
A importância da gestão eficiente nos canteiros de obras para garantir produtividade, segurança e qualidade foi o foco do painel “Gestão no Canteiro de Obras: A Base da Produtividade e da Segurança”, realizado nesta quinta-feira (9) durante a Semana CANPAT Construção 2025. O evento, promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi), a Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT/MTE) e o Seconci Brasil, reuniu especialistas para debater boas práticas de planejamento e prevenção no setor.
A engenheira de segurança e supervisora do Departamento de Segurança do Trabalho do Seconci-MG, Andreia Kaucher, destacou que produtividade e segurança caminham lado a lado nos canteiros. “Não existe produtividade se não houver segurança. Ainda encontramos muitas empresas que não percebem que a segurança está diretamente ligada à organização e à execução da obra”, afirmou.
Durante sua apresentação, Andreia ressaltou que o Planejamento de Gerenciamento de Riscos (PGR) é um instrumento essencial e deve ser tratado com maturidade pelas empresas. “Hoje, não existe mais segurança do trabalho cartorial. É preciso comprovar que o sistema de gestão está em movimento, sendo constantemente alimentado e atualizado”, explicou. Ela também defendeu o engajamento da liderança como fator decisivo para o sucesso das práticas de segurança e saúde no trabalho.
O professor universitário da Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP), Eduardo Buoso, reforçou a importância do planejamento integrado como diferencial competitivo e de segurança nas obras. Segundo ele, uma boa gestão evita perdas, retrabalhos e riscos. “No mercado atual, a perda não é mais aceitável. Gestão é administrar recursos com planejamento, produtividade e segurança, controlando erros no processo e evitando desperdícios”, destacou.
Com base em sua experiência de mais de 30 anos, Buoso apresentou casos reais e exemplos práticos de empresas que obtiveram ganhos expressivos ao incorporar a segurança no planejamento. “A segurança não se limita às pessoas, mas a todo o processo. Quando há integração entre gestores, equipes e contratantes, os resultados aparecem em forma de eficiência, redução de custos e cumprimento de prazos”, afirmou.
A mediação do painel ficou a cargo de José Bassili, gerente de Segurança Ocupacional do Seconci-SP, que ressaltou a relevância do tema no contexto da Semana CANPAT Construção. “Uma boa gestão no canteiro é essencial para garantir produtividade e segurança, bem como a qualidade da obra”, observou.
A Semana CANPAT Construção 2025 segue até esta sexta-feira (10), com o encerramento marcado por ações presenciais do Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas | Indústria da Construção 2025.
A transmissão completa do painel está disponível no canal da CBIC no YouTube.
O tema tem interface com o projeto “Conhecimento, Segurança e Saúde no Trabalho da Indústria na Construção”, da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da CBIC, com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi).
Agência CBIC