Ações nos canteiros e atendimento médico gratuito às mulheres que atuam no setor estão na pauta do Outubro Rosa
Comunicação Seconci-DF
O Serviço Social da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Seconci-DF) está atento à saúde das mulheres que atuam no setor. Neste mês de outubro, quando ocorrem as ações de prevenção e combate ao câncer de mama, a instituição percorre canteiros de obras e oferece atendimento médico ginecológico gratuito às trabalhadoras das empresas parceiras do trabalho social.
O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil. Estimativas do Ministério da Saúde apontam que o país deve registrar 73.610 novos casos de câncer de mama em 2025, destes, 1% será em homens. Por isso, a campanha do Seconci-DF é voltada à inclusão de trabalhadoras e trabalhadores que atuam no setor.
Para atender à demanda por atendimento, o Seconci-DF realiza a Maratona Saúde da Mulher, com reforço no atendimento ginecológico gratuito oferecido às trabalhadoras. A iniciativa inclui consultas ginecológicas, exames de Papanicolau, mamografia, ultrassonografia ginecológica, exames laboratoriais, além de orientações sobre saúde feminina.
O presidente do Seconci-DF, Eduardo Aroeira Almeida, reforça a importância do atendimento médico e da acessibilidade que o Seconci oferece para quem atua na construção civil. Ele destacou ainda a campanha de prevenção nas obras como incentivo ao cuidado com a saúde da mulher. “Estamos realizando, mais uma vez, nossa tradicional campanha Outubro Rosa. Estaremos em 36 canteiros e conversaremos com mais de três mil trabalhadores, conscientizando e valorizando essas pessoas tão especiais em nossas vidas, que são as mulheres”, afirmou Aroeira.
NAS OBRAS
As palestras de sensibilização nos canteiros de obras acontecem até o final de outubro, com previsão de visitas a 36 frentes de trabalho e alcance estimado de 3,1 mil trabalhadoras e trabalhadores. As profissionais da construção que já assistiram às palestras nas obras elogiaram a ação do Seconci e destacaram a importância do cuidado e da atenção à saúde da mulher.


A auxiliar de manutenção Ivete Santos da Silva, da construtora EMPLAVI, comentou sobre a relevância das informações passadas durante a palestra e do atendimento gratuito oferecido pelo Seconci. “É importante participar dessa palestra porque eles passam informações sobre a saúde para nos alertar e também para que a gente se cuide. Eu agradeço pela oportunidade de participar e de aprender”, contou Ivete.
Da mesma forma, sua colega Maria do Rosário Marques, também auxiliar de manutenção da construtora EMPLAVI, achou a palestra interessante e ressaltou que o conteúdo ajuda no autoconhecimento. “Nos ajuda a nos conhecer melhor. Com o autoexame, por exemplo, conseguimos acender um alerta em casos de alguma alteração no nosso corpo. Aprendi muita coisa: sobre alimentação, autoconhecimento, amor-próprio e autoestima. Foi uma experiência muito interessante”, afirmou.
PREVENÇÃO E CUIDADO
Atualmente, o Seconci-DF conta com dois profissionais de saúde da mulher para o atendimento às trabalhadoras. Com consultas semanais, o serviço é uma oportunidade para quem precisa, mas não tem acesso, podendo realizar consultas e exames gratuitamente. As palestras e sensibilizações nos canteiros também funcionam como um estímulo para que mais mulheres busquem o atendimento.
A técnica de segurança do trabalho Fernanda Lobo, da Apex Engenharia, conheceu o serviço durante a palestra do Outubro Rosa no canteiro onde atua e elogiou a agilidade do atendimento. “Eu gostei muito do atendimento, que é bem completo. A gente acha que o serviço é mais voltado para os homens e, agora, sei que também temos essa possibilidade dentro do Seconci. Foi um atendimento de excelência”, contou.
A auxiliar de limpeza Graziela Santos, da Real Engenharia, também elogiou o atendimento e reforçou a importância de cuidar da saúde. “Foi um atendimento muito bom. Hoje foi a primeira consulta e já estou com os exames agendados para fazer. É muito bom saber que podemos ter esse serviço e sem pagar por isso”, comentou.