Durante o mês de outubro, o Seconci-DF realizou várias palestras nas empresas parceiras levando conscientização e saúde
levando conscientização e saúde
O câncer de mama ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil. Esse dado é do Instituto do Câncer (INCA) que projeta para o ano de 2023, 73.610 casos novos de câncer de mama, com um risco estimado de 67 casos a cada 100 mil mulheres. A campanha do outubro rosa na construção esteve em vários canteiros de obras em várias regiões do Distrito Federal conversando e levando informações para as mulheres que atuam no setor.
A campanha do Seconci-DF promoveu palestras e, em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI), realizou exames de saúde como aferição de pressão arterial e glicemia nos locais por onde passou. “A campanha foi muito boa. Mais de 300 mulheres foram atendidas pelas palestras e pelos serviços de saúde. Esse serviço de palestra e de conscientização nos meses coloridos, seja outubro rosa, novembro azul, faz parte da área médica assistencial do Seconci e tem como foco promover a saúde dos trabalhadores da construção civil”, explica o gerente de medicina do Seconci-DF, Maurício Carvalho Nieto.
Quem está nos canteiros de obra agradeceu pela atenção com a saúde e cuidado com as mulheres do setor. A técnica em edificações do grupo Base, Amaris Barbosa, onde aconteceu o evento no dia 27 de outubro, disse que falar de saúde para mulheres é sempre importante e o Seconci está de parabéns pela campanha. “É de extrema importância porque nas obras temos muitas mulheres e esse trabalho não deve ser feito somente no outubro rosa, mas sempre. Agradeço a iniciativa do Seconci e considero esse alerta, porque a prevenção salva vidas”, conta Amaris.
O encerramento da campanha aconteceu na sede do Seconci no dia 30 de outubro e contou com a presença do médico e professor Paulo Lisbão, da Diretoria de Saúde do Trabalhador (DISAT) da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal. Lisbão é especialista em saúde da mulher e fala com propriedade sobre a importância e o cuidado que as mulheres devem ter para evitar casos da doença. “Em relação ao câncer de mama e demais campanhas como o abril verde (mês de promoção da segurança e saúde no trabalho), setembro amarelo (prevenção ao suicídio), temos esse trabalho de sensibilização. É muito importante no outubro rosa disseminar esse conhecimento. O câncer é uma doença que assusta muita gente. Ainda há muito preconceito e isso atrasa diagnóstico, atrasa tratamento e, atrasando tratamento, aumenta a mortalidade da doença”, comenta.
Por fim, o médico reforça que as campanhas são mecanismos que despertam o interesse e a busca por mais informação e pela prevenção contra as doenças. “Falar da doença, principalmente com mulheres, com categoria de trabalhadoras, é fundamental para prevenção e para tratamento. Dados epidemiológicos mostram que 1 em cada 3 casos de câncer pode ser curado se diagnosticados precocemente; esse dado diz respeito a todos os tipos de canceres. Então é muito importante falar sobre a doença e não esconder o problema”, finaliza.
Confira a apresentação do Dr. Paulo Lisbão aqui.