Câncer e saúde mental são temas de palestras e eventos promovidos pelo Seconci nos últimos meses

Publicado por

| 05/12/2022

Assessoria de Comunicação Social do Seconci-DF

O Seconci-DF esteve em diversos canteiros de obras do Distrito Federal durante os meses de outrubro e novembro. Com o objetivo de levar informação sobre saúde aos trabalhadores, técnicos de segurança, de enfermagem, a assistente social e palestrantes convidados conversaram com trabalhadores sobre câncer de próstata, de mama e também sobre saúde mental.

Juntamente com o Sindicato da Indústria da Construção Civil do DF (Sinduscon-DF), o Sindicato dos Trabalhadores da Construção (Sticombe) e da Secretaria de Mulher, durante o mês de outubro foi realizada a campanha #SextaRosa em alusão do Outubro Rosa mês de prevenção ao câncer de mama. Com seis canteiros visitados e um alcance de cerca de mil trabalhadores, a ação finalizou com bastante êxito superando os números da mesma ação realizada em 2021.

Já em relação ao novembro azul, mês de prevenção câncer de próstata, o Seconci esteve em vários canteiros entregando material informativo sobre a saúde do homem e falando sobre o atendimento médico GRATUITO ao trabalhador disponível na entidade. “O Câncer de próstata é o que mais mata homens no mundo. O exame é feito de forma precoce para que o tratamento seja feito de forma precoce. Os trabalhadores devem procurar o Seconci, principalmente os que têm casos na família, para que sejam feitos os exames e o cuidado com a saúde”, conta o urologista do Seconci-DF, José Ribamar Machado Filho.

O Seconci disponibiliza consultas e exames nas especialidades de urologia, clínica médica, além do Programa de Hipertensão e Diabetes (PHD). O pedreiro Hélio de Souza tem o cuidado com sua saúde e reforça a importância da prevenção. “Eu tive casos de câncer na minha família e isso me levou a prevenção todo ano. O que mais mata é a ignorância. Tem que deixar de lado esse machismo bobo e se cuidar”, conta Hélio.

Em relação a saúde mental, a assistente social Roseane dos Santos, promoveu palestras em parceria com psicólogos para falar sobre o tema. “Nosso objetivo é levar conhecimento e falar sobre a importância do atendimento social como promoção da saúde mental dos trabalhadores. Para isso, já tivemos em alguns canteiros falando sobre assunto e estamos ampliando esse alcance para ajudar mais trabalhadores e seus familiares”, explicou Roseane.

Os colaboradores do Seconci também receberam informações sobre os temas acima, inclusive com a presença de psicólogos que falaram sobre o comportamento diante de situações inesperadas como casos de câncer, seja nos próprios colaboradores ou em pessoas próximas.

Todos esses serviços estão disponíveis às empresas da construção civil, sem nenhum custo. Para obter mais informações, basta entrar em contato:

  • Fale com a segurança do trabalho: (61) 3399-1888 ramal 247
  • Fale com a medicina do trabalho: (61) 3399-1888 ramal 210
  • Fale com o Serviço Social: (61) 3399-1888 ramal 211

Ou envie um e-mail para seconci@seconci-df.org.br que retornamos com todos os detalhes dos serviços citados acima.

 

Leia mais:

Seconci disponibiliza material informativo sobre saúde do homem

Trabalhadores recebem orientações sobre saúde mental, alcoolismo e trabalho em equipe

Seconci reforça o cuidado com a diabetes