Além das palestras nos canteiros, a entidade promoveu maratona de atendimentos ginecológico às mulheres
Comunicação Seconci-DF
O Serviço Social da Indústria da Construção Civil do DF (Seconci-DF) encerrou a campanha Outubro Rosa 2025 com resultados expressivos e grande repercussão entre trabalhadores e empresas do setor. Ao todo, foram 36 palestras realizadas em canteiros de obras, alcançando 3.150 trabalhadores com mensagens de prevenção, acolhimento e conscientização sobre o câncer de mama e a importância do autocuidado. Durante a maratona de atendimentos, os números mais que dobraram em relação à média mensal de consultas e exames, atingindo 81 procedimentos realizados em outubro.
A ginecologia faz parte dos serviços assistenciais oferecidos às empresas do setor da construção que apoiam a obra social da instituição. Para o presidente do Seconci-DF, Eduardo Aroeira Almeida, a ideia é expandir ainda mais os serviços e possibilitar que mais trabalhadoras e trabalhadores possam utilizar os serviços ofertados. “Nosso objetivo era mostrar que o Seconci está atento à saúde da mulher e que disponibiliza, sem nenhum custo, atendimento médico ginecológico a todas as trabalhadoras que atuam nas nossas empresas parceiras. Tivemos êxito e seguimos com esse atendimento o ano todo”, explicou Aroeira.
As empresas parceiras elogiaram a campanha e a iniciativa do Seconci-DF em promover mais esse benefício às trabalhadoras das empresas parceiras. “A apresentação foi de excelência, conduzida com profissionalismo, sensibilidade e clareza na abordagem do tema. Sem dúvida, o Seconci conta com uma profissional de alto nível, cuja atuação contribui significativamente para a conscientização e o bem-estar de todos”, elogiou a técnica de segurança Jéssica Gomes.



Sobre o atendimento ginecológico, a técnica de segurança Edilaine Ferreira agradeceu pelo atendimento e pela rapidez em que foi atendida. “O Seconci é um excelente lugar para fazer o preventivo. O atendimento foi rápido e humanizado. O exame ginecológico é muito importante e toda mulher deve realizá-lo regularmente. Fui muito bem acolhida e saí com a sensação de estar cuidando de mim”, contou.
Os depoimentos refletem a dimensão humana e transformadora das ações do Seconci-DF, que há décadas atua na promoção da saúde integral dos trabalhadores da construção civil. Segundo o gerente de medicina do Seconci-DF, Maurício Carvalho Nieto, o sucesso da campanha é resultado da união entre técnica, empatia e propósito social. “A mobilização teve impacto direto na procura por atendimento: mais de 80 consultas ginecológicas foram realizadas no Seconci-DF, com exames preventivos completos sem custos as trabalhadoras. A ação mostra como a informação certa, no momento certo, pode facilitar o acesso ao cuidado e incentivar a prevenção entre as trabalhadoras da construção civil.”
Para saber mais sobre o atendimento ginecológico e demais atendimentos oferecidos pelo Seconci-DF, entre em contato conosco pelo telefone (61) 3399-1888 | seconci@seconci-df.org.br.