Mais um espaço de acolhimento para vítimas de violência doméstica e familiar foi inaugurado no Distrito Federal. Desta vez, em Águas Claras
Na quarta-feira, 12 de março, a Secretaria de Estado da Mulher do DF (SecMulher) inaugurou o sexto Comitê de Proteção à Mulher. Criado por lei, o espaço tem como objetivo acolher e apoiar mulheres vítimas de violência doméstica e familiar no Distrito Federal. O evento ocorreu na Biblioteca Pública de Águas Claras, onde o comitê funcionará, e contou com a presença de diversas autoridades.
O Seconci-DF foi um dos convidados para a inauguração e disponibilizou profissionais do serviço psicossocial para atendimento no local. Representando a instituição, estiveram presentes a assistente social Roseane dos Santos e a psicóloga Flávia Ferraiolo. Desde o ano passado, o Seconci tem atuado ativamente na temática da violência doméstica, levando essa discussão para os canteiros de obras por meio do programa “Eu Protejo as Mulheres”.
Durante a inauguração do comitê em Águas Claras, Roseane destacou a relevância da parceria entre o Seconci e a Secretaria da Mulher para a promoção e conscientização sobre o tema nos canteiros de obras das empresas parceiras. “Além de valorizar nossa atuação e a importância desse tema, estamos encaminhando nossas pacientes para os Comitês em funcionamento, sempre que necessário”, explicou Roseane.


A secretária da Mulher, Giselle Ferreira, enfatizou que a iniciativa faz parte de uma estratégia governamental para descentralizar o atendimento e facilitar o acesso à rede de proteção à mulher. “O comitê não é apenas um novo espaço, mas uma nova política que temos implementado na Secretaria da Mulher”, declarou. “Queremos estar mais próximos da comunidade. Aqui em Águas Claras, onde circulam muitas mulheres, elas terão acesso à informação, que tem o poder de salvar e libertar aquelas em situação de violência”.
Para a subsecretária de Proteção à Mulher, Luana Maia da Silva, o Seconci tornou-se um parceiro fundamental da iniciativa, ajudando a garantir que as mulheres do DF, especialmente as trabalhadoras da construção civil, sintam-se protegidas e saibam a quem recorrer. “Esta é a sexta inauguração, reforçando o compromisso do Governo do Distrito Federal com todas as mulheres, em um mês tão significativo, o Mês da Mulher”, afirmou Luana.
Comitês de Proteção à Mulher
Os Comitês foram criados pela Lei Nº 7.266, de 23 de maio de 2023, de autoria da deputada distrital Doutora Jane (MDB/DF). Essas unidades são responsáveis pela implementação e monitoramento de políticas de proteção e promoção dos direitos das mulheres, garantindo segurança, bem-estar e suporte em situações críticas. Atualmente, há seis unidades em funcionamento:
- Comitê de Proteção à Mulher Itapoã
- Endereço: QD.378 Área Especial 4, Conjunto A – Administração Regional do Itapoã
- Telefone: (61) 98312-0284
- Atendimento: 8h às 18h (sem necessidade de agendamento)
- Comitê de Proteção à Mulher Ceilândia
- Endereço: QNM 13 – Área Especial – Ceilândia Sul – Administração Regional da Ceilândia
- Telefone: (61) 98312-0136
- Atendimento: 8h às 18h (sem necessidade de agendamento)
- Comitê de Proteção à Mulher Lago Norte
- Endereço: Administração Regional do Lago Norte – Sobreloja do Shopping Deck Norte
- Telefone: (61) 98312-0245
- Atendimento: 8h às 18h (sem necessidade de agendamento)
- Comitê de Proteção à Mulher Estrutural
- Endereço: Administração Regional da SCIA e Estrutural, Setor Central, Área Especial 5
- Telefone: (61) 98312-0285
- Atendimento: 8h às 18h (sem necessidade de agendamento)
- Comitê de Proteção à Mulher Sobradinho
- Endereço: Feira Modelo de Sobradinho
- Telefone: (61) 98124-4238
- Atendimento: 8h às 18h (sem necessidade de agendamento)
- Comitê de Proteção à Mulher Águas Claras
- Endereço: Rua Araribá, Praça Park Sul, Águas Claras, DF
- Telefone: (61) 98314-1484
- Atendimento: 8h às 18h (sem necessidade de agendamento)
Com informações da Agência Brasília | Registro principal: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília