Alimentação saudável evita doenças como hipertensão e diabetes

Publicado por

| 16/10/2023

Comida saudável e cuidados simples como evitar frituras e processados ajudam na saúde e evitam doenças

Assessoria de Comunicação Social do Seconci-DF

Manter uma alimentação saudável e práticas que vão desde educação física, evitar tabagismo, excesso de álcool ou alimentos processados são formas de garantir a saúde do corpo e da mente. Além disso, alinhar esses cuidados à uma alimentação saudável com frutas, legumes, proteínas e evitando excesso de carboidratos são ferramentas importantes para que o corpo permaneça saudável e longe de doenças como hipertensão e diabetes.

De acordo com o médico do Seconci-DF, Tony Teixeira, nas últimas décadas, o processo de globalização, assim como o aumento no ritmo do trabalho, tem feito o brasileiro consumir alimentos de péssima qualidade nutricional como fast foods. “Isso gerou uma transição epidemiológica evidenciada na pandemia das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), tais como pressão alta, diabetes e obesidade. Uma alimentação saudável e equilibrada pode induzir promover a saúde e prevenir o desenvolvimento de DCNT”, conta ele.

Tony reforça a importância de uma alimentação equilibrada e da necessidade de uma rotina de hábitos saudáveis. “A base de um bom controle dessas condições está em uma tríade. Em primeiro lugar, oferecer informações nutricionais mínimas como a redução no consumo de sal, carne vermelha, embutidos, enlatados e carboidratos (pães, macarrão, açúcar, farináceos, entre outros), por exemplo. Além do mais, a prática de exercícios físicos aeróbicos”, pontua Tony

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO: foi criado em 1981, marcando também o surgimento da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) para trazer uma reflexão sobre a importância dos alimentos e fazer um apelo para garantir a segurança alimentar e nutricional em todo o mundo.

PROGRAMA DE HIPERTENSÃO E DIABETES (PHD): está em funcionamento desde maio de 2022 e promove a saúde dos trabalhadores da construção civil do Distrito Federal por meio do acompanhamento das doenças com equipe médica, realização de exames e triagem nos canteiros de obras. Confira o vídeo do lançamento do PHD aqui.

Quer participar do Programa, agende uma consulta aqui.