Seconci-DF participa do Seminário Gestão de SST

Publicado por

| 28/07/2025

Evento em Brasília reforça compromisso com a saúde e segurança no setor da construção

Comunicação Seconci-DF

O Seminário Técnico Gestão de SST na Construção Civil, realizado na sexta-feira (25), no auditório do CREA-DF, reuniu profissionais, especialistas e representantes de entidades ligadas à construção civil para debater os principais desafios e avanços na promoção da saúde e segurança dos trabalhadores do setor. O evento promovido pelo Seconci-DF e Instituto Trabalho e Vida teve como destaque a troca de experiências e a apresentação de boas práticas de gestão em canteiros de obras.

A abertura oficial contou com a presença de representantes de diversas instituições do setor, incluindo o Sinduscon-DF, SINTEST-DF, ABRAEST, DISAT, CEREST-DF e CREA-DF. Ao longo da manhã, foram abordados temas como mudanças climáticas, riscos elétricos, inovações em containers para obras e saúde mental dos trabalhadores.

Para o coordenador do evento, Juarez Correia Barros Júnior, do Instituto Trabalho e Vida, a grande adesão demonstra o interesse crescente das empresas e profissionais em promover ambientes de trabalho mais humanos e seguros. “Todos os anos, em parceira com o Seconci e demais instituições, nós abrimos um espaço para trazer temas relevantes para discussão junto aos profissionais de SST. Tivemos um depoimento emocionante de um trabalho do Seconci voltado para sua de mental. Vimos quanto temos evoluído e a importância do tema. São informações estratégicas para a gestão de segurança e saúde do trabalho”, afirmou Juarez.

A gerente de Segurança do Trabalho do Seconci-DF, Juliana Moreira de Oliveira, destacou o papel do Seconci na capacitação e no apoio às empresas. “Esse evento acontece todos os anos, juntamente com o Inst. Trabalho e vida, e tem por objetivo levar informações sobre o tema, principalmente para o setor da construção”, disse Juliana.

Um dos momentos mais sensíveis do evento foi a palestra “Do alicerce à vida: o papel do Seconci-DF na saúde mental dos trabalhadores”, apresentada pela assistente social Roseane Santos, que trouxe dados, relatos e reflexões sobre o sofrimento psíquico no ambiente de trabalho. “Eu me senti muito honrada em participar desse evento. Falamos sobre a importância do atendimento que realizamos junto aos trabalhadores da construção com acolhimento, atendimento individual, das nossas sensibilizações por meio de palestras e deixamos as portas abertas para que todos que ainda não conhecem nosso trabalho, fazerem parte dessa rede de apoio”, comentou Roseane.