Cerca de 30 profissionais participaram da palestra que teve como objetivo a capacitação dos profissionais sobre questões relacionadas às políticas de prevenção e de acidentes de trabalho
Assessoria de Comunicação Social do Seconci-DF
Os engenheiros de segurança do trabalho do Seconci-DF, Gerson de Alcântara e Rodrigo Boscoli, estiveram no Centro de Estudos de Política, Estratégia e Doutrina do Corpo de Bombeiros Militares do Distrito Federal (CBMDF) na quinta-feira, 28 de setembro, para ministrar palestra sobre segurança e saúde do trabalho (SST). A iniciativa partiu do CBMDF e foi acatada pelo Seconci-DF como forma de levar informações sobre segurança, além de auxiliar os bombeiros com questões relacionadas ao tema.
De acordo com o engenheiro Rodrigo Boscoli, a ideia foi apresentar os riscos e perigos existentes em obras e como os profissionais dos bombeiros podem ser aliados na prevenção para que acidentes não aconteçam. “O treinamento tinha como objetivo orientar os militares do CBMDF como fiscalizar obras e manutenções. O intuito da solicitação foi que passássemos, de forma sucinta, os itens básicos do gerenciamento que na construção civil são necessários no que tange a saúde e segurança do trabalho”, disse Rodrigo.
O engenheiro Gerson de Alcântara ressaltou que esta foi uma oportunidade de falar sobre prevenção, normas e uma gestão de SST assertiva. “A implementação de gestão de segurança do trabalho vai muito além de cumprir as exigências das Normas, ela contribui na mudança de cultura, obedecendo os critérios estabelecidos pela legislação, com embasamento técnico sempre visando a prevenção de acidentes do trabalho”, explicou Gerson de Alcântara, engenheiro de segurança do Seconci-DF.
Os responsáveis pelo pedido foram o major Eduardo Kin Lie e o sargento Sérgio Augusto de Souza Santos. Ele disse que participação dos profissionais do Seconci-DF foi fundamental para apresentar aos militares as diversas ocorrências e fragilidades que ocorrem nas obras do Distrito Federal e como evitá-las. “O treinamento para os colaboradores é a melhor ferramenta de prevenção de acidentes em uma empresa. Dessa forma, é possível compreender os procedimentos necessários para a execução correta e segurança do seu trabalho, sempre visando à proteção e integridade dos trabalhadores”, disse Sérgio.
O sargento Sérgio Augusto ressaltou ainda a importância de ter profissionais prevencionistas falando sobre o tema e atualizando os bombeiros sobre as mudanças recentes na legislação de SST. “Os palestrantes trouxeram as atualizações que as normas tiveram nos últimos anos e agregaram conhecimento com relação à documentação a ser gerada e itens a serem exigidos, visando sempre o bem do profissional e resguardando a instituição de problemas futuros”, finalizou.