Seconci-DF valoriza a vida e reforça a importância de procurar ajuda
Comunicação Seconci-DF
O Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, celebrado anualmente em 10 de setembro, é organizado pela Associação Internacional para Prevenção do Suicídio e endossado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). No Seconci-DF, os trabalhadores das empresas parceiras têm acesso ao serviço psicossocial que cuida da saúde mental e da valorização da vida.
Ao longo do ano, as instituição leva palestras de sensibilização aos canteiros de obras, promovendo diálogos abertos sobre saúde mental e incentivando os trabalhadores a reconhecerem os sinais de sofrimento emocional. As ações buscam despertar a consciência de que pedir ajuda é um gesto de coragem e pode salvar vidas.
Além das palestras, o Seconci-DF oferece atendimento psicossocial gratuito, com profissionais de serviço social e psicologia, disponíveis para acolher, orientar e apoiar trabalhadores em situação de vulnerabilidade. Esse serviço é uma rede de cuidado que possibilita não apenas ouvir, mas encaminhar soluções e fortalecer a autoestima e a vontade de viver.
O Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio reforça que ninguém precisa enfrentar a dor sozinho. O Seconci-DF está presente nos canteiros e em sua sede para acolher, orientar e oferecer suporte a todos que necessitam. “Salientamos a importância de não termos medo de falar sobre assuntos delicados e estarmos atentos aos sinais de depressão indicativos de pensamentos mórbidos, falta de vontade de viver, desesperança e ideação suicida, dentre outros sintomas de adoecimento psíquico grave. Buscar ajuda quando estamos precisando pode ser a atitude que promove a vida”, conta Flávia Ferraiolo, psicóloga do Seconci-DF.
Os trabalhadores podem buscar o RH ou a área de segurança de suas empresas para agendar atendimento no Seconci-DF, ou entrar em contato diretamente pelos telefones (61) 3399-1888 ramal 211 ou pelo e-mail social@seconci-df.org.br.
Seconci-DF promove setembro amarelo nos canteiros de obra do DF