Seconci reforça o cuidado com a diabetes

Programa de medicina assistencial da entidade monitora e faz o controle da doença Assessoria de Comunicação Social do Seconci-DF No Dia Mundial de Combate à Diabetes, comemorado em 14 de novembro, o Seconci-DF reforça o cuidado e atenção com a saúde dos trabalhadores. Considerada uma doença silenciosa, a Diabetes deve ser monitorada e os pacientes, ao serem diagnosticados, precisam se atentar para uma rotina de vida saudável. Para isso, é necessário ter uma alimentação saudável com redução de carboidratos, praticar atividades físicas regularmente, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, entre outros. Desde maio de 2022, o Seconci disponibiliza o Programa de Hipertensão e Diabetes (PHD). Graças a ele, os trabalhadores têm acesso a consultas e exames para controle e monitoramento destas doenças. “Nossa preocupação é fazer o atendimento preventivo do trabalhador. A diabetes é uma doença que não avisa quando acomete o paciente, por isso, por meio do PHD, temos procurado levar informação e, principalmente, o atendimento médico no que diz respeito a essas doenças”, explica o médico examinador do Seconci-DF, Tony Teixeira da Silva Junior. Além da prevenção, o PHD tem por objetivo fazer o acompanhamento do trabalhador para casos confirmados das doenças. Esse trabalho consiste nas consultas com o clínico e na realização dos exames para monitorar a situação dos pacientes. “Eu gostei muito do atendimento. Foi a primeira vez que fiz os exames e agora sigo sendo monitorado pelos médicos do Seconci”, conta o assistente de almoxarife, Jefferson Francisco Dourado. O Brasil é o 5º país em incidência de diabetes no mundo, com 16,8 milhões de doentes adultos (20 a 79 anos), perdendo apenas para China, Índia, Estados Unidos e Paquistão. A estimativa da incidência da doença em 2030 chega a 21,5 milhões. Esses dados estão no Atlas do Diabetes da Federação Internacional de Diabetes (IDF). ATENDIMENTO GRATUITO: os trabalhadores da construção civil que quiserem fazer o acompanhamento e os exames para tratar a diabetes, podem fazer o pré-agendamento das consultas pelo site do Seconci (www.seconci-df.org.br). Não há nenhum custo e o atendimento é feito por meio de consultas, exames e acompanhamento regular dos pacientes que estão dentro do PHD. Para saber mais, entre em contato pelo telefone (61) 3399-1888 ramal 210.

Seconci disponibiliza material informativo sobre saúde do homem

Assessoria de Comunicação Social do Seconci-DF Em alusão ao Novembro Azul – Mês de Prevenção ao Câncer de Próstata, o Seconci disponibiliza um folder orientativo sobre a saúde do homem e a importância dos exames preventivos para detecção e tratamento de doenças da próstata, hipertensão e diabetes. Todos os atendimentos relacionados no folder estão disponíveis aos trabalhadores da construção civil das empresas mantenedoras da entidade e podem ser usados por meio de agendamento prévio no site www.seconci-df.org.br. As consultas e exames nas áreas de urologia, hipertensão e diabetes fazem parte da policlínica do trabalhador. Para conhecer mais sobre a medicina assistencial da entidade, veja os vídeos no canal do youtube. Para ver os vídeos do canal, clique aqui. Para ver o folder sobre saúde do homem, clique aqui.

Trabalhadores recebem orientações sobre saúde mental, alcoolismo e trabalho em equipe

Assessoria de Comunicação Social do Seconci-DF Durante três dias seguidos, trabalhadores de um canteiro de obra da Direcional Engenharia localizado em Águas Claras receberam orientações sobre saúde mental, alcoolismo e trabalho em equipe. As palestras foram ministradas pelos profissionais do Seconci como forma de promover a saúde e a valorização dos trabalhadores. A assistente social do Seconci-DF, Roseane dos Santos, esteve no local e reforçou a importância do cuidado com o trabalhador e sua valorização pelas empresas. “Esse trabalho tem grande importância porque possibilita mais conhecimento aos trabalhadores, além de possibilitar que eles tenham contato com assuntos que, às vezes, não são discutidos como saúde mental e cuidados que evitem doenças como depressão”, disse ela. Para falar sobre saúde mental, esteve na obra o psicólogo Clayton Lima. Ele conversou com os trabalhadores e fez um alerta sobre a presença de profissionais da área nas obras como forma de valorização da vida, do trabalho e da pessoa humana. “É importantíssimo falar sobre esse tema porque valoriza a vida do trabalhador e contribui para que ele tenha consciência e possa procurar ajuda, quando estiver passando por algum problema”, explicou Clayton. As palestras sobre trabalho em equipe e alcoolismo foram ministradas pelos técnicos de segurança do Seconci que levam informação a obras em todo o Distrito Federal e possuem vários temas disponíveis. A lista completa de temas está disponível aqui.   Confira abaixo como solicitar as palestras da segurança e do serviço social do Seconci-DF.   Para falar com a segurança do trabalho do Seconci, ligue 3399-188 ramal 247. Para falar com o serviço social do Seconci, ligue 3399-1888 ramal 211.  

Entidades que representam a construção civil criam canal de denúncia

Durante o Fórum do Mercado Imobiliário, em Brasília, foi lançada a primeira etapa do Programa de Conduta Ética para servir de parâmetro ao setor. Uma plataforma foi criada para consulta das empresas, como construtoras e imobiliárias, com um canal de denúncias, que já começou a funcionar. Por ele, qualquer pessoa pode encaminhar reclamações e apontar possíveis irregularidades em obras e procedimentos. “Algumas empresas já têm, por exemplo, em seus próprios canteiros de obra, urnas para que qualquer funcionário possa informar algo que não concorde ou que ache errado” conta Helena Peres, presidente do Conselho de Ética do Sinduscon/DF. Apoiam o programa o Sinduscon, a Asbraco, a Ademi e o Seconci-DF. As lideranças de todas essas entidades participaram do evento ontem. Para acessar, deve-se entrar em https://www.sinduscondf.org.br/ , que direciona para o canal. Limite para presentes  No código de conduta, também está previsto o limite de valor para presentes e brindes a clientes e pessoas ligadas a órgãos de governo. O teto é de R$100. “Acreditamos que a melhor forma de relacionamento das empresas com o governo é ser educado e respeitar o servidor público, sem criar expectativas de benefícios”, aponta Helena Peres. Inovação contra a corrupção Inovação e tecnologia de controle de procedimentos, como em cartórios, por exemplo, é uma grande aliada contra fraudes e corrupção.  Prevenção à Lavagem de Dinheiro Tema que mereceu atenção foi definido como Política de Prevenção à Lavagem de Dinheiro. Uma das formas usadas é a compra de imóveis em espécie. Às vezes, há tentativas de se fazer a operação diretamente com as construtoras. Segundo Peres, o correto seria passar pela imobiliária, que tem a obrigação de informar ao Coaf esse tipo de venda, para que seja fiscalizada a origem do dinheiro. Reforma tributária  A advogada tributarista Mirian Lavocat foi uma das painelistas. Apontou a necessidade de uma reforma tributária que ajude o setor a crescer, com simplificação da carga. “O empresário brasileiro tem que já nascer contador, é obrigado a desvendar um emaranhado muito complexo do nosso sistema tributário. Isso precisa mudar”, disse. O presidente do Codese-DF e da construtora Faenge, Leonardo de Ávila, também esteve presente no Fórum. Fonte: Correio Braziliense  

Edital de Convocação – Assembleia Geral Ordinária

Em cumprimento ao artigo 17 inciso I, alínea “b)” do Estatuto Social do SECONCI-DF, ficam convocados todos os Associados, na plenitude de seus direitos sociais, ou por intermédio dos seus representantes, devidamente documentados na forma prevista no mesmo Estatuto, para participarem da Assembleia Geral Ordinária que será realizada no dia 24.11.2022, às 8h00min, instalando-se em primeira convocação com, no mínimo, 2/3 do número de associados e em segunda convocação às 8h30min, com qualquer número, na sede da entidade, situada no SPLM Conjunto 3, Lotes 11, 13 e 15 – Núcleo Bandeirante – DF, em que será deliberada a seguinte pauta: a) Aprovação do Orçamento para o Exercício de 2023.  Brasília-DF, 10 de novembro de 2022.    MARCELO MACHADO GUIMARÃES PRESIDENTE SECONCI-DF Para acessar a AGO assinada pelo presidente, clique aqui.

CBIC abre inscrições para o 95º ENIC | Política & Estratégia. Garanta sua vaga!

Foi dada a largada para o 95º ENIC | Política & Estratégia – Construindo diálogos com a nova equipe de governo! O encontro será no dia 7 de dezembro, em Brasília. Durante esta edição do Encontro Nacional da Indústria da Construção serão apresentados aos poderes Executivo e Legislativo as propostas do setor para a retomada da economia, geração de emprego e o desenvolvimento sustentável. Na pauta, cinco grandes temas: Desenvolvimento regional Inovação e sustentabilidade na construção Infraestrutura Moradia Emprego Confira, em breve, mais informações. Enquanto isso, garanta já a sua participação no maior evento da construção civil do país! No mesmo dia, também será realizada a cerimônia de premiação do 24º Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade. Participe e conheça também as soluções tecnológicas para modernização do setor. Inscreva-se! Fonte: Agência Cbic

Campanha #SextaRosa alcança 900 trabalhadores

Ação esteve em vários canteiros levando informação sobre o câncer de mama A campanha de prevenção ao câncer de mama realizada pelo Seconci, Sinduscon, Sticombe e Secretaria da Mulher atingiu 900 trabalhadores, entre mulheres e homens, nos canteiros de obras do DF. Durante todas as sextas-feiras do mês de outubro, aconteceram palestras e depoimentos em diversas locais e cidades da capital. As palestras foram ministradas pelo Seconci e pela Secretaria da Mulher. A engenheira de segurança do trabalho do grupo Base Investimentos Stefani Jardim elogiou o trabalho de prevenção feito em prol da saúde das mulheres e agradeceu pela visita na obra da empresa. “Só tenho a agradecer pela disponibilidade em ter esse trabalho e principalmente pelo depoimento das mulheres que passaram por esse problema e hoje compartilham isso conosco”, disse Stefani. A diretora do Seconci-DF, Mirelle Correa, esteve presente nas palestras e ressalta a importância do trabalho feito pelas entidades. “Essa campanha é superimportante porque é a prevenção. Acho que devíamos fazê-la o ano inteiro. Então, é preciso que as mulheres tenham atenção à saúde e aos cuidados. As estatísticas mostram que a sobrevida é muito grande e por isso é importante o trabalho preventivo”, explicou Mirelle. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), são estimados 730 novos casos da doença no Distrito Federal, em 2022, de um total de 66.280 em todo o Brasil. As palestras sobre o tema continuam disponíveis pelo Seconci e podem ser solicitadas por meio da medicina do trabalho da entidade no telefone (61) 3399-1888 ramal 210.

Novembro Azul: Seconci oferece atendimento médico gratuito em urologia

A entidade oferece consultas, exames de PSA e Ultrassonografia como forma de prevenção ao câncer e demais doenças da próstata   Assessoria de Comunicação Social do Seconci-DF Os trabalhadores da construção civil do Distrito Federal contam com o apoio e atendimento médico gratuito do Seconci-DF. A medicina assistencial disponibiliza consulta e exames preventivos ao câncer de próstata, além de outras doenças relacionadas à próstata. Para isso, a entidade conta com atendimento médico em urologia, clínica médica, além do Programa de Hipertensão e Diabetes (PHD). Ressaltando a importância da campanha NOVEMBRO AZUL CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA, o Seconci realiza durante o ano inteiro os serviços de medicina urológica aos trabalhadores das empresas da construção civil. “O exame deve ser feito de forma precoce para que possamos curar o tumor. Quando pegamos o câncer em fase avançada, o tratamento é feito de forma paliativa, por isso é importante que os trabalhadores façam os exames de forma preventiva para que, se detectado, possa ser curado antes da evolução da doença”, explica o urologista do Seconci-DF, José Ribamar Machado Filho. Para ter acesso ao serviço médico do Seconci, basta acessar o site http://www.seconci-df.org.br/Agendamento_Medico.php, preencher o formulário e enviar os dados dos trabalhadores interessados. As consultas estão liberadas aos trabalhadores com idade a partir de 40 anos. A confirmação da consulta será feita pela área médica que retornará o contato confirmando a data e o agendamento das consultas. Para mais informações, entre em contato conosco no telefone (61) 3399-1888 ramal 210.

Governador Ibaneis Rocha entrega escrituras do PRÓ-DF e DESENVOLVE-DF em reunião de diretoria do Sinduscon-DF

Mia Andrade Assessoria de Comunicação Social do Sinduscon-DF O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF) realizou reunião de diretoria nesta terça-feira (25), com a presença do governador Ibaneis Rocha, que realizou a entrega de 25 escrituras e contratos de Concessão de Direito Real de Uso (CDRU) relacionados ao Pró-DF e Desenvolve-DF. Alguns processos, assim como o da entidade, tramitavam há mais de 10 anos. Comemorativa para o setor, a data desta terça-feira foi marcada pelo Dia da Construção Civil e pelo avanço de uma nova etapa para as empresas do setor produtivo que puderam receber a documentação no âmbito dos programas. O presidente do Sinduscon-DF, Dionyzio Klavdianos, abriu a cerimônia agradecendo a presença de todos os participantes e reforçando a importância da data. “Graças ao Leonardo Mundim, nós decidimos ampliar as comemorações neste dia tão importante para o setor produtivo, celebrando a entrega desses documentos que vão poder ajudar uma série de empreendedores não só da construção civil, mas de outros setores. Então, hoje é um momento de comemorar”, agradeceu. Em seguida, foram iniciadas as entregas feitas pelo governador Ibaneis Rocha. O Sinduscon-DF, que pleitava a CDRU de um terreno no SIA desde 2009, foi o primeiro a receber o documento. Uma das possibilidades é construir no local um centro de formação em parceria com o Senai-DF. Edideus Matias foi um dos empresários que recebeu a escritura via Pró-DF após 30 anos de espera e se emocionou ao falar sobre o momento. “Pela glória de Deus nós recebemos essa benção em mãos. Quero agradecer ao governador por fazer com que as empresas voltem a funcionar no Distrito Federal”, ressaltou. Ibaneis Rocha afirmou que a intenção é buscar, pelos próximos quatro anos, uma melhora no ambiente de negócios em Brasília. “Esse documento traz segurança jurídica para os investimentos na nossa cidade. Nós temos sintonia com o setor produtivo do DF e mantendo essa conversa transparente com o setores nós podemos trazer um avanço para nossa cidade”, declarou.