Ao ser contratado, os trabalhadores do setor da construção precisam passar por uma avaliação médica que dá origem ao Atestado de Saúde Ocupacional (ASO)
Comunicação Seconci-DF
A realização de exames complementares é uma etapa essencial na promoção da saúde e da segurança dos trabalhadores da construção civil. Para atuar no setor, algumas atividades exigem alto esforço físico, exposição a riscos ambientais e operação de máquinas e equipamentos, por isso, torna-se necessária uma avaliação clínica com auxílio dos exames complementares direcionada aos riscos ocupacionais. Esses exames têm como finalidade a prevenção de doenças ocupacionais, a identificação precoce de agravos à saúde relacionados ao trabalho e a avaliação da aptidão do trabalhador para o exercício continuado e seguro de suas funções, contribuindo para a preservação da integridade físicados profissionais.
Os Exames complementares fazem parte do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e está descrito na Norma Regulamentadora 7, do Ministério do Trabalho. Sua realização depende da função a ser desempenhada e pode variar de acordo com as características do cargo e das atividades diárias a serem desenvolvidas. Entre os exames complementares mais comuns estão: audiometria, espirometria, acuidade visual, eletrocardiograma, exames de imagem e laboratoriais. Todos eles disponíveis no Serviço Social da Indústria da Construção do DF (Seconci-DF).
O gerente de medicina da instituição, Maurício Nieto explica porque esses exames são necessários e como eles garantem integridade e a saúde dos trabalhadores. “Os exames complementares são instrumentos fundamentais para avaliar a aptidão do trabalhador para o exercício seguro de suas funções e para monitorar, ao longo do tempo, possíveis impactos à saúde decorrentes da exposição aos riscos ocupacionais, permitindo intervenções precoces e a prevenção de agravos relacionados ao trabalho”, explica Nieto.
Trabalhar em canteiro de obra exige um acompanhamento mais criterioso da saúde dos trabalhadores, contribuindo diretamente para a redução de afastamentos, prevenção de acidentesemelhoria da produtividade nos canteiros de obras. “O ASO é resultado de uma avaliação médica ocupacional realizada nos diferentes momentos do contrato de trabalho, sendo o exame admissional responsável por estabelecer o perfil de saúde inicial do trabalhador e os exames periódicos essenciais para o acompanhamento contínuo da saúde, permitindo a identificação precoce de agravos relacionados ao trabalho”, complementa Nieto.
Nesse contexto, o Seconci-DF atua como um aliado estratégico das empresas do setor, oferecendo suporte completo na realização de exames ocupacionais e complementares, além de treinamentos admissionais e capacitações obrigatórias, como treinamento básico de segurança e para trabalho em altura. A instituição trabalha de forma integrada para garantir que os trabalhadores estejam aptos para suas funções, respeitando os requisitos legais e promovendo um ambiente de trabalho mais seguro, saudável e responsável.
Empresas da construção civil que desejam fortalecer suas práticas de saúde e segurança no trabalho podem contar com o Seconci-DF como parceiro. Entre em contato, conheça nossos serviços e una-se a quem cuida de quem constrói.
Para saber mais sobre a medicina ocupacional do Seconci-DF, ligue (61) 3399-1888 ou (61) 98166-6969. Para ficar por dentro das nossas novidades, acesse www.seconci-df.org.br