Seconci-DF promove prevenção às hepatites virais nos canteiros de obras

Publicado por

| 04/07/2024

Desde 2019, o mês de julho se tornou nacionalmente conhecido como mês de prevenção da doença

Assessoria de Comunicação Social do Seconci-DF

Durante o mês de julho, o Seconci-DF disponibilizará uma técnica de enfermagem para ir às obras falar sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), com foco nas Hepatites B e C. Desde 2019, é comemorado no país o JULHO AMARELHO – MÊS DE COMBATE ÀS HEPATITES VIRAIS. Dessa forma, a instituição levará informações para os trabalhadores da construção como forma de prevenir a doença.

Serão realizadas palestras sempre às segundas e sextas-feiras do mês de julho e não há custo às empresas que tiverem interesse. O gerente médico do Seconci-DF, Maurício Nieto, conta que a iniciativa é necessária e a informação evita que mais pessoas se contaminem. “Nessa mês de junho vamos realizar uma companha de prevenção das hepatites virais, principalmente B e C. Essas que são doenças silenciosas, assintomáticas nos estágios iniciais mas podendo trazer vários agravos para sua saúde tanto nas formas agudas e crônicas”, explica Maurício.

A campanha Julho Amarelo foi instituída no Brasil pela Lei nº 13.802/2019 e tem por finalidade reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais. A doença ocorre por meio de inflamações causadas por vírus classificados pelas letras do alfabeto em A, B, C, D (Delta) e E. “Nosso objetivo é alertar os trabalhadores da construção sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento das hepatites virais, doenças que muitas vezes são silenciosas, mas que podem causar sérios danos ao fígado e à saúde geral”, conta Elen.

Quer saber mais sobre as palestras oferecidas pelo Seconci, entre em contato conosco pelo (61) 3399-1888 ou pelo e-mail seconci@seconci-df.org.br