Saúde e cuidado nos canteiros de obras
Durante o Outubro Rosa, tra-balhadoras da construção civil no Distrito Federal estão recebendo palestras e atendimentos gratuitos voltados à saúde feminina direta-mente nos canteiros de obras. A iniciativa faz parte da Maratona Saúde da Mulher, promovida pelo Serviço Social da Indústria da Construção Civil do DF (Secon-ci-DF), que oferece palestras, consultas ginecológicas, exames preventivos e orientações sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama e de outras doenças. A campanha visitará 36 canteiros e a expectativa é atender 3,1 mil mulheres.
Segundo Eduardo Aroeira Almeida, presidente do Seconci-DF, o objetivo é aumentar o acesso das trabalhadoras ao serviço médico gratuito. “O atendimento não se restringe somente à ginecologia, mas a outras áreas como clínica médica, oftalmologia, odonto-logia e serviço psicossocial. Além das ações nos canteiros, temos reforço no atendimento semanal para realização de consultas ginecológicas, papanicolau, mamografia, ultrassonografia ginecológica, exames laboratoriais, além de orientações sobre saúde feminina”, destacou.
Para Patrícia Braz, coordena-dora do Sindicato dos Trabalha-dores nas Indústrias da Constru-ção e do Mobiliário de Brasília (STICOMBE), a parceria com o Seconci-DF é essencial. “Essas iniciativas acontecem todos os anos, cada mês com um tema específico. Neste mês, o foco é o Outubro Rosa, trazendo também a conscientização emocional, por-que o emocional também afeta a saúde”, explicou.
Ivete da Silva, 54 anos, que tra-balha na área de manutenção de obras, ressaltou a importância das orientações sobre prevenção ao câncer de mama. “Já vi muitos relatos que tiveram sucesso por buscar tratamento a tempo. A gente precisa observar e se analisar sempre”, contou. Ela destacou ainda que, mesmo trabalhando em um ambiente majoritaria-mente masculino, percebe a participação dos homens. “Às vezes marido aprende na palestra e leva o conhecimento para casa, podendo alertar a esposa. Isso é muito bom”, disse.
Maria do Rosário Machado, 41 anos, que atua na manutenção há dez meses, participou da palestra sobre saúde feminina e reforçou a importância de aproximar o tema do dia a dia das trabalhado-ras e dos homens. “Eu achei muito interessante, trouxe um conteúdo mportante não só para as mulhe-res, mas para os homens. Ajuda a gente a se conhecer melhor, porque tem pessoas que ainda não entendem bem do assunto”, contou.
De acordo com Ana Paula dos Santos, técnica de enfermagem do Seconci-DF, a campanha tem como principal objetivo reforçar a importância dos cuidados com a saúde e manter o tema sem-pre em evidência. “A finalidade é falar sobre esse assunto para trazer à memória que a gente precisa se cuidar. O importante é que os trabalhadores entendam que podem buscar ajuda e se pre-venir”, destacou.
CARLIANE GOMES | redacao@grupojbr.com