Artigo escrito pelo doutor Tony Teixeira – Médico do Seconci-DF
A data de 18 de fevereiro é marcada como o Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo. Ele é caracterizado pela dependência do indivíduo ao álcool, sendo considerada doença pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Os sinais da doença são caracterizados por tontura, tremores, vômitos, perdas de consciência, ansiedade, agitação, dor de estômago, agressividade, entre outros. Além do mais, pode trazer consequências ainda piores como a hepatite alcoólica, pancreatite, desnutrição, lesões em nervos, entre outros problemas de saúde.
Na esfera profissional, o alcoolismo pode causar aumento de absenteísmo, além de colocar o trabalhador em maior exposição ao risco de acidentes ocupacionais dele ou dos colegas de trabalho.
Para a família, o alcoolismo pode trazer consequências devastadoras porque pode influenciar no aumento dos conflitos, violência doméstica, problemas financeiros, dentre outros.
A comunidade também é afetada pelo problema: há grande associação entre a ingestão de álcool e acidentes automobilísticos, os quais podem gerar danos ao patrimônio público, lesões físicas permanentes, sem falar do risco de morte do usuário de álcool e de terceiros e, por isso, é considerado um problema de saúde pública.
O Seconci oferece apoio aos trabalhadores da construção civil do Distrito Federal. A entidade disponibiliza profissionais de medicina e de serviço social para assuntos relacionados ao alcoolismo. Além do Seconci, a ajuda pode ser encontrada diretamente nos serviços de saúde pública mais próximo da região onde o usuário mora. Essa ajuda é feita pelo Sistema Único de Saúde (SUS) que possui programas para o enfrentamento da doença, além dos grupos de apoio como o Alcoólicos Anônimos (AA).
Sabemos que o carnaval se aproxima e, nessa época, as pessoas costumam exagerar no consumo de bebidas alcoólicas. Beba com moderação e seja responsável por você e pelas pessoas do seu convívio. Se precisar, não hesite em procurar ajuda.