No Dia Mundial da Voz, fonoaudiólogo faz recomendações

Publicado por

| 16/04/2024

Profissional que atua no Seconci-DF reforça a importância dos cuidados e da prevenção com a saúde vocal

Assessoria de Comunicação Social do Seconci-DF

15 de abril é o Dia Mundial da Voz. A data reforça a importância de cuidar e manter uma voz saudável. No Seconci-DF, a medicina ocupacional faz o alerta para os cuidados no tratamento com a voz dentro dos ambientes de obra, uma vez que nos ambientes da construção, muitas vezes, é necessário o uso excessivo e com entonações acentuadas.

O fonoaudiólogo Luiz Fernando de Souza faz o alerta para cuidados que os trabalhadores podem ter e manter a suade vocal enquanto desempenham suas funções. Além disso, o Seconci disponibiliza exames de audiometria que também estão relacionados à fala e escuta como prevenção às doenças do trato vocal.

Luiz reforça que, dentro dos canteiros de obras, a tendência é aumentar o volume da voz por causa dos ruídos e do barulho característico do local. Nesse sentido, é preciso atenção. “Como tem muito ruído, o trabalhador acaba elevando a voz e isso pode ocasionar algumas patologias ao aparelho vocal”, explica ele.

Audiometria: os trabalhadores das empresas associadas ao Seconci-DF conta com o exame de audiometria, exame que faz avaliação básica da audição e de perdas auditivas. Somente em 2023, foram realizados 8.130 exames audiômetros.