Campanha de combate à dengue alcança mais de 1.600 trabalhadores na construção

Publicado por

| 02/09/2022

Realizada pelo Seconci, a visita aos canteiros é feita para entrega de material orientativo, conversa com trabalhadores e vistoria nos locais

Assessoria de Comunicação Social do Seconci-DF

Desde o dia 14 de junho, o Seconci-DF está visitando canteiros de obras em todas as regiões do DF levando informação às empresas e trabalhadores com o objetivo de combater a dengue na construção. Esse trabalho conta com apoio do Sindicato da Indústria da Construção (Sinduscon-DF) e do Sindicato dos Trabalhadores da Construção (Sticombe), além do aval da Vigilância Ambiental do DF.

Até o momento, foram 20 canteiros visitados, alcançando um total de 1.666 trabalhadores. Responsável pela visita, o engenheiro de segurança do trabalho do Seconci-DF, Gerson de Alcântara, explica a importância deste trabalho e o papel de todos no combate ao Aedes Aegypti, transmissor da doença. “O DF está batendo recordes de casos e nosso trabalho dentro do canteiro é orientar para que cuidados simples possam evitar que o mosquito se torne uma ameaça dentro do ambiente de trabalho da construção”, conta Gerson.

O Distrito Federal registrou aumento de 451% de casos da doença até julho de 2022, em relação ao mesmo período do ano passado, somando 59 mil casos contra 10,7 mil em 2021, além de registrar 11 mortes por causa da doença. A técnica de segurança do trabalho Verusca Ribeiro sabe da importância em prevenir e evitar casos da doença. “Em 2001, eu fui desacreditada pelos médicos depois de contrair dengue hemorrágica. Na época, minha filha tinha nove meses e eu nem podia amamentá-la. Foram vários sintomas como sangramentos, manchas, inchaço, febre alta. É preciso fazer nossa parte para que ninguém precise passar por uma situação tão complicada como essa que eu passei”, relata Verusca.

Durante a visita, há a distribuição de cartazes para fixação nos canteiros, vistoria nos locais para identificação de possíveis focos de proliferação do mosquito, além da sugestão de melhorias por meio de um check-list a fim de erradicar o transmissor dos ambientes de obras.

A campanha do Seconci é realizada por meio de distribuição de cartazes orientativos, visita nos locais com sugestões de melhorias dentro dos canteiros e uma palestra sobre o tema. “O Seconci tem nos ajudado muito e ter a presença de profissionais na obra para falar sobre um tema tão importante como o combate à dengue é de suma importância. Às vezes, o olhar de fora é importante porque podemos deixar passar alguns detalhes e cuidados que podem evitar a presença dos mosquitos no nosso ambiente de trabalho”, fala o técnico de segurança do trabalho, Natan Israel da Silva.

Faça sua parte!

  • Evite deixar água parada;
  • Realize vistorias nas obras com frequência;
  • Utilize cloro ou água sanitária em caixas e piscinas;
  • Mantenha lajes, poços de elevadores, betoneiras sempre secas;
  • Reservatórios devem sempre ficar tampados corretamente com tampa ou tela;
  • Guarde EPIs em locais corretos;
  • Tampe buracos e depressões da obra que possam acumular água.