Cerca de 6 mil trabalhadores da construção foram alcançados nos canteiros de obras de Brasília
Assessoria de Comunicação Social do Seconci-DF
Desde o dia primeiro de novembro, a campanha dos sindicatos do setor, coordenada pelo Seconci-DF, esteve em 39 canteiros de obras levando informação e atividades para várias cidades satélites do Distrito Federal. No total, foram 5.738 trabalhadores alcançados pelo trabalho. Nos encontros, os profissionais falaram sobre saúde do homem, prevenção ao câncer de próstata e cuidados que podem evitar a doença. A campanha Novembro Azul na construção teve apoio do Serviço Social da Indústria do DF (SESI-DF), Sindicato da Indústria da Construção (Sinduscon-DF) e do Sindicato dos Trabalhadores da Construção (Sticombe).
No Distrito Federal, de acordo com levantamento do Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF), feito em 2021, 95,3% dos trabalhadores da construção eram do sexo masculino. Isso correspondia a 75,1 mil trabalhadores. Com isso, falar sobre a saúde do homem é fundamental para prevenção e cuidados com a saúde no setor. “Nosso objetivo foi cumprido com êxito e o Seconci-DF, em parceria com as demais instituições e entidades representativas do setor, cumpre seu papel ao levar informação e disponibilizar atendimento médico assistencial gratuito a todos os trabalhadores que fazem parte das empresas apoiadoras e parceiras da nossa obra social”, explica Carlos Eugênio de Faria Franco, presidente do Seconci-DF.
O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que, no Brasil, há cada 38 minutos, um homem morre por causa do câncer de próstata. “O ideal é que os trabalhadores com casos de câncer na família procure o Seconci para fazer os exames preventivos. O câncer de próstata tem como componente a hereditariedade e, por isso, ao completar 45 anos, é fundamental que os trabalhadores da construção do DF nos procure para dar início à prevenção”, conta José Ribamar Machado, urologista do Seconci-DF.
O Seconci-DF disponibiliza atendimento médico urológico gratuito aos trabalhadores e o agendamento das consultas e exames pode ser feito pelo link https://www.seconci-df.org.br/medicina-assistencial/. Todos os trabalhadores com idade a partir de 45 anos podem fazer o agendamento e iniciar a prevenção contra a doença.
Reconhecimento
Durante o mês, vários foram os relatos e agradecimento pelo trabalho feito pela campanha nas obras. “Ao longo dos anos, o Seconci-DF tem feito um serviço de grande relevância na construção do Distrito Federal. Tivemos a palestra sobre prevenção ao câncer de próstata. A mensagem foi passada de forma clara e o objetivo foi alcançado”, conta Lincoln Nasser, técnico de segurança da Soltec Engenharia.
As empresas construtoras reforçam a importância da parceria e do apoio na conscientização dos seus colaboradores. “Os colaboradores nos canteiros de obra e escritório por meio do acesso à informação entenderam a necessidade de se cuidar mesmo com todos os tabus. Nós do Grupo Base, agradecemos ao Seconci pelos trabalhos que eles vêm desenvolvendo com as empresas parceiras, entendemos que são muito importantes para os colaboradores”, finaliza Amanda Raquel de Souza Cardoso, gerente de RH do grupo Base.
O Seconci-DF agradece o apoio e parceria das instituições, das empresas construtoras e da equipe de profissionais que estiveram conosco durante a campanha Novembro Azul na Construção.