Saúde bucal no canteiro: palestras gratuitas levam prevenção e cuidado onde o trabalhador está

Publicado por

| 10/02/2026

Comunicação Seconci-DF

A rotina intensa nos canteiros de obras pode transformar um incômodo “simples”, como dor de dente ou sangramento gengival, em um problema que afeta bem-estar, concentração e até a segurança no trabalho. Embora muitas doenças bucais sejam de fácil prevenção, elas seguem entre os agravos mais comuns no mundo e, consequentemente no Distrito Federal.

No DF, o Serviço Social da Indústria da Construção Civil do DF (Seconci-DF) está presente nos canteiros com palestras de orientação em saúde bucal, sem custo para as empresas parceiras, levando informação prática e prevenção para perto do trabalhador, onde, muitas vezes, o acesso à orientação e à rotina de cuidados é mais desafiador. Além das palestas, entrega kits de higiene bucal e oferta diversos serviços odontológicos gratuitos para trabalhadores da construção.

A gerente de odontologia do Seconci-DF, Mára Lúcia Campos, explica a importância de levar o tema para os trabalhadores em forma de palestra. De acordo com Mára, é uma maneira de sensibilizá-los e reforçar a cultura de que é necessário procurar um dentista regularmente. “Nosso objetivo é que eles se sensibilizem e saibam que podem contar conosco para quando estiverem com algum problema relacionado à saúde bucal. Nesse sentido, trazemos a palestra e informamos que seguimos à disposição para atendê-los sempre que preciso for”, disse.

Informação que vira hábito: o foco nas palestras

As palestras realizadas nos canteiros abordam, de forma direta, temas do dia a dia: técnica correta de escovação, uso do fio dental, sinais de alerta (dor persistente, sangramento, mau hálito, sensibilidade), tipos de tratamento, como usar o serviço gratuito do Seconci para manter uma boa higiene bucal e a importância de buscar atendimento antes que o quadro se agrave.

Para incentivar a mudança de comportamento, além da conversa educativa, o Seconci-DF também entrega kits de higiene bucal com escova, pasta e fio dental, reforçando o cuidado contínuo fora do momento da palestra e ajudando a transformar orientação em rotina.

Para o pedreiro Francisco Natan, a palestra foi bem explicativa e dinâmica e serviu para que todos pudessem tirar dúvidas sobre o assunto. “Foi muito interessante. Tirou várias dúvidas e deu a oportunidade de perguntar e esclarecer questões, o que é bom para todo mundo. Confesso que eu também tinha medo, mas passei a me interessar cada vez mais, e a experiência foi muito boa. A palestra foi leve, dinâmica e bem bacana”, contou.

Atendimento gratuito e estrutura que chega até a obra

A atuação educativa se soma a uma rede assistencial que sustenta o cuidado no longo prazo. O Seconci-DF oferece atendimento odontológico gratuito aos trabalhadores das empresas parceiras em unidades fixas, localizadas no Setor Placa da Mercedes/Núcleo Bandeirante e na unidade Asa Norte, no Sindicato dos Trabalhadores (Sticombe), além de disponibilizar quatro unidades móveis, que ficam nos canteiros de obras o tempo suficiente para atender todos os trabalhadores daquele local.

Com esse modelo integrado de prevenção no canteiro e assistência na rede, o Seconci-DF realiza cerca de 22 mil atendimentos por ano voltados aos trabalhadores das empresas parceiras, consolidando um papel estratégico na promoção da saúde bucal no setor da construção civil.

Por que isso importa para a obra

A Organização Mundial da Saúde (OMS) tem chamado atenção para a necessidade de acelerar políticas e ações em saúde bucal, destacando que o tema vai além do sorriso: envolve alimentação, fala, autoestima e qualidade de vida; reforça ainda que a dor pode comprometer a capacidade de estudar e trabalhar. No contexto do canteiro, orientar precocemente e facilitar o acesso ao cuidado é também uma forma de fortalecer saúde, dignidade e prevenção de agravos que poderiam evoluir silenciosamente.

Falar sobre bucal é reforçar junto ao trabalhador que ele é o principal responsável e que não deve deixar de procurar um profissional de sua confiança para tratar e cuidar da sua saúde bucal. O cirurgião dentista e palestrante Luiz Gustavo da Rocha ressalta que uma boa saúde bucal vai além da estética, sendo crucial para a saúde geral, autoestima e mastigação, atuando como porta de entrada para o organismo. “A prevenção, através de escovação diária, uso de fio dental, consultas regulares ao dentista e alimentação equilibrada, é a melhor forma de evitar doenças como cáries e periodontite, garantindo qualidade de vida”, conta.

SERVIÇO DE ODONTOLOGIA DISPONÍVEIS NO SECONCI-DF

  • Atendimento odontológico gratuito em unidades fixas e 4 unidades móveis
    • Escovação;
    • Aplicação de flúor;
    • Odontologia Clínica;
    • Prótese Dentária;
    • Canal;
  • Palestras de Saúde Bucal nos Canteiros – Seconci-DF
  • Entrega de kit (escova, pasta e fio dental)

Agendamento/contato: (61) 3399-1888 ramal 213 | seconci@seconci-df.org.br