Seconci ultrapassa a marca de 82 mil atendimentos em 2022

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| 13/02/2023

Os números dizem respeito aos serviços prestados aos trabalhadores e às empresas do setor da construção civil do DF

Assessoria de Comunicação Social do Seconci-DF

Em 2022, a entidade atingiu a marca de 82.486 atendimentos aos trabalhadores nas áreas de medicina assistencial e ocupacional, odontologia, segurança do trabalho e serviço social.

Esses números são reflexo da retomada pós-pandemia e vêm crescendo desde 2020, ano em que foram computados os menores índices desde a fundação da entidade. “Nossa preocupação sempre foi atender o maior número possível de trabalhadores. Com a retomada dos serviços, nós nos adaptamos às condições impostas pela pandemia. Criamos a Policlínica do Trabalhador, ampliamos a oferta dos benefícios ao público-alvo do serviço”, conclui o presidente do Seconci-DF, Marcelo Machado Guimarães.

Na área de medicina, o Seconci realizou mais de 56 mil atendimentos. Destacam-se aumento de exames admissionais, exames complementares, medicina assistencial com prestação de serviços em urologia, clínica médica e o Programa de Hipertensão e Diabetes (PHD). “O foco da medicina está nas demandas ocupacionais, sem deixar de lado o assistencial. Em 2022, tivemos um incremento importante, sem custo ao trabalhador, com a inclusão de especialidades assistenciais em clínica médica, urologia, Programa de Hipertensão e Diabetes (PHD), além de procedimentos como ecografia da próstata”, explica a gerente médica do Seconci-DF, Maria Inez Larangeira.

Atendimento médico ao trabalhador

A odontologia, área mais procurada pelos trabalhadores, foi responsável por 14.228 atendimentos. “Esse aumento tem sido fundamental para melhorar a qualidade de vida do trabalhador da construção civil, buscando sua integralidade na saúde bucal, atuando em promoção, prevenção, tratamento e reabilitação dos trabalhadores,” disse a gerente odontológica do Seconci-DF, Mára Lúcia Campos.

Atendimento odontológico ao trabalhador

A área de Segurança do Trabalho, responsável por 11.752 atendimentos, segue crescendo por meio de palestras, cursos de CIPA, treinamentos básicos de segurança do trabalho (NR18), trabalho em altura e inspeções nos canteiros de obras. “Nossa atuação junto ao trabalhador tem como foco a conscientização da segurança e da saúde para a realização das atividades. No caso do treinamento da NR-18, por exemplo, foram 4.699 participantes. O treinamento é diário e em consonância com o exame admissional”, comenta a gerente de segurança do trabalho, Juliana Moreira de Oliveira.

Treinamento sobre SST

Além das áreas citadas, o Seconci-DF retomou a assistência social em 2022, promovendo atendimentos e palestras alcançando 673 trabalhadores. Em 2023, a entidade segue buscando melhorias, novos serviços e mais qualidade de vida para quem atua no setor. “O serviço social é a essência do Seconci, e temos trabalhado para auxiliar nosso público em aspectos como previdência social; políticas públicas; prevenção e combate à drogadição – encaminhamentos que podem auxiliar no acesso aos benefícios e tratamentos cabíveis”, finaliza Roseane dos Santos, assistente social do Seconci-DF.

Palestra com a assistente social da entidade

Veja números por área de atuação.

  • MEDICINA: 56.013
  • ODONTOLOGIA: 14.228
  • SEGURANÇA DO TRABALHO: 11.752
  • SERVIÇO SOCIAL: 673