura prevencionista dentro das empresas e a conscientização dos trabalhadores nos canteiros de obras.

Segundo Eduardo Aroeira, presidente do Seconci-DF, “os engenheiros e técnicos de segurança são essenciais para transformar o canteiro de obras em um ambiente de proteção e cuidado. A cultura de prevenção traz resultados concretos, salvando vidas e garantindo a sustentabilidade dos negócios. Em Brasília, temos trabalhado para que essa conscientização seja contínua, de forma que a saúde e a segurança no trabalho sejam um compromisso diário, e não apenas uma obrigação legal”.

Fonte: Profissionais do Texto