Riscos psicossociais foram pauta do encontro do CPR e Getrin10

Publicado por

| 22/04/2025

Evento serviu como abertura da Canpat no DF teve foco nas alterações da Norma Regulamentadora 1

Comunicação Seconci-DF

O Comitê Permanente Regional (CPR-DF), juntamente com o Grupo de Trabalho Interinstitucional do Trabalho (Getrin10), promoveu, no dia 16 de abril, o evento “SESMT e CIPA – Novos desafios na gestão de riscos ocupacionais”. O encontro contou com representantes de empregadores, empregados e do governo. Foi uma oportunidade para discutir as mudanças da Norma Regulamentadora nº 1, que passará a exigir a gestão dos fatores de riscos psicossociais no Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR).

O coordenador do CPR-DF e auditor-fiscal do trabalho, Rômulo Machado, reforçou as mudanças que ocorrerão com a nova NR-1, que passará a contemplar a gestão dos fatores de riscos psicossociais relacionados ao trabalho. “É iminente (independentemente de haver ou não prorrogação). O evento, que marcou a abertura da Canpat no DF, proporcionou conhecimento técnico de alta qualidade, possibilitando que os profissionais presentes esclarecessem suas dúvidas e tivessem melhores instrumentos para aplicar em seus locais de trabalho”, afirmou Rômulo.

Representantes dos empregadores, empregados e dos Três Poderes falaram com os presentes sobre os riscos psicossociais e sua influência nas diferentes esferas da sociedade. A gerente de segurança do trabalho do Seconci-DF, Juliana Moreira de Oliveira, comentou sobre o encontro: “Foi um marco, foi o primeiro evento do CPR-DF realizado em conjunto com o Getrin10. Além disso, contou com representantes dos Três Poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário) e com atores de diversas instituições que lutam pela mesma causa: segurança e saúde no trabalho”.

Além da gerente Juliana, outros profissionais de segurança do trabalho do Seconci-DF estiveram presentes no evento para aprimorar seus conhecimentos e entender melhor as mudanças na NR-1. A técnica de segurança do trabalho, Eloisa Fonseca, elogiou os temas debatidos: “Este evento foi uma oportunidade valiosa para ampliar conhecimentos e fortalecer uma cultura de cuidado, prevenção e bem-estar no ambiente de trabalho”, finalizou Eloisa.