Seconci-DF atua no combate ao alcoolismo

Publicado por

| 28/03/2023

Atendimento aos trabalhadores é feito por meio do Serviço Social da entidade

O consumo excessivo de bebidas alcoólicas pode trazer graves prejuízos à saúde, tanto em razão de doenças causadas pela presença do álcool no organismo, quanto por lesões resultantes de acidentes de trânsito e atos de violência. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o álcool é responsável por 3 milhões de mortes por ano.

O Seconci-DF, preocupado com a saúde e segurança nos canteiros de obras, por meio do trabalho do serviço social da entidade, realiza atendimento e apoia os trabalhadores que sofrem com esse problema. O mestre de obras Nilson Batista dos Santos foi um dos trabalhadores beneficiados pelo serviço. “Eu agradeço ao Seconci e a assistente Roseane por tudo que vocês fizeram por mim. Não só a mim, até minha família agradece porque o trabalho social que vocês fizeram mudou minha vida”, conta Nilson.

A solicitação do atendimento pode ser feita pelo trabalhador ou pela empresa onde ele trabalha. No caso citado, o serviço social fez a primeira intervenção e os encaminhamentos para que o trabalhador pudesse ser atendido. “O alcoolismo em si já é um problema, quando se trata da construção civil, é mais perigoso ainda porque o setor é um ambiente que oferece riscos e é preciso que haja esse cuidado e a consciência para os perigos que existem”, conta a assistente social do Seconci-DF, Roseane Santos.

Esse atendimento foi solicitado por uma das empresas associadas ao Seconci-DF. Ao perceber a gravidade da situação, e após atendimento com a assistente social, o trabalhador foi encaminhado para um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS AD). Além disso, o Seconci-DF fez o acolhimento familiar da esposa e segue acompanhando o caso, desde então.

Como solicitar: o atendimento em serviço social é feito diariamente na sede da entidade e também nos próprios canteiros de obras. As empresas e trabalhadores interessados podem entrar em contato com o Seconci e agendar uma visita ou um atendimento com a assistente social pelo telefone (61) 3399-1888 ramal 211.