Evento anual reúne participantes para debates, discussões e painéis de temas relacionados à atuação das instituições sociais
Comunicação Seconci-DF
O Encontro Nacional de Seconcis (ENSE) aconteceu nos dias 24, 25 e 26 de setembro, em Curitiba. Evento anual organizado pela Associação de Serviços Sociais da Construção (Seconci Brasil), o ENSE tem por objetivo trocar experiências e apresentar desafios e cases de sucesso de todos os Seconcis em atividades, além de painéis gerais com convidados e autoridades.
Em 2025, na pauta do evento foram debatidos riscos psicossociais e as mudanças da Norma Regulamentadora 1 (NR1), planejamento estratégico, inteligência artificial, além da presença de convidados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), que apresentou um levantamento sobre o perfil do trabalhador da construção — trabalho feito em todas as capitais e com apoio do Seconci-DF. Além disso, consultores falaram sobre a importância do planejamento estratégico para os Seconcis.
Do Seconci-DF, estiveram presentes o presidente Eduardo Aroeira Almeida; os diretores Luiz Fernando Azambuja, Carlos Antônio da Silva, Gustavo de Faria Franco e Paulo Sarkis Antônio. Das gerências técnicas, estiveram presentes Geórgia Grace Bernardes (gerente geral), Juliana Moreira (Segurança do Trabalho), Maurício Carvalho Nieto (Medicina), Mára Lúcia Campos (Odontologia) e Roseane dos Santos (Serviço Psicossocial).
No final do evento, o presidente do Seconci-DF, Eduardo Aroeira, ressaltou a importância e a preocupação de todos que têm foco na promoção e na valorização do público atendido pelas entidades participantes.“O foco do encontro foi o trabalhador. Como podemos melhorar o serviço, ampliar os atendimentos. Foi um encontro fantástico e fomos muito bem recebidos pelo nosso parceiro Seconci Paraná”, contou.
Já o presidente do Seconci Brasil, Antônio Carlos Salgueiro, durante a abertura do ENSE, ressaltou a questão da falta de mão de obra no setor da construção e como os Seconcis podem ser um diferencial para atrair novos profissionais. “Muito temos ouvido falar sobre a falta de mão de obra; que ninguém quer trabalhar no setor. Está aqui a resposta: o Seconci é esse atrativo. A gente apoia na saúde, odontologia, engenharia de segurança. Esse é um ponto que temos que trabalhar para mudar a figura do Seconci, do setor e do empresário da construção”, disse Salgueiro.
Como anfitrião do evento, o vice-presidente do Sinduscon-PR, Marcelo Braga, lembrou a importância dos Seconcis dentro da indústria da construção e do trabalho social desenvolvido como ferramenta de responsabilidade social. “Esse trabalho é vital para a indústria porque existe um compromisso inabalável com a saúde e segurança dos trabalhadores e suas famílias. O capital humano é o alicerce, e esse serviço que realizamos é feito com excelência em todas as áreas. Esperamos que esse encontro possa beneficiar a todos que estão participando”, disse Braga.
O Seconci-DF também participou de um painel sobre a atualização da NR1, com participação dos gerentes Maurício Nieto e Juliana Moreira.
Com informações do Seconci Brasil