Objetivo foi falar das mudanças na Comissão Interna e também da valorização da saúde mental dos trabalhadores
Assessoria de Comunicação Social do Seconci-DF
Como parte das ações do Setembro Amarelo, mês que enfatiza as ações de prevenção ao suicídio, a seção de fiscalização do trabalho da Superintendência Regional do Trabalho no Distrito Federal (SRTb-DF), em conjunto com o Comitê Permanente Regional da Indústria da Construção (CPR-DF), no bojo da Ação Setorial da Indústria da Construção realizou, na sexta-feira, 22 de setembro, Seminário Técnico denominado Diálogos com a Inspeção do Trabalho.
O evento contou com duas palestras: uma sobre a nova Norma Regulamentadora 5 – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio e outra com foco na saúde mental, ministrada pelo auditor-fiscal do trabalho, Romulo Machado; e a segunda como construir ambientes de trabalho seguros e saudáveis, com a psicóloga do SESI-DF, Pablinne Fereira Duarte. Mais de 50 profissionais de saúde e segurança do trabalho e de recursos humanos participaram do evento
O Seconci-DF esteve no evento e foi representado pelos técnicos de segurança do trabalho, Solano Nascimento e Arimatea Leandro da Silva, além do engenheiro de segurança do trabalho Rodrigo Bôscoli. “O Seconci está presente em eventos que promovem e fomentam a prevenção e a segurança no ambiente de trabalho. Ficamos muito felizes em contribuir nesse sentido, ainda mais no mês setembro amarelo que é dedicado à saúde, prevenção de acidente e valorização da vida”, disse Rodrigo.
Um dos palestrantes e organizadores do Seminário foi o auditor-fiscal do trabalho, Rômulo Machado. Ele ficou responsável pela palestra que versou sobre CIPA e ressaltou a importância do entendimento e das mudanças que aconteceram nos últimos anos na legislação. “Quando a gente multiplica conhecimento, a gente impacta diretamente a vida dos trabalhadores e das nossas empresas. Esse impacto está nos dois elos, na ponta, e é importante que as empresas sejam fortes”, fala do Rômulo.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores, Raimundo Salvador, participou do evento e aproveitou a oportunidade para falar do projeto que pretende lançar em 2024 com a presença de representantes da CIPA. “A partir do ano que vem teremos esse encontro com representante dos trabalhadores, dos empregadores e já estamos começando a organizar esse evento que está na Convenção Coletiva do Trabalho da Construção do DF, no seu artigo 40″, disse Salvador.
Estiveram no Seminário, Raquel Lemos, auditora-fiscal do trabalho; Marcos Gois, auditor-fiscal do trabalho; Wilton Cardoso, presidente do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho (Sintest-DF); Larissa Barreto Pessoa, presidente ABRAEST-DF, entre outros.