Seconci-DF tem aumento de 44,5% no número de atendimentos em 2023

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| 08/03/2024

O aumento é relativo aos dois meses do ano de 2022 e reforça a presença da instituição junto às empresas na valorização dos trabalhadores da construção do Distrito Federal

Assessoria de Comunicação Social do Seconci-DF

De janeiro a dezembro de 2023, o Seconci-DF teve 119.320 atendimentos realizados em todas suas áreas de atuação. Esse número representa 44,5% de aumento em relação ao ano de 2022, quando a instituição realizou 82.574 atendimentos nas áreas de medicina ocupacional e assistencial, odontologia, segurança do trabalho e serviço psicossocial (com atendimentos e palestras de sensibilização). No acumulado, o Seconci-DF vem crescendo desde 2020, quando os atendimentos caíram drasticamente em função da pandemia de COVID-19.

Além do número crescente, outro fator que reforça os números obtidos é a expansão dos serviços e de novas áreas de atendimento como o retorno do serviço psicossocial e de novas especialidades de medicina assistencial com a chegada da urologia, do Programa de Hipertensão e Diabetes (PHD) e da contratação de novos profissionais como psicóloga e cirurgiões dentistas para atender a demanda das empresas.

O presidente do Seconci-DF, Carlos Eugênio de Faria Franco, conta que o ano de 2023 foi decisivo para que a instituição se firmasse como parceiro na promoção da responsabilidade social do setor. “Ampliando os horizontes da nossa atuação, expandimos o atendimento médico assistencial com a chegada de novos serviços. Seja na área de saúde física e mental, o Seconci-DF trouxe de volta, em 2023, o programa Seconci Itinerante, agora repaginado e com um novo nome: SECONCI PRESENTE, possibilitando mais serviços e mais atendimentos nos canteiros das empresas associadas”, contou Carlos Eugênio.

“Seguimos buscando melhorias e acreditando na força e no potencial que o Seconci tem, com apoio das empresas e demais sindicatos representativos do setor, para com o trabalhador da construção. Que ele e seus familiares possam ser beneficiados pelo setor da construção e pelo serviço social que praticamos há tantos anos”. CARLOS EUGÊNIO DE FARIA FRANCO, presidente do Seconci-DF


No acumulado, já somando os dados de 2023, o Seconci-DF, que atua no setor da construção do DF desde 1988, tem 4,5 milhões de atendimentos realizados. Em média, são 129.635 atendimentos realizados por ano.

Números de 2023:

  • Medicina: 70.237
  • Odontologia: 20.778
  • Segurança do Trabalho: 12.050
  • Serviço Psicossocial: 16.255

Total: 119.320

ACUMULADO DE ATENDIMENTOS DOS ÚLTIMOS 4 ANOS

Em comparação com os últimos 4 anos, o aumento dos atendimentos realizados pelo Seconci-DF foi de 164,4%. Entre as áreas que mais tiveram destaque no ano passado foi a área médica com um aumento de 25,5% de 2022 para 2023. As demais áreas de atuação também seguem em busca de novos serviços e da melhoria do serviço prestado aos trabalhadores e às empresas parceiras e mantenedoras da obra social do Seconci-DF. Confira, abaixo, o que disse cada gestor das áreas atuantes da instituição:

“Após um longo período de pandemia, 2023 foi um ano muito positivo para a área médica do Seconci-DF. Aumento do volume de atendimento, novas contratações para atender com mais agilidade os trabalhadores que procuravam nosso serviço médico. Para 2024 aumentaremos ainda mais a gama de atendimentos com o ambulatório de oftalmologia trazendo mais qualidade de vida e segurança ao trabalhador, MAURÍCIO NIETO, gerente médico do Seconci-DF


“A odontologia sempre foi um dos carros-chefes do Seconci e em 2023 reforçamos a importância desse trabalho na promoção da saúde bucal dos trabalhadores da construção. Dessa forma, investimos na área com a contratação de novos profissionais, com a reforma das nossas unidades móveis, aquisição de um raio-X digital, possibilitando o aumento do número de atendimentos e da comodidade para nossos beneficiários” MÁRA LÚCIA CAMPOS, gerente de odontologia do Seconci-DF


“2023 foi um ano desafiador para a segurança do trabalho, pois em janeiro deste ano, iniciou a obrigatoriedade, pelas empresas, do envio do evento S-2240 (referente as condições do ambiente de trabalho) para o eSocial. Para dar suporte adequado às empresas parceiras, o Seconci adquiriu um sistema informatizado para elaboração do PGR e Laudos Técnicos“, JULIANA MOREIRA DE OLIVEIRA, gerente de segurança do trabalho do Seconci-DF


“O Serviço Psicossocial teve grandes desafios nas palestras, nos atendimentos individualizados e no Seconci Presente – Atendimento Médico e Psicossocial, com inúmeros resultados positivos na recuperação de nossos colaboradores, além das palestras de sensibilização que tiveram um alcance de cerca de 15 mil trabalhadores. O ano de 2024 será   um ano de desafios com grandes projetos que beneficiará os colaboradores nas áreas profissional, pessoal e familiar” ROSEANE DOS SANTOS, assistente social do Seconci-DF