Serviço Psicossocial do Seconci-DF disponibiliza atendimento em grupo como forma de tratar problemas relacionados à saúde mental e vícios
Assessoria de Comunicação Social do Seconci-DF
A saúde mental dos trabalhadores da construção civil, o cuidado com a dependência e ajuda no combate ao vício fazem parte da atenção psicossocial do Seconci-DF. O trabalho desenvolvido pela psicóloga da instituição, Flávia Ferraiolo, e pela assistente social, Roseane dos Santos, além do atendimento individualizado, oferece também a modalidade terapia em grupo.
Flávia explica que o atendimento em grupo consiste na assistência a pessoas que estejam passando por problemas semelhantes e que, juntas, possam falar dos seus problemas. “A terapia em grupo nunca foi tão necessária. Neste mundo onde as pessoas sofrem sozinhas, se sentindo desamparadas, precisamos aprender a ouvir melhor o outro a pedir ajuda. Precisamos aprender a nos relacionar de forma acolhedora e respeitosa, desenvolvendo a empatia e a compaixão”, explica Flávia.
Esse serviço está disponível, sem nenhum custo às empresas, nem aos trabalhadores. A terapia está disponível na unidade Asa Norte do Seconci-DF, localizada no Sindicato dos Trabalhadores (Sticombe), às quartas-feiras. “Os trabalhadores e trabalhadoras agora podem contar com o acolhimento dos grupos de terapia do Seconci. Estamos abrindo grupos de jovens e de adultos. Nos grupos os pacientes falam com colegas que vivem as mesmas realidades no trabalho. Assim, fica mais fácil se identificar com a história do outro sujeito e se sentir compreendido”, conta Flávia.
Atendimento Psicossocial: O Seconci-DF, desde maio deste ano, disponibiliza atendimento médico e psicossocial aos trabalhadores por meio do SECONCI PRESENTE. Composto por uma equipe formada por uma assistente social, uma psicóloga e uma técnica de enfermagem, o atendimento acontece nos canteiros de obras com atendimentos diversos como aferição de pressão, glicemia, colesterol, entre outros. Além do atendimento médico, a assistente social e a psicóloga da instituição fazem triagem psicossocial com os trabalhadores e ministram palestras de sensibilização nos canteiros de obras do DF.
Para saber mais, entre em contato pelo telefone (61) 3399-1888 ramal 211 ou pelo e-mail: social@seconci-df.org.br