Prevenção ao Câncer Bucal nas Obras

Unidades móveis levam atendimento e conscientização para trabalhadores da construção civil do DF Dentro das campanhas dos meses coloridos, o Maio Vermelho chama a atenção para os cuidados e prevenção contra o câncer bucal. Nesse sentido, o Serviço Social da Indústria da Construção Civil do DF (Seconci-DF), atua nos canteiros de obras levando saúde bucal, orientação e atendimentos para os trabalhadores das empresas que são parceiras à instituição. Além das palestras nas obras, o Seconci-DF disponibiliza quatro unidades móveis que ficam nos canteiros de obras para realização de diversos serviços como limpeza, restauração, extração, entre outros. “Nosso objetivo é levar atendimento de qualidade e conforto para os trabalhadores. Quando uma unidade móvel é instalada num canteiro de obra, ele tem a comodidade de realizar diversos serviços, sem a necessidade de sair do seu ambiente de trabalho. Dessa forma, todos ganham”, conta Mára Lúcia Campos, gerente de odontologia do Seconci-DF. Além das unidades móveis, o Seconci-DF oferece atendimento odontológico gratuito tanto em suas unidades fixas localizadas na sede, Setor Placa da Mercedes, Núcleo Bandeirante, e na unidade Asa Norte, no Sindicato dos Trabalhadores. A iniciativa facilita o acesso à saúde e contribui para que alterações suspeitas sejam identificadas ainda no início. O câncer bucal pode atingir lábios, gengivas, língua, céu da boca e garganta. Em muitos casos, os primeiros sinais passam despercebidos, principalmente por trabalhadores que convivem diariamente com exposição ao sol, poeira, cigarro, álcool e jornadas intensas, fatores que podem aumentar os riscos para o desenvolvimento da doença. As empresas que utilizam o serviço de odontologia móvel do Seconci-DF elogiam a iniciativa. Para a técnica de segurança do trabalho da construtora Faenge, Ana Carolina dos Reis, poder acompanhar esse serviço de perto dentro dos nossos canteiros é muito gratificante. “É muito importante observar a evolução do tratamento dos colaboradores e a satisfação deles com esse atendimento realizado diretamente na obra, trazendo mais comodidade para todos. A iniciativa também gera impactos positivos para a empresa, já que reduz a necessidade de deslocamentos e ausências para atendimentos externos. É uma iniciativa muito positiva do Seconci-DF”, conta ela. ⚠️ Câncer Bucal: sinais de alerta e cuidados no canteiro Nos canteiros de obras, alguns cuidados simples podem fazer a diferença na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer bucal. 🚨 Sinais de alerta Feridas na boca que não cicatrizam em até 15 dias; Manchas avermelhadas ou esbranquiçadas; Caroços na região do pescoço; Dificuldade para mastigar ou engolir; Rouquidão persistente; Sangramentos frequentes na boca. 🦷 Cuidados importantes Utilizar protetor solar labial, especialmente para trabalhadores expostos ao sol; Manter uma boa higiene bucal diariamente; Evitar o consumo excessivo de álcool e cigarro; Realizar consultas odontológicas periódicas; Observar qualquer alteração na boca e procurar atendimento rapidamente. Além dos atendimentos clínicos, o Seconci-DF também desenvolve ações educativas e orientações preventivas dentro das empresas e obras parceiras, aproximando os trabalhadores da informação e incentivando o autocuidado. A prevenção continua sendo a principal ferramenta contra o câncer bucal. Quando identificado precocemente, as chances de tratamento e cura aumentam significativamente. Por isso, atenção aos sinais e acompanhamento odontológico regular são atitudes fundamentais para preservar a saúde e a qualidade de vida do trabalhador da construção civil. Texto: Sidney Rocha/Comunicação Seconci-DF Maio Vermelho destaca cuidados e prevenção do câncer bucal Seconci-DF reforça conscientização sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de boca no Maio Vermelho

Eleito por aclamação, Eduardo Aroeira assume presidência da CBIC em 1º de julho

O empresário Eduardo Aroeira Almeida foi eleito presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) para a gestão 2026/2029 nesta segunda-feira (18). Vice-presidente financeiro da entidade, Aroeira Almeida assumirá o mandato em 1º de julho, consolidando sua atuação no associativismo empresarial. A data da cerimônia de posse será anunciada em breve. Ao agradecer a confiança das entidades associadas, Aroeira destacou o compromisso da nova gestão com o fortalecimento institucional da construção civil brasileira. “A construção civil muda a vida das pessoas. Muda a vida do trabalhador que entra no canteiro de obras sem nenhuma qualificação e sai com um ofício; da família que recebe a chave de uma casa e, com isso, recebe uma identidade, uma segurança”, afirmou. Em breve discurso após a eleição, o novo presidente também ressaltou a importância do diálogo e da atuação conjunta do setor. “Nós recebemos essa responsabilidade com a consciência de que nos é dada a obrigação de servir. A gente não foi eleito somente para ocupar cargos, mas por uma convicção que nos une”, disse. Natural de Brasília, Eduardo Aroeira tem 50 anos e é formado em Engenharia Civil pela Universidade de Brasília (UnB). Além da vice-presidência financeira da CBIC, ele preside o Serviço Social da Indústria da Construção do Distrito Federal (SECONCI-DF). A presidência da CBIC coroa uma trajetória consolidada na representação institucional do setor da construção. Aroeira iniciou sua atuação no Sindicato da Indústria da Construção do Distrito Federal (Sinduscon-DF), onde exerceu o cargo de vice-presidente da Comissão da Indústria Imobiliária. Também presidiu a Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (ADEMI DF) por dois mandatos consecutivos e foi vice-presidente da Cooperativa de Compras do Distrito Federal (COOPERCON-DF). Além da atuação institucional, Aroeira é sócio-diretor da Apex Engenharia. Casado, é pai de duas filhas. Ao finalizar sua fala, Aroeira afirmou que pretende conduzir a CBIC com “mão estendida, ouvido aberto e coração comprometido com aquilo que sempre move a construção civil: pessoas, vidas, famílias e brasileiros que dependem do que essa indústria faz”. Fonte: Agência CBIC

Seconci-DF reforça conscientização sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de boca no Maio Vermelho

Campanha alerta para os fatores de risco, sinais da doença e importância do cuidado com a saúde bucal José Albuquerque/Comunicação Seconci-DF O Maio Vermelho é o mês dedicado à conscientização e prevenção do câncer de boca, campanha que busca alertar a população sobre os fatores de risco, sinais de alerta e, principalmente, a importância do diagnóstico precoce da doença. O tema ganha destaque no Serviço Social da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Seconci-DF), que reforça a importância da informação e do acompanhamento odontológico regular entre os trabalhadores da construção civil e seus familiares. De acordo com estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Brasil deve registrar mais de 17 mil novos casos de câncer de cavidade oral em 2026. A doença está entre os tipos de câncer mais incidentes no país e afeta principalmente os homens. O câncer de boca pode acometer regiões como lábios, língua, gengiva, céu da boca, bochechas e assoalho da boca. Um dos principais desafios para o enfrentamento da doença é que, em muitos casos, ela se desenvolve de forma silenciosa, sem dor ou sintomas aparentes nas fases iniciais. Entre os principais sinais de alerta estão feridas na boca que não cicatrizam em até 15 dias, manchas brancas ou avermelhadas, sangramentos sem causa aparente, caroços na região da boca ou do pescoço, dificuldade para mastigar ou engolir e rouquidão persistente. Segundo a gerente de Odontologia do Seconci-DF, Mára Lucia, a conscientização é uma das principais ferramentas para combater a doença.“Quando identificado precocemente, as chances de cura são muito altas. Por isso, nosso papel enquanto instituição é ampliar o acesso à informação, orientar a população e fortalecer o cuidado com a saúde bucal”, destaca. Os principais fatores de risco para o câncer de boca são o tabagismo e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, especialmente quando associados. Outros fatores também contribuem para o desenvolvimento da doença, como a infecção pelo HPV, má higiene bucal e exposição solar sem proteção. A prevenção continua sendo a principal aliada no combate à doença. Evitar o cigarro, reduzir o consumo de álcool, manter hábitos saudáveis, realizar corretamente a higiene bucal e fazer consultas regulares ao dentista são atitudes essenciais para reduzir os riscos e garantir mais qualidade de vida. “O câncer de boca não pode esperar. Feridas que não cicatrizam, manchas, dor persistente ou dificuldade para mastigar precisam ser investigadas rapidamente. O diagnóstico precoce salva vidas”, reforça Mára Lucia. Cuidado que salva O cuidado e acompanhamento da saúde bucal deve ir além  do Maio Vermelho, o Seconci-DF reforça a importância das consultas odontológicas regulares como ferramenta fundamental para o diagnóstico precoce do câncer de boca. Durante os atendimentos, profissionais capacitados conseguem identificar alterações suspeitas ainda nos estágios iniciais da doença, aumentando significativamente as chances de sucesso no tratamento. Presente na palestra em alusão ao Maio Vermelho, realizada pelo Seconci-DF na obra do novo anexo do Park Shopping, a técnica de segurança Hilia Vanessa Santos, relata que a orientação recebida durante o evento foi essencial para entender a importância da prevenção e da realização de exames regulares. “A palestra foi muito interessante e fundamental para conscientizar os trabalhadores sobre a importância da higiene vocal e os riscos do tabagismo e das drogas. O doutor trouxe explicações claras, interagiu bastante com o pessoal e conseguiu prender a atenção de todos, tirando muitas dúvidas. Tenho certeza de que agora eles vão se cuidar mais e entender os impactos que esses hábitos podem causar na saúde”, completa. O Seconci-DF vai além dos atendimentos nas unidades físicas da instituição, promovendo ações de saúde diretamente nos canteiros de obras, levando orientação, avaliação odontológica e conscientização aos trabalhadores da construção civil. As iniciativas buscam facilitar o acesso ao cuidado preventivo, aproximando os serviços de saúde dos profissionais que, muitas vezes, têm dificuldade de procurar atendimento devido à rotina de trabalho. Para saber mais sobre a Odontologia do Seconci-DF, ligue (61) 3399-1888 ou (61) 98166-6969. Para ficar por dentro das nossas novidades, acesse www.seconci-df.org.br

Programa de alfabetização do Seconci-DF é destaque em reportagem da TV Brasil

Projeto do Seconci-DF foi destaque na TV Brasil ao mostrar como a alfabetização dentro dos canteiros de obras transforma a vida de trabalhadores da construção civil por meio da educação, autonomia e inclusão social O programa de alfabetização do Seconci-DF ganhou destaque em reportagem exibida pela TV Brasil, que mostrou como a iniciativa vem transformando a realidade de trabalhadores da construção civil no Distrito Federal. Desenvolvido em parceria com empresas do setor, o projeto leva educação para dentro dos canteiros de obras e amplia o acesso ao aprendizado para profissionais que não tiveram a oportunidade de estudar na infância. A matéria apresentou o impacto da alfabetização na vida dos trabalhadores, promovendo mais autonomia, cidadania e qualidade de vida. Com aulas adaptadas à rotina dos canteiros e metodologia voltada para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), os participantes conseguem conciliar trabalho e estudo sem comprometer a jornada profissional. Além das entrevistas com professores e coordenadores do projeto, a reportagem também destacou histórias de superação dos próprios alunos. Trabalhadores relataram como aprender a ler e escrever mudou atividades simples do cotidiano, como pegar um ônibus, identificar endereços e compreender instruções no ambiente de trabalho. Durante a reportagem, o presidente do Seconci-DF, Eduardo Aroeira, destacou que o projeto atua principalmente no combate ao analfabetismo funcional, situação em que a pessoa teve acesso à escola, mas não desenvolveu plenamente as habilidades de leitura e escrita.”A iniciativa busca oferecer mais dignidade e autonomia aos trabalhadores da construção civil por meio da educação, ampliando oportunidades dentro e fora do ambiente de trabalho”, destaca. Confira a reportagem completa:

Seconci-DF promove evento sobre atualizações da NR-1 e riscos psicossociais no ambiente de trabalho

O Serviço Social da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Seconci-DF) realizará, no dia 14 de maio de 2026, um evento exclusivo voltado às empresas parceiras para apresentar as atualizações da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1) e os impactos da inclusão dos riscos psicossociais relacionados ao trabalho no Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR). A iniciativa tem como objetivo orientar profissionais de Recursos Humanos, Segurança do Trabalho e gestores sobre as novas exigências legais, além de apresentar soluções práticas já aplicadas no setor da construção civil do Distrito Federal. Durante o encontro, o Seconci-DF também lançará oficialmente seu projeto próprio desenvolvido para apoiar as empresas parceiras no levantamento, diagnóstico e gestão dos riscos psicossociais relacionados ao ambiente de trabalho, com qualificação técnica e alinhamento às diretrizes do Ministério do Trabalho. Destaques da programação: Serviço Data: 14 de maio de 2026Horário: das 9h às 11hLocal: Auditório do Seconci-DF – Setor Placa da Mercedes, Conjunto 3, lotes 11, 13 e 15, Núcleo BandeiranteTransmissão ao vivo: Canal oficial do Seconci-DF no YouTube As vagas presenciais são limitadas e a participação deve ser confirmada por meio de inscrição antecipada. Faça sua inscrição aqui! O evento integra as ações permanentes do Seconci-DF de apoio às empresas da construção civil, oferecendo conhecimento técnico, atualização normativa e soluções voltadas à melhoria dos ambientes de trabalho.

Seconci-DF marcou presença em evento do Ministério do Trabalho em alusão ao 28 de abril

Evento reúniu autoridades, especialistas e vítimas, divulga dados recentes e destaca a segurança no trabalho como responsabilidade coletiva Comunicação Seconci-DF* No dia nacional da segurança e saúde no trabalho, (28/4), o serviço social da Indústria da construção civil do Distrito Federal (Seconci-DF) esteve presente na cerimônia em memória das vítimas de acidentes e doenças do trabalho, marcada pela abertura da exposição fotográfica inédita “Linha de Risco – A Realidade dos Acidentes de Trabalho no Brasil”, realizada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A data reúniu o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho e o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, reforçando a centralidade da prevenção e da promoção de ambientes laborais seguros. O Engenheiro de Segurança do Trabalho Rodrigo Boscoli afirma que a participação da instituição no evento reforça a importancia da prevenção aos acidentes no setor da construção civil. “É por meio da conscientização e da atuação conjunta que conseguimos avançar na proteção da vida dos trabalhadores.” Dados apresentados durante a cerimônia mostram a dimensão do desafio: entre 2016 e 2025, o Brasil registrou mais de 6,4 milhões de acidentes de trabalho e 27.486 mortes. Apenas em 2025, foram mais de 806 mil acidentes e 3.644 óbitos. A cerimônia também foi marcada por depoimentos. O trabalhador José Nilson emocionou o público ao relatar o acidente que lhe custou os dois braços, evidenciando os impactos profundos na vida pessoal, familiar e profissional. Também participou Janaína Pereira, filha do trabalhador paraibano Edval Pereira, vítima de acidente de trabalho fatal em 2024, em João Pessoa. Exposição “Linha de Risco” A exposição integra as ações de sensibilização do MTE e apresenta registros que retratam a realidade dos acidentes de trabalho no país, contribuindo para ampliar o debate público sobre o tema. A iniciativa reforça o compromisso do Ministério com a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, a valorização da vida e a construção de uma cultura de segurança e saúde no trabalho. Os dados de acidentes de trabalho no Brasil entre 2016 e 2025 foram consolidados com base nas Comunicações de Acidentes de Trabalho (CAT) registradas no INSS e no eSocial. Confira a íntegra da avaliação técnica, que apresenta um panorama completo das ocorrências no período. * Com informações Ministério do Trabalho e Emprego

Seconci-DF participa do programa Mesa Pra Dois da Nova Brasil FM

Participação em programa de rádio destaca evolução das normas, papel da conscientização coletiva e impacto dos acidentes na sociedade A gerente de Segurança do Trabalho do Serviço Social da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Seconci-DF), Juliana Moreira, destacou a importância da prevenção de acidentes e da consolidação de uma cultura de segurança durante entrevista ao programa Mesa pra Dois, da Nova Brasil Brasília, nesta sexta-feira (24/4). Em alusão ao Abril Verde, mês dedicado à conscientização sobre saúde e segurança no trabalho. Durante a conversa, a especialista chamou atenção para a evolução histórica das condições de trabalho, especialmente na construção civil. Ao relembrar imagens icônicas, como a de operários em uma viga de aço a mais de 200 metros de altura em Nova York, na década de 1930, ela ressaltou que, à época, não havia equipamentos de proteção nem regulamentações adequadas. “Infelizmente, muitas mudanças vieram após tragédias. A cultura de prevenção foi sendo construída ao longo do tempo, a partir da necessidade de proteger vidas”, afirmou. Juliana destacou o papel do Seconci-DF no apoio às empresas e trabalhadores, com oferta de treinamentos, orientações e ações educativas voltadas à prevenção. “A segurança no trabalho é um compromisso diário. Precisamos falar sobre isso o tempo todo, não apenas depois que o acidente acontece”, concluiu.

Como está sua audição?

Seconci-DF reforça a importância da audiometria na prevenção de perdas auditivas e na promoção da saúde ocupacional No Dia Mundial da Voz, celebrado em 16 de abril, cujo tema em 2026 reforça a importância da prevenção precoce, o Serviço Social da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Seconci-DF), chama a atenção para um fator muitas vezes negligenciado: a relação direta entre a audição e a saúde vocal. A audiometria, exame fundamental oferecido pelo setor de medicina ocupacional do Seconci-DF, não serve apenas para monitorar a perda auditiva, mas também atua como um regulador da voz.A relação entre o cuidado com a voz e a saúde auditiva é direta e profunda, sendo a audição fundamental para a monitorização e produção de uma voz saudável. Ouvir bem é essencial para controlar o tom, o volume e o ritmo da fala, agindo como um feedback (retorno) que permite ao indivíduo ajustar sua voz e evitar esforços desnecessários. A audiometria ocupacional é um exame preventivo e diagnóstico essencial que permite mapear a capacidade auditiva do indivíduo, identificando o limiar de audição, ou seja, o volume mínimo necessário para perceber sons em diferentes frequências. Realizado por fonoaudiólogo em cabine com isolamento acústico. O procedimento integra os exames complementares ocupacionais, que dá origem ao Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) do trabalhador, sendo realizado no momento da sua admissão. Esse acompanhamento permite identificar alterações ao longo do tempo e orientar medidas preventivas de forma mais eficaz e avaliar sua saúde auditiva ao longo do tempo em que esteve no desempenho de suas atividades. Segundo o fonoaudiólogo do Seconci-DF, DR. Luiz Fernando Moreira, a audiometria ocupacional é uma ferramenta essencial para a prevenção de perdas auditivas induzidas por ruído nos ambientes de trabalho, pois possibilita o diagnóstico precoce e o monitoramento contínuo da saúde auditiva do trabalhador. Quando integrada a um Programa de Conservação Auditiva, a prática permite não apenas prevenir, mas também controlar possíveis danos, identificando as fontes de ruído nas empresas e orientando sobre o uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), além de atender às exigências da NR-7 e contribuir para ambientes mais seguros. “A audiometria ocupacional é fundamental para prevenir as perdas auditivas induzidas por ruído nos ambientes de trabalho”, explica. Ainda de acordo com DR. Luiz Fernando Moreira, o exame deve ser realizado em diferentes momentos da jornada profissional, como nos processos admissionais, periódicos, demissionais e em mudanças de risco, garantindo respaldo tanto para o trabalhador quanto para a empresa. Ele destaca que a prática contribui diretamente para a qualidade de vida ao evitar sintomas como zumbido, vertigem e outros problemas associados à perda auditiva, reforçando o papel da audiometria na promoção da saúde ocupacional e na prevenção de doenças relacionadas ao trabalho. “O exame de audiometria é fundamental na saúde do trabalhador”,esclarece. Além da saúde individual, o exame também é um fator determinante para a segurança coletiva. Trabalhadores com a audição preservada conseguem identificar sinais de alerta, alarmes e comunicações de emergência com mais rapidez, reduzindo significativamente o risco de acidentes nos canteiros de obras. O exame de audiometria do Seconci-DF faz parte do rol de serviços médicos ocupacionais que incluem Acuidade Visual, ECG (Eletrocardiograma), EEG (Eletroencefalograma), Espirometria, RX do Tórax e Sabin ocupacional. Empresas da construção civil que desejam fortalecer suas práticas de saúde e segurança no trabalho podem contar com o Seconci-DF como parceiro. Entre em contato, conheça nossos serviços e una-se a quem cuida de quem constrói. Para saber mais sobre a medicina ocupacional do Seconci-DF, ligue (61) 3399-1888 ou (61) 98166-6969. Para ficar por dentro das nossas novidades, acesse www.seconci-df.org.br

Abril Verde reforça cultura de prevenção na construção civil

Voltada à promoção da saúde e segurança no trabalho, a campanha Abril Verde busca informar e mostrar a importância da adoção de uma rotina de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. Em 2026, a campanha terá como foco a saúde mental dos trabalhadores. Em maio entram em vigor as atualizações da Norma Regulamentadora nº 01 (NR-01) que ampliam as diretrizes do Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO), incluindo a obrigatoriedade do levantamento dos riscos psicossociais relacionados ao trabalho no Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) das empresas. Com isso, a partir da presente data, passam a ser obrigatórias a avaliação de riscos relacionados ao estresse, assédio, burnout, ambientes organizacionais tóxicos e sobrecarga de trabalho. A medida reforça a atenção à saúde mental no ambiente laboral com o mesmo rigor dado aos riscos físicos, químicos e biológicos, entre outros. Nesse cenário, o Serviço Social da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Seconci-DF) atua ao lado das empresas da construção civil oferecendo suporte completo para a implementação dessas medidas e a promoção do bem-estar dos trabalhadores. Como parte desse movimento, a entidade já disponibiliza metodologia própria para levantamento dos riscos psicossociais relacionados ao trabalho, conforme a NR-01, do Ministério do Trabalho e Emprego. Ampliar o olhar para a saúde mental no ambiente laboral é um passo essencial para a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, destaca Juliana Moreira de Oliveira, gerente de Segurança do Trabalho do Seconci-DF. “O bem-estar psicológico é fundamental para garantir não apenas a produtividade, mas principalmente a segurança no espaço de trabalho”, afirma. “Entretanto, vale ressaltar, que problemas relacionados, principalmente, a ergonomia, como levantamento de carga, postura inadequada e movimentos repetitivos, ainda se destacam como os principais problemas enfrentados na construção civil. Dessa forma, é preciso que os trabalhadores também fiquem atentos ao seu bem-estar físico”. Além dos riscos psicossociais A construção civil vem registrando resultados positivos em um cenário de avanços consistentes na prevenção de acidentes. Levantamento da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) aponta que, em 2023, o setor registrou os melhores índices de segurança da série histórica, evidenciando a consolidação de práticas preventivas nos canteiros de obras. No ano de referência, o setor registrou uma redução de mais de 30% de acidentes típicos em comparação ao ano anterior. No mesmo período, o número de doenças do trabalho caiu 25%, atingindo o menor índice da série. A letalidade também apresentou recuo 60% menos do que em 2022. Já o indicador de mortalidade caiu 71%. Os resultados refletem uma atuação integrada entre empresas, trabalhadores e entidades. O Seconci-DF promove ações que incluem a elaboração de programas ocupacionais, emissão de laudos técnicos, desenvolvimento de campanhas educativas e realização de atividades diretamente nos canteiros, como palestras, distribuição de materiais informativos e eventos. “A prevenção precisa fazer parte da rotina das obras. Não se trata apenas de cumprir normas, mas de promover uma cultura contínua de cuidado com a vida e a saúde dos trabalhadores”, afirma Juliana Moreira. Para se ter uma ideia, apenas em 2025, o Seconci-DF beneficiou mais de 20 mil trabalhadores, 33% a mais do que em 2024, quando mais de 15 mil foram impactados positivamente. Ao longo do ano, a entidade promoveu treinamentos admissionais, palestras, programas monitorados, curso de CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e treinamentos de NR-35, obrigatório para todo serviço executado acima de 2 metros do nível inferior onde existe o risco de queda. Ao todo 183 empresas associadas foram atendidas. Para o presidente do Seconci-DF, Eduardo Aroeira, o fortalecimento dessa conduta prevencionista está diretamente relacionado à presença de iniciativas estruturadas no setor. “O trabalho desenvolvido pelo Seconci-DF contribui para ampliar o acesso à informação e às boas práticas de segurança, fortalecendo a conscientização nos canteiros de obras e apoiando as empresas na adoção de medidas efetivas de prevenção”, destaca. Abril Verde 2026 Ao longo do mês, o Seconci-DF realiza uma série de ações voltadas à conscientização sobre saúde e segurança no trabalho. Estão agendadas 36 palestras nos canteiros de obras do Distrito Federal. Com isso, milhares de trabalhadores serão sensibilizados com abordagens que incluem temas como saúde mental, riscos psicossociais e uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e Coletivo (EPCs). As atividades também contribuem para iniciativas internas das empresas, como as Semanas Internas de Prevenção de Acidentes (SIPATs) e os Diálogos Diários e Semanais de Segurança, ampliando o alcance das orientações preventivas. “As palestras têm como objetivo fortalecer a cultura de prevenção, mostrando que pequenas atitudes fazem toda a diferença no dia a dia. Nosso compromisso é fazer com que o trabalhador e a trabalhadora retornem para casa com saúde ao fim do expediente”, explica Juliana. Maria das Dores de Oliveira, técnica de Segurança da Construtora Villela e Carvalho, aponta que as palestras oferecidas pelo Seconci-DF são muito importantes para os colaboradores. “A segurança no trabalho é um assunto que abordamos diariamente com os trabalhadores e, às vezes, acaba passando despercebido por eles. Por isso, ter especialistas aqui reforçando o tema e trazendo casos reais foi muito enriquecedor e interessante para todos”. Joilson da Silva Sousa, encarregado na empresa Construtora Villela e Carvalho, achou a palestra muito interessante e destacou que esse é um assunto que deve ser abordado sempre. “Quanto mais a gente aprender a tomar cuidado e a seguir as orientações da forma correta, melhor”, afirma. “Evitar que um acidente grave ocorra na obra depende de nós mesmos. É preciso sempre realizar todos os serviços utilizando os equipamentos de segurança e alertar os colegas quando algo estiver errado ou fora do padrão”. Fonte: Profissionais do Texto

Artigo: O que a lei não vê, o setor da construção já faz

O Congresso Nacional conduz audiências públicas sobre a proposta de emenda constitucional que pode pôr fim à escala 6×1. Em 4 de março, o Senado aprovou a urgência da matéria, estendendo o prazo para 20 dias, texto que recebeu a sanção presidencial em março. São mudanças de grande alcance trabalhista no Legislativo e que impactam a construção civil, principal motor da economia do Distrito Federal. Este artigo trata do debate um tanto pouco considerado no processo político: antes de legislar, o setor já implementa ações relevantes para o trabalhador. Desde 1988, a construção civil mantém o Serviço Social da Indústria da Construção do Distrito Federal (Seconci-DF), integrado a um sistema atuante em outros estados. Ele tem sua criação em 1964, em São Paulo. Em razão do sucesso alcançado, foi implantado na capital federal pelos empresários em parceria com o sindicato dos trabalhadores. O Seconci-DF cuida da saúde, da segurança e do bem-estar dos trabalhadores dos canteiros e de suas famílias. É uma iniciativa voluntária estabelecida na Convenção Coletiva de Trabalho da categoria. Por meio da entidade, os trabalhadores têm acesso a programas de alfabetização, a diversos serviços médicos assistenciais e ocupacionais, de segurança do trabalho, de odontologia, além de atendimento psicossocial. Já as empresas têm apoio e suporte para o cumprimento das obrigações legais quanto à segurança e à saúde do trabalho. Essas iniciativas não substituem a legislação trabalhista, mas demonstram que o setor desenvolve soluções próprias, relevantes para esse debate. A pergunta que parece sem resposta é: na hora de votar novos dispositivos trabalhistas, esse esforço voluntário de um setor relevante como a construção civil é levado em conta? Sobre a escala 6×1, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção afirma que reduções de jornada costumam exigir ganhos equivalentes de produtividade. A construção civil tem dinâmicas próprias, com prazos contratuais, fases de concretagem, que podem ser interrompidas no meio do processo. As equipes funcionam em escalas que dependem do andamento físico em execução, não do horário diário da semana. O setor demonstra, na prática, que pode avançar na proteção aos trabalhadores para além do que a lei exige. Além do Seconci-DF, conta com o instrumento da negociação coletiva. Proibir a escala 6×1 por PEC retira essa flexibilidade e pode gerar custo para o trabalhador da construção, que, em muitos casos, opta por trabalhar no sábado e compensar a folga em outro dia da semana. A negociação coletiva, como a Convenção 2025-2027, firmada entre Sindicato-DF e o sindicato dos trabalhadores, resolve essas questões. É instrumento que permite ajustar jornadas e compensações de forma mais próxima da realidade do canteiro. Sobre a nova lei de licença-paternidade, ampliação é bem-vinda e permitirá ao pai conviver por 20 dias com a família, conquista a ser apoiada pelo INSS. Mas deixa um problema sério em aberto. No canteiro, a ausência de um trabalhador qualificado por 20 dias é uma interrupção real na cadeia produtiva. A construção civil vive um período de forte demanda por mão de obra e enfrenta dificuldade para encontrar trabalhadores qualificados. Por isso, é difícil substituir um armador ou pedreiro experiente. A consequência pode ser o alongamento de prazos e o eventual repasse de custos ao preço final das obras. Esse quadro ocorre em um momento de conflito militar envolvendo EUA, Israel e Irã, que tem elevado o preço do diesel (30% do produto são importados), insumo essencial e de impacto direto nos custos da construção. Em um contexto assim, mudanças nas regras trabalhistas exigem ainda mais cautela. A situação da Previdência Social é outro agravante. Em 2025, o gasto anual com benefícios previdenciários ultrapassou R$ 1 trilhão, com rombo de R$ 317 bilhões no Regime Geral, conforme o governo. Acrescentar um novo benefício com impacto fiscal estimado em R$ 5,44 bilhões anuais, como a licença-paternidade ampliada, exige avaliação mais rigorosa. A construção civil do DF faz a sua parte. Cuida da saúde, da educação e do bem-estar de seus trabalhadores e famílias por meio de ações como o Seconci. De 1988 a 2025, foram quase 4,2 milhões de atendimentos pela entidade no Distrito Federal. O setor espera, em troca, que novas regras sejam avaliadas com o mesmo senso de responsabilidade, levando em conta o que já funciona na prática. Eduardo Aroeira Almeida/Presidente do Seconci-DF Artigo publicado no Correio Braziliense em 7 de abril de 2026.