Empresas devem se adequar: Portaria do MTE amplia obrigações sobre laudos de insalubridade e periculosidade

As empresas precisam estar atentas a uma importante mudança: entrou em vigor, desde 03 de abril de 2026, a Portaria MTE nº 2.021/2025 publicada em dezembro de 2025, que passou a exigir a disponibilização dos laudos caracterizadores de insalubridade e periculosidade aos trabalhadores, aos sindicatos das respectivas categorias profissionais e à Inspeção do Trabalho. A medida amplia a transparência das informações relacionadas às condições de trabalho e garante maior acesso aos documentos técnicos que fundamentam a caracterização ou descaracterização de atividades e operações consideradas insalubres ou perigosas. Um ponto que merece atenção é o alcance da nova exigência. As alterações promovidas pela Portaria foram incorporadas ao corpo normativo das Normas Regulamentadoras nº 15 (Atividades e Operações Insalubres) e nº 16 (Atividades e Operações Perigosas). Por esse motivo, sua aplicação não está restrita a situações específicas, abrangendo todos os casos em que haja avaliação de insalubridade ou periculosidade. Mudança tem alcance amplo e exige atenção das empresas: Embora a Portaria MTE nº 2.021/2025 tenha sido amplamente associada à regulamentação das atividades com motocicletas, seus artigos 2º e 3º acabaram recebendo menor atenção do que mereciam. Esses dispositivos introduziram alterações relevantes nas Normas Regulamentadoras nº 15 e nº 16, estabelecendo a obrigatoriedade de disponibilização dos laudos caracterizadores de insalubridade e periculosidade. Um aspecto importante é que as alterações foram inseridas no corpo normativo dessas NRs, e não em anexos específicos. Isso significa que sua aplicação é geral, alcançando todas as situações de caracterização ou descaracterização de atividades e operações insalubres ou perigosas, independente de se tratar de atividades com motocicletas – contexto em que ocorreu a publicação da portaria. Na prática, a norma não definiu de que forma os laudos deverão ser disponibilizados, seja em meio físico ou eletrônico. No entanto, a obrigação é clara: cabe ao empregador manter esses documentos atualizados e acessíveis, garantindo sua apresentação aos trabalhadores, às entidades sindicais e à Inspeção do Trabalho sempre que solicitado e dentro dos prazos legais aplicáveis. A mudança também fortalece o papel dos trabalhadores, que passam a atuar de forma mais efetiva no acompanhamento e na fiscalização das condições de trabalho. Agora a obrigação de sua disponibilização está expressamente prevista na norma. Mais do que atender a uma exigência legal, a medida reforça a importância de uma gestão preventiva dos riscos ocupacionais. Nesse contexto, o ideal é que as empresas priorizem a eliminação ou a neutralização dos riscos presentes nos ambientes de trabalho, promovendo condições laborais mais seguras e saudáveis, em vez de se limitarem ao pagamento dos adicionais de insalubridade ou periculosidade e à manutenção da exposição dos trabalhadores. Fonte: Seconci-MG
Seconci homenageia os profissionais de enfermagem da instituição

Entre os dias 12 e 20 de maio, é celebrada nacionalmente a Semana da Enfermagem, um período dedicado a reconhecer profissionais que transformam cuidado em acolhimento, atenção e compromisso com a vida. No Seconci-DF, enfermeiros e técnicos de enfermagem desempenham um papel fundamental no cuidado com os trabalhadores da construção civil, atuando diariamente com dedicação, empatia e responsabilidade. Mais do que uma profissão, a enfermagem representa vocação, humanidade e amor ao próximo. Esse sentimento aparece nas histórias e nos relatos dos profissionais que fazem parte da equipe do Seconci-DF e que enxergam no cuidado uma forma de transformar vidas. Para a técnica de enfermagem Simone Silva, a conexão com a enfermagem surgiu a partir da experiência de cuidar da própria mãe. “Percebi o quanto o cuidado, a atenção e o acolhimento fazem diferença na vida das pessoas. Foi então que surgiu em mim a vontade de também ajudar o próximo”, destacou. O desejo de cuidar também motivou Elen Cristina a escolher a profissão. “Ser técnica de enfermagem é oferecer cuidado, acolhimento e carinho em momentos importantes da vida das pessoas. E, além de tudo isso, ainda existe o orgulho de representar a profissão com alegria e dedicação todos os dias”, conta a técnica de enfermagem. Já o técnico de enfermagem Luiz Carlos Muniz acredita que o grande diferencial da enfermagem está no olhar humano. “A enfermagem representa amor ao próximo, acolhimento e dedicação. A gente aprende a observar não só a saúde física, mas também o lado emocional e mental de cada pessoa” Para João Vitor Miranda, a profissão proporciona aprendizado constante e uma troca diária com os trabalhadores atendidos pelo Seconci-DF. “É gratificante perceber o quanto o trabalhador se sente valorizado e acolhido quando recebe atenção e cuidado”, comenta o técnico. Gilvonete Queiroz reforça a importância da orientação e da prevenção dentro da enfermagem do trabalho. “Ver que conseguimos incentivar mudanças importantes na vida das pessoas é o que me motiva todos os dias a continuar exercendo essa profissão com amor e dedicação”, fala a técnica de enfermagem. Ana Paula dos Santos acredita que o carinho pelo próximo é essencial para quem escolhe atuar na área. “Quando existe amor pelo que faz e vontade genuína de cuidar das pessoas, o profissional consegue exercer a profissão com dedicação e humanidade”, disse a técnica de enfermagem. Em poucas palavras, a técnica de enfermagem Patrícia Marques resume a essência da enfermagem: “Ser técnica de enfermagem é cuidar de vidas com dedicação, carinho e conhecimento” Para a enfermeira Camila Trajano, cada detalhe do atendimento também representa cuidado. “Por trás de cada atendimento bem realizado, existe dedicação, planejamento e o trabalho cuidadoso da enfermagem”, conta. Texto: Sidney Rocha/Comunicação Seconci-DF
Seconci-DF promove evento sobre atualizações da NR-1 e riscos psicossociais no ambiente de trabalho

O Serviço Social da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Seconci-DF) realizará, no dia 14 de maio de 2026, um evento exclusivo voltado às empresas parceiras para apresentar as atualizações da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1) e os impactos da inclusão dos riscos psicossociais relacionados ao trabalho no Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR). A iniciativa tem como objetivo orientar profissionais de Recursos Humanos, Segurança do Trabalho e gestores sobre as novas exigências legais, além de apresentar soluções práticas já aplicadas no setor da construção civil do Distrito Federal. Durante o encontro, o Seconci-DF também lançará oficialmente seu projeto próprio desenvolvido para apoiar as empresas parceiras no levantamento, diagnóstico e gestão dos riscos psicossociais relacionados ao ambiente de trabalho, com qualificação técnica e alinhamento às diretrizes do Ministério do Trabalho. Destaques da programação: Serviço Data: 14 de maio de 2026Horário: das 9h às 11hLocal: Auditório do Seconci-DF – Setor Placa da Mercedes, Conjunto 3, lotes 11, 13 e 15, Núcleo BandeiranteTransmissão ao vivo: Canal oficial do Seconci-DF no YouTube As vagas presenciais são limitadas e a participação deve ser confirmada por meio de inscrição antecipada. Faça sua inscrição aqui! O evento integra as ações permanentes do Seconci-DF de apoio às empresas da construção civil, oferecendo conhecimento técnico, atualização normativa e soluções voltadas à melhoria dos ambientes de trabalho.
Como está sua audição?

Seconci-DF reforça a importância da audiometria na prevenção de perdas auditivas e na promoção da saúde ocupacional No Dia Mundial da Voz, celebrado em 16 de abril, cujo tema em 2026 reforça a importância da prevenção precoce, o Serviço Social da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Seconci-DF), chama a atenção para um fator muitas vezes negligenciado: a relação direta entre a audição e a saúde vocal. A audiometria, exame fundamental oferecido pelo setor de medicina ocupacional do Seconci-DF, não serve apenas para monitorar a perda auditiva, mas também atua como um regulador da voz.A relação entre o cuidado com a voz e a saúde auditiva é direta e profunda, sendo a audição fundamental para a monitorização e produção de uma voz saudável. Ouvir bem é essencial para controlar o tom, o volume e o ritmo da fala, agindo como um feedback (retorno) que permite ao indivíduo ajustar sua voz e evitar esforços desnecessários. A audiometria ocupacional é um exame preventivo e diagnóstico essencial que permite mapear a capacidade auditiva do indivíduo, identificando o limiar de audição, ou seja, o volume mínimo necessário para perceber sons em diferentes frequências. Realizado por fonoaudiólogo em cabine com isolamento acústico. O procedimento integra os exames complementares ocupacionais, que dá origem ao Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) do trabalhador, sendo realizado no momento da sua admissão. Esse acompanhamento permite identificar alterações ao longo do tempo e orientar medidas preventivas de forma mais eficaz e avaliar sua saúde auditiva ao longo do tempo em que esteve no desempenho de suas atividades. Segundo o fonoaudiólogo do Seconci-DF, DR. Luiz Fernando Moreira, a audiometria ocupacional é uma ferramenta essencial para a prevenção de perdas auditivas induzidas por ruído nos ambientes de trabalho, pois possibilita o diagnóstico precoce e o monitoramento contínuo da saúde auditiva do trabalhador. Quando integrada a um Programa de Conservação Auditiva, a prática permite não apenas prevenir, mas também controlar possíveis danos, identificando as fontes de ruído nas empresas e orientando sobre o uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), além de atender às exigências da NR-7 e contribuir para ambientes mais seguros. “A audiometria ocupacional é fundamental para prevenir as perdas auditivas induzidas por ruído nos ambientes de trabalho”, explica. Ainda de acordo com DR. Luiz Fernando Moreira, o exame deve ser realizado em diferentes momentos da jornada profissional, como nos processos admissionais, periódicos, demissionais e em mudanças de risco, garantindo respaldo tanto para o trabalhador quanto para a empresa. Ele destaca que a prática contribui diretamente para a qualidade de vida ao evitar sintomas como zumbido, vertigem e outros problemas associados à perda auditiva, reforçando o papel da audiometria na promoção da saúde ocupacional e na prevenção de doenças relacionadas ao trabalho. “O exame de audiometria é fundamental na saúde do trabalhador”,esclarece. Além da saúde individual, o exame também é um fator determinante para a segurança coletiva. Trabalhadores com a audição preservada conseguem identificar sinais de alerta, alarmes e comunicações de emergência com mais rapidez, reduzindo significativamente o risco de acidentes nos canteiros de obras. O exame de audiometria do Seconci-DF faz parte do rol de serviços médicos ocupacionais que incluem Acuidade Visual, ECG (Eletrocardiograma), EEG (Eletroencefalograma), Espirometria, RX do Tórax e Sabin ocupacional. Empresas da construção civil que desejam fortalecer suas práticas de saúde e segurança no trabalho podem contar com o Seconci-DF como parceiro. Entre em contato, conheça nossos serviços e una-se a quem cuida de quem constrói. Para saber mais sobre a medicina ocupacional do Seconci-DF, ligue (61) 3399-1888 ou (61) 98166-6969. Para ficar por dentro das nossas novidades, acesse www.seconci-df.org.br
Abril Verde: Seconci-DF reforça debate sobre segurança e saúde no trabalho nos canteiros de obras

Durante o mês, palestras serão realizadas com foco na prevenção de acidentes e na saúde mental dos trabalhadores José Albuquerque/Comunicação Seconci-DF O Serviço Social da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Seconci-DF) intensificou suas ações para o Abril Verde, campanha nacional dedicada à conscientização sobre saúde e segurança no trabalho. Ao longo do mês, 36 canteiros de obras serão visitados, levando informação sobre segurança no ambiente laboral, prevenção de acidentes, com expectativa de atingir milhares de trabalhadores. A iniciativa reforça o compromisso da instituição com a promoção de ambientes de trabalho mais seguros e saudáveis, abordando temas como ergonomia, prevenção de acidentes, uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e Coletiva (EPCs) e informações básicas sobre as mudanças da Norma Regulamentadora 1 (NR1), que passa a exigir o levantamento dos riscos psicossociais relacionados ao trabalho no Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) das empresas. A gerente de segurança do trabalho do Seconci-DF, Juliana Moreira de Oliveira, reforça que o Abril Verde é um momento importante para reforçar a conscientização sobre saúde e segurança no trabalho, especialmente na construção civil, que exige atenção constante. “No Seconci-DF, intensificamos nossas ações ao longo do mês, com palestras e visitas aos canteiros, levando orientação diretamente aos trabalhadores”, explica ela. Abril Verde e a importância da prevenção O Abril Verde tem como marco o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, celebrado em 28 de abril. A data foi instituída em memória de um acidente ocorrido em 1969, nos Estados Unidos, quando uma explosão em uma mina de carvão deixou dezenas de trabalhadores mortos. Desde então, o mês passou a simbolizar a luta por condições de trabalho mais seguras em todo o mundo. No contexto da construção civil, onde os riscos são elevados e as atividades exigem atenção constante, a campanha ganha ainda mais relevância. Acidente de trabalho é todo evento que ocorre durante o exercício da atividade profissional e que pode causar lesão, doença ou redução da capacidade laboral, podendo ser classificado como típico, de trajeto, grave ou fatal. Acidente Típico É o acidente que ocorre durante a execução da atividade profissional, dentro ou fora da empresa, desde que o trabalhador esteja a serviço. Acidente de Trajeto É o acidente que ocorre no percurso entre a residência do trabalhador e o local de trabalho, ou vice-versa. Acidente Grave É caracterizado pela gravidade da lesão, independentemente de onde ocorreu (típico ou trajeto). Acidente Fatal É aquele que resulta em óbito do trabalhador, podendo ocorrer no local do acidente ou posteriormente em decorrência dele. Saúde mental, riscos psicossociais relacionados ao trabalho e a Nova NR1 A saúde mental dos trabalhadores ocupa um espaço cada vez mais relevante nas discussões sobre segurança no trabalho. A rotina intensa, a pressão por produtividade e as condições do ambiente laboral podem afetar o bem-estar emocional e contribuir para a ocorrência de acidentes. Problemas como estresse, ansiedade e esgotamento impactam diretamente a concentração, aumentam a probabilidade de erros e elevam os índices de afastamento. Nesse contexto, os riscos psicossociais relacionados ao trabalho passam a ser considerados parte essencial das estratégias de prevenção. Para atender às mudanças da NR1, que entram em vigor em 26 de maio de 2026, o Seconci-DF criou sua própria metodologia para realização do levantamento dos riscos psicossociais relacionados ao trabalho. Serviço que está disponível para todas as empresas que realizam o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), com a instituição. O que diz o trabalhador sobre o Abril Verde As ações realizadas nos canteiros têm impacto direto na conscientização dos profissionais que participam das palestras, como mostram os depoimentos de quem já participou da campanha. Abril Verde reforça cultura de prevenção na construção civil Seconcis intensificam ações do Abril Verde com foco em saúde e segurança na construção civil
Abril Verde reforça cultura de prevenção na construção civil

Voltada à promoção da saúde e segurança no trabalho, a campanha Abril Verde busca informar e mostrar a importância da adoção de uma rotina de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. Em 2026, a campanha terá como foco a saúde mental dos trabalhadores. Em maio entram em vigor as atualizações da Norma Regulamentadora nº 01 (NR-01) que ampliam as diretrizes do Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO), incluindo a obrigatoriedade do levantamento dos riscos psicossociais relacionados ao trabalho no Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) das empresas. Com isso, a partir da presente data, passam a ser obrigatórias a avaliação de riscos relacionados ao estresse, assédio, burnout, ambientes organizacionais tóxicos e sobrecarga de trabalho. A medida reforça a atenção à saúde mental no ambiente laboral com o mesmo rigor dado aos riscos físicos, químicos e biológicos, entre outros. Nesse cenário, o Serviço Social da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Seconci-DF) atua ao lado das empresas da construção civil oferecendo suporte completo para a implementação dessas medidas e a promoção do bem-estar dos trabalhadores. Como parte desse movimento, a entidade já disponibiliza metodologia própria para levantamento dos riscos psicossociais relacionados ao trabalho, conforme a NR-01, do Ministério do Trabalho e Emprego. Ampliar o olhar para a saúde mental no ambiente laboral é um passo essencial para a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, destaca Juliana Moreira de Oliveira, gerente de Segurança do Trabalho do Seconci-DF. “O bem-estar psicológico é fundamental para garantir não apenas a produtividade, mas principalmente a segurança no espaço de trabalho”, afirma. “Entretanto, vale ressaltar, que problemas relacionados, principalmente, a ergonomia, como levantamento de carga, postura inadequada e movimentos repetitivos, ainda se destacam como os principais problemas enfrentados na construção civil. Dessa forma, é preciso que os trabalhadores também fiquem atentos ao seu bem-estar físico”. Além dos riscos psicossociais A construção civil vem registrando resultados positivos em um cenário de avanços consistentes na prevenção de acidentes. Levantamento da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) aponta que, em 2023, o setor registrou os melhores índices de segurança da série histórica, evidenciando a consolidação de práticas preventivas nos canteiros de obras. No ano de referência, o setor registrou uma redução de mais de 30% de acidentes típicos em comparação ao ano anterior. No mesmo período, o número de doenças do trabalho caiu 25%, atingindo o menor índice da série. A letalidade também apresentou recuo 60% menos do que em 2022. Já o indicador de mortalidade caiu 71%. Os resultados refletem uma atuação integrada entre empresas, trabalhadores e entidades. O Seconci-DF promove ações que incluem a elaboração de programas ocupacionais, emissão de laudos técnicos, desenvolvimento de campanhas educativas e realização de atividades diretamente nos canteiros, como palestras, distribuição de materiais informativos e eventos. “A prevenção precisa fazer parte da rotina das obras. Não se trata apenas de cumprir normas, mas de promover uma cultura contínua de cuidado com a vida e a saúde dos trabalhadores”, afirma Juliana Moreira. Para se ter uma ideia, apenas em 2025, o Seconci-DF beneficiou mais de 20 mil trabalhadores, 33% a mais do que em 2024, quando mais de 15 mil foram impactados positivamente. Ao longo do ano, a entidade promoveu treinamentos admissionais, palestras, programas monitorados, curso de CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e treinamentos de NR-35, obrigatório para todo serviço executado acima de 2 metros do nível inferior onde existe o risco de queda. Ao todo 183 empresas associadas foram atendidas. Para o presidente do Seconci-DF, Eduardo Aroeira, o fortalecimento dessa conduta prevencionista está diretamente relacionado à presença de iniciativas estruturadas no setor. “O trabalho desenvolvido pelo Seconci-DF contribui para ampliar o acesso à informação e às boas práticas de segurança, fortalecendo a conscientização nos canteiros de obras e apoiando as empresas na adoção de medidas efetivas de prevenção”, destaca. Abril Verde 2026 Ao longo do mês, o Seconci-DF realiza uma série de ações voltadas à conscientização sobre saúde e segurança no trabalho. Estão agendadas 36 palestras nos canteiros de obras do Distrito Federal. Com isso, milhares de trabalhadores serão sensibilizados com abordagens que incluem temas como saúde mental, riscos psicossociais e uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e Coletivo (EPCs). As atividades também contribuem para iniciativas internas das empresas, como as Semanas Internas de Prevenção de Acidentes (SIPATs) e os Diálogos Diários e Semanais de Segurança, ampliando o alcance das orientações preventivas. “As palestras têm como objetivo fortalecer a cultura de prevenção, mostrando que pequenas atitudes fazem toda a diferença no dia a dia. Nosso compromisso é fazer com que o trabalhador e a trabalhadora retornem para casa com saúde ao fim do expediente”, explica Juliana. Maria das Dores de Oliveira, técnica de Segurança da Construtora Villela e Carvalho, aponta que as palestras oferecidas pelo Seconci-DF são muito importantes para os colaboradores. “A segurança no trabalho é um assunto que abordamos diariamente com os trabalhadores e, às vezes, acaba passando despercebido por eles. Por isso, ter especialistas aqui reforçando o tema e trazendo casos reais foi muito enriquecedor e interessante para todos”. Joilson da Silva Sousa, encarregado na empresa Construtora Villela e Carvalho, achou a palestra muito interessante e destacou que esse é um assunto que deve ser abordado sempre. “Quanto mais a gente aprender a tomar cuidado e a seguir as orientações da forma correta, melhor”, afirma. “Evitar que um acidente grave ocorra na obra depende de nós mesmos. É preciso sempre realizar todos os serviços utilizando os equipamentos de segurança e alertar os colegas quando algo estiver errado ou fora do padrão”. Fonte: Profissionais do Texto
Março Lilás – mês de conscientização sobre o câncer de colo do útero

Mulheres que atuam em empresas da construção podem realizar consultas e exames com ginecologista José Albuquerque/Comunicação Seconci-DF O Serviço Social da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Seconci-DF) reforça, ao longo do Março Lilás, a importância do cuidado com a saúde das mulheres que atuam no setor da construção civil. A campanha é dedicada à conscientização e à prevenção do câncer do colo do útero, uma das doenças que mais afetam a população feminina no Brasil. Durante o mês, a instituição intensifica a oferta de serviços voltados à saúde da mulher, disponibilizando consultas ginecológicas, exame preventivo Papanicolau, mamografia, ultrassonografia ginecológica, exames laboratoriais e orientações especializadas. O câncer do colo do útero é atualmente a quarta maior causa de morte por neoplasias entre mulheres no país. Segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA) para o período de 2026 a 2028, são esperados mais de 19 mil novos casos por ano. Dados recentes do Ministério da Saúde também evidenciam a gravidade do cenário: somente em 2025, a doença foi responsável pela morte de cerca de 20 mulheres por dia. Diante desse contexto, o Seconci-DF reforça a preocupação com a saúde das trabalhadoras da construção civil que podem, por meio da instituição, ter acesso ao acompanhamento ginecológico e aos serviços de prevenção. Para o gerente médico da instituição, Maurício Nieto, a campanha é um chamado à ação. “O Março Lilás é um convite para que as mulheres priorizem o cuidado com a própria saúde, realizando o rastreamento do câncer do colo do útero. Trata-se de uma doença prevenível e com altas chances de cura quando identificada precocemente”, destaca. Ele também ressalta que a estrutura oferecida pela instituição facilita o acesso ao cuidado. “Disponibilizamos consultas e exames complementares sem custo para as trabalhadoras. Isso permite um diagnóstico oportuno, acompanhamento adequado e tratamento das alterações identificadas, evitando a progressão da doença e possíveis complicações”, explica. Atendimento que faz a diferença Para muitas mulheres que atuam nos canteiros de obra, ter acesso a atendimentos próximos ao ambiente de trabalho é fundamental para manter a saúde em dia sem comprometer a rotina profissional. A rejuntadeira Maria José Rosa, que trabalha na construção civil há cerca de dois anos, destaca a importância da presença feminina no setor, especialmente nas etapas de acabamento, que exigem atenção aos detalhes. Para ela, o atendimento oferecido pelo Seconci-DF faz toda a diferença. “Já utilizei o atendimento de ginecologia e fui muito bem acolhida. Desde a portaria até os profissionais de saúde, o atendimento é excelente. A gente realmente se sente cuidada”, afirma. A ajudante de obra Adriana Maria Barbosa também ressalta o impacto positivo do serviço, especialmente diante das dificuldades de acesso à rede pública. “Quando soube do atendimento, aproveitei a oportunidade. Pelo SUS é muito difícil conseguir consulta. Aqui conseguimos cuidar da saúde sem precisar faltar ao trabalho, madrugar em fila ou ter custos. É algo muito importante para nós”, relata. Para mais informações sobre os serviços oferecidos, entre em contato com o Seconci-DF pelo telefone (61) 3399-1888 ou acesse o site www.seconci-df.org.br.
A audição do seu trabalhador está protegida?

Exame essencial para preservar a saúde auditiva do trabalhador das empresas parceiras ganha nova cabine para realização do exame ocupacional A exposição contínua ao ruído é uma realidade em diversos setores produtivos, especialmente na construção civil. Máquinas, ferramentas elétricas e ambientes com alto nível de pressão sonora podem causar danos progressivos à audição e devem ser acompanhados por exames preventivos. Por isso, a audiometria ocupacional está dentro do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO). O Serviço Social Da Indústria da Construção Civil do DF (Seconci-DF) realiza o exame de audiometria e seu resultado faz parte do Atestado de Saúde Ocupacional (ASO). Com isso, o trabalhador tem uma avaliação da sua capacidade auditiva e, por meio do exame, é possível identificar se sua capacidade auditiva mantém as medições de quando o trabalhador foi admitido pela empresa, ao longo do tempo e com o desempenho de suas funções. A Perda Auditiva Induzida por Níveis de Pressão Sonora Elevados (PAINPSE), se não tratada adequadamente e de forma preventiva, pode se tornar uma doença ocupacional. Ela se desenvolve de forma gradual, muitas vezes sem que o trabalhador perceba os primeiros sinais. A identificação precoce é fundamental para evitar agravamentos, garantir intervenções adequadas e preservar a qualidade de vida do profissional. Cabines acústicas modernas garantem isolamento adequado contra ruídos externos, proporcionando resultados mais precisos e confiáveis Investir em estrutura e tecnologia é investir na prevenção. Um exame realizado em condições ideais fortalece as ações de saúde e segurança do trabalho, além de apoiar as empresas no cumprimento das normas regulamentadoras. O gerente médico do Seconci-DF, Maurício Nieto, explica como esse cuidado e equipamentos de ponta fazem a diferença para o resultado mais assertivo dos pacientes. “Investir em estrutura adequada, com cabines modernas e equipamentos calibrados, significa garantir diagnósticos mais precisos e decisões médicas mais seguras. Nosso compromisso é proteger a saúde hoje para preservar a qualidade de vida no futuro”, contou Maurício. Serviço disponível para empresas parceiras O fonoaudiólogo do Seconci-DF, Luiz Fernando Soares, explica que o exame de audiometria avalia as condições de saúde, faz um diagnóstico da saúde auditiva do paciente e o qualifica para desempenhar suas funções. “A audiometria é um exame simples, rápido e indolor, mas extremamente importante. Ela avalia a capacidade auditiva do trabalhador e permite identificar alterações ainda nos estágios iniciais. Cuidar da audição é cuidar da comunicação, da segurança e da qualidade de vida do trabalhador”, explicou Luiz. Para mais informações sobre esse e os demais exames realizados pelo Seconci-DF, entre em contato conosco pelo telefone (61) 3399-1888 ou pelo e-mail seconci@seconci-df.org.br. Para ficar por dentro de tudo que acontece no nosso Serviço Social, acompanhe as nossas redes sociais.
Saúde bucal no canteiro: palestras gratuitas levam prevenção e cuidado onde o trabalhador está

Comunicação Seconci-DF A rotina intensa nos canteiros de obras pode transformar um incômodo “simples”, como dor de dente ou sangramento gengival, em um problema que afeta bem-estar, concentração e até a segurança no trabalho. Embora muitas doenças bucais sejam de fácil prevenção, elas seguem entre os agravos mais comuns no mundo e, consequentemente no Distrito Federal. No DF, o Serviço Social da Indústria da Construção Civil do DF (Seconci-DF) está presente nos canteiros com palestras de orientação em saúde bucal, sem custo para as empresas parceiras, levando informação prática e prevenção para perto do trabalhador, onde, muitas vezes, o acesso à orientação e à rotina de cuidados é mais desafiador. Além das palestas, entrega kits de higiene bucal e oferta diversos serviços odontológicos gratuitos para trabalhadores da construção. A gerente de odontologia do Seconci-DF, Mára Lúcia Campos, explica a importância de levar o tema para os trabalhadores em forma de palestra. De acordo com Mára, é uma maneira de sensibilizá-los e reforçar a cultura de que é necessário procurar um dentista regularmente. “Nosso objetivo é que eles se sensibilizem e saibam que podem contar conosco para quando estiverem com algum problema relacionado à saúde bucal. Nesse sentido, trazemos a palestra e informamos que seguimos à disposição para atendê-los sempre que preciso for”, disse. Informação que vira hábito: o foco nas palestras As palestras realizadas nos canteiros abordam, de forma direta, temas do dia a dia: técnica correta de escovação, uso do fio dental, sinais de alerta (dor persistente, sangramento, mau hálito, sensibilidade), tipos de tratamento, como usar o serviço gratuito do Seconci para manter uma boa higiene bucal e a importância de buscar atendimento antes que o quadro se agrave. Para incentivar a mudança de comportamento, além da conversa educativa, o Seconci-DF também entrega kits de higiene bucal com escova, pasta e fio dental, reforçando o cuidado contínuo fora do momento da palestra e ajudando a transformar orientação em rotina. Para o pedreiro Francisco Natan, a palestra foi bem explicativa e dinâmica e serviu para que todos pudessem tirar dúvidas sobre o assunto. “Foi muito interessante. Tirou várias dúvidas e deu a oportunidade de perguntar e esclarecer questões, o que é bom para todo mundo. Confesso que eu também tinha medo, mas passei a me interessar cada vez mais, e a experiência foi muito boa. A palestra foi leve, dinâmica e bem bacana”, contou. Atendimento gratuito e estrutura que chega até a obra A atuação educativa se soma a uma rede assistencial que sustenta o cuidado no longo prazo. O Seconci-DF oferece atendimento odontológico gratuito aos trabalhadores das empresas parceiras em unidades fixas, localizadas no Setor Placa da Mercedes/Núcleo Bandeirante e na unidade Asa Norte, no Sindicato dos Trabalhadores (Sticombe), além de disponibilizar quatro unidades móveis, que ficam nos canteiros de obras o tempo suficiente para atender todos os trabalhadores daquele local. Com esse modelo integrado de prevenção no canteiro e assistência na rede, o Seconci-DF realiza cerca de 22 mil atendimentos por ano voltados aos trabalhadores das empresas parceiras, consolidando um papel estratégico na promoção da saúde bucal no setor da construção civil. Por que isso importa para a obra A Organização Mundial da Saúde (OMS) tem chamado atenção para a necessidade de acelerar políticas e ações em saúde bucal, destacando que o tema vai além do sorriso: envolve alimentação, fala, autoestima e qualidade de vida; reforça ainda que a dor pode comprometer a capacidade de estudar e trabalhar. No contexto do canteiro, orientar precocemente e facilitar o acesso ao cuidado é também uma forma de fortalecer saúde, dignidade e prevenção de agravos que poderiam evoluir silenciosamente. Falar sobre bucal é reforçar junto ao trabalhador que ele é o principal responsável e que não deve deixar de procurar um profissional de sua confiança para tratar e cuidar da sua saúde bucal. O cirurgião dentista e palestrante Luiz Gustavo da Rocha ressalta que uma boa saúde bucal vai além da estética, sendo crucial para a saúde geral, autoestima e mastigação, atuando como porta de entrada para o organismo. “A prevenção, através de escovação diária, uso de fio dental, consultas regulares ao dentista e alimentação equilibrada, é a melhor forma de evitar doenças como cáries e periodontite, garantindo qualidade de vida”, conta. SERVIÇO DE ODONTOLOGIA DISPONÍVEIS NO SECONCI-DF Agendamento/contato: (61) 3399-1888 ramal 213 | seconci@seconci-df.org.br
Exames complementares reforçam a prevenção e a segurança na construção civil

Ao ser contratado, os trabalhadores do setor da construção precisam passar por uma avaliação médica que dá origem ao Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) Comunicação Seconci-DF A realização de exames complementares é uma etapa essencial na promoção da saúde e da segurança dos trabalhadores da construção civil. Para atuar no setor, algumas atividades exigem alto esforço físico, exposição a riscos ambientais e operação de máquinas e equipamentos, por isso, torna-se necessária uma avaliação clínica com auxílio dos exames complementares direcionada aos riscos ocupacionais. Esses exames têm como finalidade a prevenção de doenças ocupacionais, a identificação precoce de agravos à saúde relacionados ao trabalho e a avaliação da aptidão do trabalhador para o exercício continuado e seguro de suas funções, contribuindo para a preservação da integridade físicados profissionais. Os Exames complementares fazem parte do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e está descrito na Norma Regulamentadora 7, do Ministério do Trabalho. Sua realização depende da função a ser desempenhada e pode variar de acordo com as características do cargo e das atividades diárias a serem desenvolvidas. Entre os exames complementares mais comuns estão: audiometria, espirometria, acuidade visual, eletrocardiograma, exames de imagem e laboratoriais. Todos eles disponíveis no Serviço Social da Indústria da Construção do DF (Seconci-DF). O gerente de medicina da instituição, Maurício Nieto explica porque esses exames são necessários e como eles garantem integridade e a saúde dos trabalhadores. “Os exames complementares são instrumentos fundamentais para avaliar a aptidão do trabalhador para o exercício seguro de suas funções e para monitorar, ao longo do tempo, possíveis impactos à saúde decorrentes da exposição aos riscos ocupacionais, permitindo intervenções precoces e a prevenção de agravos relacionados ao trabalho”, explica Nieto. Trabalhar em canteiro de obra exige um acompanhamento mais criterioso da saúde dos trabalhadores, contribuindo diretamente para a redução de afastamentos, prevenção de acidentesemelhoria da produtividade nos canteiros de obras. “O ASO é resultado de uma avaliação médica ocupacional realizada nos diferentes momentos do contrato de trabalho, sendo o exame admissional responsável por estabelecer o perfil de saúde inicial do trabalhador e os exames periódicos essenciais para o acompanhamento contínuo da saúde, permitindo a identificação precoce de agravos relacionados ao trabalho”, complementa Nieto. Nesse contexto, o Seconci-DF atua como um aliado estratégico das empresas do setor, oferecendo suporte completo na realização de exames ocupacionais e complementares, além de treinamentos admissionais e capacitações obrigatórias, como treinamento básico de segurança e para trabalho em altura. A instituição trabalha de forma integrada para garantir que os trabalhadores estejam aptos para suas funções, respeitando os requisitos legais e promovendo um ambiente de trabalho mais seguro, saudável e responsável. Empresas da construção civil que desejam fortalecer suas práticas de saúde e segurança no trabalho podem contar com o Seconci-DF como parceiro. Entre em contato, conheça nossos serviços e una-se a quem cuida de quem constrói. Para saber mais sobre a medicina ocupacional do Seconci-DF, ligue (61) 3399-1888 ou (61) 98166-6969. Para ficar por dentro das nossas novidades, acesse www.seconci-df.org.br