Seconci-DF reforça a importância da auditoria em Segurança e Saúde do Trabalho

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| 04/09/2025

Iniciativa orienta empresas da construção civil sobre o cumprimento da legislação, prevenção de acidentes e possíveis fiscalizações de órgãos competentes

Comunicação Seconci-DF

O Serviço Social da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Seconci-DF) tem ampliado suas ações voltadas para a prevenção de acidentes e a promoção da saúde nos ambientes de trabalho da construção. Entre os serviços, a novidade é a Auditoria em Segurança e Saúde do Trabalho, que auxilia empresas do setor a manterem-se em conformidade com as Normas Regulamentadoras (NRs).

A inspeção tem por objetivo fornecer uma verificação da implantação das NRs, corrigir irregularidades a fim de evitar autuações e acidentes de trabalho. A gerente de segurança do trabalho do Seconci-DF, Juliana Moreira de Oliveira, explica que o projeto teve início com a Notificação Especial Setorial elaborada pela Superintendência Regional do Trabalho no Distrito Federal (SRTb-DF) e não substitui a fiscalização dos órgãos competentes.

Para Juliana, a Auditoria auxilia as empresas no cumprimento da legislação trabalhista e funciona como um instrumento educativo. “Nosso objetivo é apoiá-las no atendimento à legislação, prevenindo acidentes de trabalho e preparando-as para uma eventual fiscalização da Superintendência Regional do Trabalho do DF. Nesse processo, identificamos não conformidades, propomos ações preventivas e corretivas e acompanhamos a implementação das melhorias necessárias”, explica.

Segundo o engenheiro de Segurança do Trabalho do Seconci-DF, Gerson de Alcântara, responsável pela inspeção, a auditoria consiste em uma visita técnica aos canteiros de obras, onde são avaliados desde documentos obrigatórios, como o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e os exames ocupacionais, até aspectos práticos do dia a dia da obra.

Além da documentação, a equipe do Seconci-DF realiza a checagem de equipamentos, máquinas e manutenções preventivas. Outro ponto fundamental da auditoria é a análise das medidas de proteção coletiva, como guarda-corpos, linhas de vida e sinalização adequada, bem como o uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) pelos trabalhadores.

A auditoria também avalia a organização do canteiro, a realização de treinamentos e o descarte adequado de resíduos, fatores que impactam diretamente tanto na segurança quanto na qualidade do ambiente de trabalho. “Nosso objetivo é preparar as obras para qualquer fiscalização e, mais que isso, garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável para todos os profissionais da construção”, afirma Alcântara.

Para o técnico de segurança do trabalho, Elissandro Natal de Oliveira, da Construtora Villela e Carvalho, a parceria foi fundamental para que a empresa pudesse se precaver e melhorar as condições de segurança das obras. “Com a mudança da Norma de segurança, tivemos a ideia de procurar uma empresa para fazer esse trabalho de inspeção. Ao procurar o Seconci, na pessoa da Juliana (gerente de segurança do trabalho), nossa ideia foi bem aceita e conseguimos firmar mais essa parceria, onde todos saímos ganhando”, disse.

Assim como Elissandro, o técnico de segurança José de Ribamar também recebeu a inspeção de segurança no canteiro onde atua, no Noroeste-DF. Para ele, a parceria consegue agregar mais e ajuda, com olhar de fora, na realização de melhorias dentro dos canteiros. “Por meio das orientações que são passadas, conseguimos inibir e ajustar os erros e possíveis riscos que podem ter dentro das obras por meio de uma segunda visão dentro do nosso canteiro de obra”, contou Ribamar.

Empresas interessadas em solicitar o serviço de Auditoria em Segurança e Saúde do Trabalho podem entrar em contato com o Seconci-DF pelo telefone (61) 3399-1888, ramal 247.