Seconci-DF promove treinamento para trabalho em altura

Publicado por

| 20/07/2023

Baseado na NR-35, os trabalhadores passaram por curso teórico e prático com oito horas de duração

A Norma Regulamentadora 35 diz que trabalho em altura é “toda atividade com diferença de nível acima de 2,0m (dois metros) do nível inferior, onde haja risco de queda”. Dessa forma, todos os trabalhadores que se enquadram nessas condições devem passar por treinamento, conforme estabelece a norma, além de estarem aptos e formalmente autorizadas pela empresa onde trabalham.

No dia 14 de julho, 12 trabalhadores fizeram o treinamento no Seconci-DF. “Nosso objetivo com o curso de NR35 é capacitar o trabalhador garantindo que as atividades em altura sejam realizadas com segurança. Nosso curso é focado nas atividades que serão desenvolvidas pelo trabalhador. A parte prática é realizada numa plataforma instalada na nossa sede, onde são simuladas diversas atividades em altura na construção”, explica Juliana Moreira de Oliveira, gerente de segurança do trabalho do Seconci-DF.

O treinamento possibilita que os trabalhadores entendam o risco e a importância da proteção e do uso correto dos equipamentos. “A gente pensa que é uma coisa simples, mas não é. Esse tipo de trabalho demanda muita cautela e atenção e ensina a usar os equipamentos de forma adequada para manter nossa segurança. Eu me sinto mais confiante e, no curso, aprendemos como ter mais proteção e ficar atento no dia a dia de trabalho”, conta o pedreiro Jeová Santiago.

Desde o início da realização do treinamento para trabalho em altura, o Seconci-DF já certificou 480 pessoas. Esse treinamento é ofertado pelo Seconci-DF, por meio da Gerência de Segurança do Trabalho e realizado na sua sede, no Setor Placa da Mercedes/Núcleo Bandeirante, com oito horas de duração e realizado num único dia. O treinamento para trabalho em altura está disponível para todos os trabalhadores das empresas da construção civil que apoiam a causa social do Seconci-DF.

Para capacitar seus colaboradores, as empresas devem entrar em contato com a entidade por meio do telefone (61) 3399-1888 ramal 247 ou pelo e-mail admgeseg@seconci-df.org.br.