Sem custo às empresas, Seconci-DF busca melhorar a saúde física e mental dos trabalhadores da construção

Publicado por

| 05/05/2023

Projeto leva atendimento médico e psicossocial para colaboradores das empresas do setor no Distrito Federal

O Serviço Social da Indústria da Construção (Seconci-DF) lançou na quinta-feira, 4 de maio, seu mais novo projeto SECONCI PRESENTE – Atendimento médico e psicossocial. O novo serviço levará atendimento na área de saúde, serviço social e psicologia aos trabalhadores das empresas do setor no Distrito Federal.

Para o presidente do Seconci-DF, Marcelo Machado Guimarães, o SECONCI PRESENTE reforça a necessidade de um novo olhar para o trabalhador e para suas necessidades no campo da medicina, bem como do seu cuidado com a saúde física e mental. “Visamos o bem da sociedade, que é o trabalhador. Quando nossa saúde mental está em dia, tudo em nossa volta flui muito bem, é fundamental o atendimento psicossocial porque auxilia no desempenho em diversas áreas da vida do trabalhador ”, disse Marcelo.

No lançamento, realizado durante um café da manhã com presença dos representantes das empresas, a equipe técnica do projeto explicou como será o funcionamento, agendamento e os benefícios para o setor. “Esse trabalho será feito nos canteiros com a presença dos profissionais do Seconci, na realização das palestras e do atendimento em suas demandas médicas e psicossociais. Para isso, teremos uma equipe formada por uma técnica de enfermagem, uma assistente social e uma”, explicou a assistente social do Seconci-DF, Roseane dos Santos.

O SECONCI PRESENTE tem sua raiz no antigo programa da entidade chamado Seconci Itinerante que, por muitos anos, levou atendimento aos canteiros. Essa lembrança ainda é recente na memória das empresas e foi relembrada na fala do presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção (Sticombe), Raimundo Salvador. “É muito importante essa parceria entre Seconci, empresas e colaboradores. Cuidar do trabalhador é praticar a responsabilidade social e isso é o que é feito na entidade”, explicou Salvador.

Outro ponto que merece destaque durante a apresentação do projeto foi a participação da responsável pelo departamento pessoal da Contarpp Engenharia, Dayanne Rafaelli de Carvalho Araujo. Ela citou a importância do Seconci na promoção da responsabilidade social das empresas e como isso tem melhorado o rendimento no dia a dia das obras. “Muitas vezes, as políticas públicas não são efetivas e é aí que o Seconci-DF entra, com atendimento odontológico, assistência médica e social de qualidade. As empresas parceiras do Seconci-DF têm um grande apoio e isso é muito importante para o desenvolvimento dos colaboradores”, disse Dayanne.

Além de representantes das empresas, esteve no lançamento do SECONCI PRESENTE, o vice-presidente do Sindicato da Indústria da Construção (Sinduscon-DF), José Antonio Bueno Magalhaes JR, representando o presidente Dionyzio Klavdianos.

Agendamento: as empresas interessadas em levar o projeto para seus canteiros, podem fazer a solicitação pelo e-mail social@seconci-df.org.br ou pelo telefone (61) 3399-1888

Para conhecer mais sobre o SECONCI PRESENTE, Clique aqui.