O presidente da Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (ADEMI DF), Celestino Fracon Júnior, participou, nesta terça-feira (21), de uma reunião com o presidente da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap), Izidio Santos Junior. O encontro foi realizado na sede do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF) e contou com a participação de empresários da construção civil e do mercado imobiliário do DF.
Na ocasião, Izidio Santos apresentou as ações realizadas pela companhia durante sua gestão (2019-2025). O presidente da Terracap agradeceu a parceria das entidades do setor produtivo e informou sobre o andamento de licitações, novas áreas de desenvolvimento e projetos de regularização fundiária.
Izidio Santos afirmou que, no início de seu mandato, a companhia tinha um estoque muito baixo de novos projetos e que a tendência era de uma redução ainda maior. “Temos trabalhado com muito afinco para desenvolver novos projetos e melhorar o mercado para o setor. Desde o início, convidamos as entidades representativas para discutirmos a formulação de políticas públicas. Os resultados positivos que temos hoje são frutos desse trabalho conjunto”, defendeu.
As entidades destacaram a confiança no trabalho da Terracap, mas ressaltaram a necessidade de combate à ilegalidade. Na avaliação do setor produtivo, o avanço constante das ocupações ilegais acaba pressionando o governo a promover a regularização fundiária.
De acordo com a Terracap, desde 2019, foram regularizados 3.969 lotes e outros 25.915 estão em andamento. Os dados referem-se a antigas ocupações ilegais. No comparativo do mesmo período, a agência registrou apenas 319 lotes de projetos urbanísticos regulares e somente 3.468 estão em processo.

O presidente da ADEMI DF, Celestino Fracon Júnior, reforçou a importância do combate à ocupação ilegal. “É fundamental que a Terracap continue desenvolvendo novas áreas regulares, com possibilidade de comercialização de todos os tipos de empreendimentos. Essa é a forma mais eficiente para combatermos a irregularidade no DF, que é o nosso principal problema e prejudica toda a população”, defendeu.
Fracon também citou parcerias entre ADEMI DF e Terracap para a doação de projetos urbanísticos, desenvolvidos pela associação. “Esse é um caminho para irrigarmos o nosso mercado com possibilidades legais. Quando falamos de planejamento urbano, estamos falando de projetos desenvolvidos com preocupação social e ambiental, assim como de mobilidade, educação e saúde. Todos ganham”, enfatizou.
Durante o encontro, o presidente do Sinduscon-DF, Adalberto Cléber Valadão Júnior, destacou que as ações realizadas pela Terracap trazem uma quantidade muito maior de projetos de regularização do que de projetos para o desenvolvimento de novas áreas. “Isso demonstra o quanto nossa cidade tem crescido de forma desordenada, ilegal e irresponsável. É preciso uma mudança de cultura, com campanhas educativas para a valorização do planejamento urbano”, pontuou.
Adalberto Júnior reforçou que as entidades representativas da construção civil e do mercado imobiliário do DF permanecem à disposição da Terracap para contribuir com a elaboração de projetos para o desenvolvimento de novas áreas. “Quanto mais o setor produtivo participar desse processo, mais adequados ao mercado os projetos estarão e, consequentemente, mais sucesso terão nas licitações, já que são os próprios empresários do setor que vão adquirir os terrenos no futuro”, explicou.
A parceria foi reiterada pelo presidente da ADEMI DF: “Nossa visão de mercado traz a expertise de quem vende a unidade lá na ponta, para o consumidor. Portanto, podemos contribuir para um projeto ainda melhor para a população. Nossas entidades se complementam. É importante trilharmos esse caminho juntos”, finalizou Fracon.
Fonte: Ademi-DF