Seconci-DF reforça apoio à saúde mental durante o mês de janeiro

Publicado por

| 16/01/2026

A campanha de Janeiro Branco destaca a importância do cuidado com a saúde mental, ao mesmo tempo em que dados recentes mostram desafios e demandas crescentes nesse campo. O relatório global Health Service Report 2024 revelou que 54% dos brasileiros acreditam que os transtornos emocionais são os principais problemas de saúde enfrentados por toda a população. Em 2018, o número era de apenas 18%. Esses indicadores reforçam a necessidade de ampliar o diálogo e o acesso a serviços de apoio emocional e psicossocial em todos os contextos sociais.

Com foco nos trabalhadores da construção civil, o Serviço Social da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Seconci-DF) oferece, de forma gratuita, aos trabalhadores das empresas parceiras atendimento com assistente social e psicóloga, que realizam o acolhimento do trabalhador e de seus familiares na sede e na unidade da Asa Norte. Além do atendimento individualizado, os colaboradores têm acesso a triagem psicossocial e médica no ambiente de trabalho, promovidas pelo programa Seconci Presente, que leva equipes especializadas diretamente aos canteiros de obras.

Com ênfase em acolhimento humano, os atendimentos são realizados tanto por agendamento prévio, além de ações de sensibilização e conscientização sobre prevenção a dor emocional, ansiedade, depressão e outros temas relevantes à saúde mental. “A atenção às emoções dos trabalhadores e suas famílias são essenciais para evitar o sofrimento e fortalecer vínculos. Estar presente, ouvir e encaminhar para cuidados é uma forma concreta de cuidado integral e valorização humana”, aponta Roseane dos Santos, assistente social do Seconci-DF. 

Além do atendimento direto, a entidade promove palestras e atividades educativas que contribuem para a redução de estigmas e preconceitos relacionados à busca por ajuda psicológica, especialmente em segmentos com maior resistência em procurar apoio profissional. Quando necessário, o Serviço Psicossocial encaminha os trabalhadores para a rede de apoio e serviços públicos especializados, como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), fortalecendo a rede de cuidados integrados. “A oferta contínua de suporte psicossocial visa prevenir o agravamento de transtornos emocionais, promover bem-estar e qualidade de vida, e contribuir para um ambiente laboral mais seguro, saudável e produtivo”, explica Flávia Ferraiolo, psicóloga do Seconci-DF.

Analicy Pereira, de 21 anos, copeira na Engemil, empresa parceira ao Seconci-DF, é uma das trabalhadoras do setor atendidas pelo serviço psicossocial do Seconci-DF. Em 2025, a jovem enfrentou perdas familiares e buscou atendimento psicológico na entidade. Ela relata que todo o acompanhamento é respeitoso e acolhedor, além de extremamente importante. “Muitas pessoas que passam por algum problema psicológico evitam procurar ajuda por preconceito ou até mesmo por falta de tempo. Com esse apoio gratuito do Seconci, nos sentimos mais à vontade para buscar acolhimento”, afirma. “O trabalho que eles realizam pode salvar vidas”, conclui.

Janeiro Branco 2026: Paz. Equilíbrio. Saúde Mental

Durante o mês de janeiro, o Seconci-DF intensifica ações de conscientização sobre saúde mental e reforça o atendimento psicossocial gratuito voltado aos trabalhadores e seus familiares. “Promover saúde mental entre os profissionais da construção civil é um compromisso fundamental. O apoio, junto às empresas parceiras, fortalece a responsabilidade social e demonstra que cuidar de pessoas é também cuidar de um setor mais produtivo e resiliente”, afirma Eduardo Aroeira, presidente do Seconci-DF. 

Com o tema “Paz. Equilíbrio. Saúde Mental”, as atividades buscam estimular o diálogo sobre equilíbrio emocional, identificação de sinais de adoecimento e oferta de caminhos de acolhimento. As palestras serão ministradas pelos profissionais de psicologia e de serviço social do Seconci-DF, especialistas no atendimento aos trabalhadores e no apoio às empresas na gestão de riscos psicossociais.

Em 2025, os profissionais do serviço psicossocial do Seconci-DF realizaram 101 palestras nos canteiros de obras e falaram com cerca de 10 mil trabalhadores sobre saúde mental. “Ao longo dos anos, a participação ativa dos trabalhadores nas palestras, incluindo relatos emocionais e procura espontânea por acolhimento para si e para familiares, têm demonstrado o impacto positivo dessa iniciativa no ambiente de trabalho e na vida pessoal”, finaliza Roseane.

Fonte: Profissionais do Texto

Por Fernanda Nalon