Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho SECONCI-DF 2026

Evento promove uma semana de conscientização sobre saúde, bem-estar e qualidade de vida no trabalho para os colaboradores da entidade O Serviço Social da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Seconci-DF) realiza, de 22 a 26 de junho de 2026, uma programação especial que reforça o compromisso da instituição com a promoção da saúde e da qualidade de vida de seus colaboradores. Trata-se da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) e reforça a importancia da prevenção de acidentes e da promoção da segurança e da saúde nos ambientes laborais. Para Luiz Fernando Souto de Azambuja, Vice-Presidente do Seconci-DF, a instituição tem a saúde e a segurança como parte do seu DNA. Por esse motivo, a SIPAT representa uma das semanas mais importantes da nossa instituição. “Investir em saúde e segurança é investir nas pessoas, e é dessa forma que encaramos cada ação promovida para nossos colaboradores. Agradecemos à CIPA pelo empenho na organização desta semana e esperamos que todos aproveitem as palestras e atividades preparadas. Cada novo aprendizado e cada pequeno hábito incorporado ao dia a dia contribuem para uma vida mais saudável e para um ambiente de trabalho cada vez melhor. Quem ganha com isso somos todos nós”, declara. Georgia Grace Bernardes , gerente geral do Seconci-DF, reforça que a SIPAT é muito mais do que um requisito de conformidade legal. Ela é um presente para cada colaborador. “Toda a programação foi construída com dedicação, planejamento e muito carinho pelos membros da CIPA, com o objetivo de levar conhecimento e incentivar hábitos que contribuam para uma melhor qualidade de vida. Aproveitem cada palestra e atividade. Pequenas mudanças diárias podem gerar grandes resultados ao longo do tempo. Como ensina a filosofia Kaizen, avanços de apenas 1% ao dia são capazes de transformar nossa rotina e nossa saúde. O importante é vencer a inércia e dar o primeiro passo”, destaca. O presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do Seconci-DF, Gerson de Alcântara, reforcou o convite para que todos os colaboradores participem da Semana. “Esse é um convite para que cada colaborador invista em sua saúde por meio de pequenos hábitos que fazem a diferença no dia a dia.”Contamos com a participação de todos para tornar esta semana um momento de aprendizado, cuidado e integração”, disse ele. Com o tema “Seus hábitos diários constroem seu futuro”, a SIPAT 2026 promoverá uma série de atividades voltadas à saúde, qualidade de vida e bem-estar dos colaboradores do Seconci-DF. Organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (CIPA), a iniciativa busca conscientizar os trabalhadores sobre a importância da prevenção, do autocuidado e da adoção de hábitos saudáveis dentro e fora do ambiente de trabalho. A abertura do evento, aconteceu nesta segunda-feira, 22 de junho, com a palestra “Nutrição”, ministrada pela nutricionista Karol Marques. No período da tarde, das 13h às 17h, os colaboradores realizaram o exame de bioimpedância, que avalia a composição corporal e auxilia no acompanhamento da saúde física. Confira a programação completa da SIPAT SECONCI-DF 2026:
Seconci-DF conquista o bicampeonato da 16ª Copa Sinduscon-DF

Após empate em 2 a 2 no tempo regulamentar contra o Sesi, equipe do Seconci-DF garantiu o bicampeonato da categoria Entidades nos pênaltis O Seconci-DF é o grande campeão da categoria Entidades da 16ª Copa Sinduscon-DF de Futebol Society. Em uma final emocionante contra o Serviço Social da Indústria (Sesi) , a equipe mostrou raça e determinação para levantar mais uma vez a taça da competição. No tempo regulamentar, o confronto terminou empatado em 2 a 2. A decisão foi para os pênaltis, e o grande destaque foi o goleiro João Victor, que defendeu duas cobranças e teve papel decisivo na conquista do título. Além do bicampeonato, o Seconci-DF também brilhou nas premiações individuais, com os jogadores Rodrigo Boscoli e João Victor encerrando a competição como artilheiro da categoria Entidades e o melhor goleiro do campeonato respectivamente. Para o presidente do Seconci-DF, Eduardo Aroeira, a participação da instituição na Copa vai muito além da disputa esportiva.“A Copa Sinduscon-DF de Futebol é um evento importantíssimo. É um momento de confraternização, de encontro entre empregadores e empregados. Uma verdadeira festa de relacionamento, saúde e qualidade de vida. E o Seconci-DF não poderia ficar de fora dessa iniciativa”, destacou.O presidente também comemorou a atuação da equipe na grande final. “O time jogou com muita raça. Foi um grande jogo, muito disputado, e a vitória foi merecida. A equipe demonstrou união, comprometimento e espírito esportivo durante toda a competição”, ressaltou. Além da participação em campo, o Seconci-DF esteve presente durante toda a competição oferecendo atendimentos de saúde aos participantes, reforçando seu compromisso com o bem-estar dos trabalhadores da construção civil.“Durante toda a Copa tivemos atendimentos de saúde, mostrando que esse evento tem tudo a ver com a missão do Seconci-DF. Saúde, prevenção e qualidade de vida fazem parte do nosso trabalho e da nossa presença aqui”, afirmou Aroeira. O trailer de saúde do Seconci-DF instalado no local do evento levou atendimento de qualidade tanto aos atletas quanto aos espectadores, proporcionando acesso facilitado aos cuidados de saúde durante toda a competição. Ao longo do torneio, foram realizados 73 atendimentos odontológicos e 156 atendimentos médicos, demonstrando a importância de iniciativas que aproximam os serviços de saúde dos trabalhadores e seus familiares. A ação contribuiu para a prevenção, orientação e acompanhamento da saúde dos participantes, fortalecendo o compromisso do Seconci-DF com a qualidade de vida, a valorização das pessoas e o desenvolvimento sustentável do setor da construção. Com a taça garantida, o Seconci-DF já mira o confronto contra a Real Engenharia, time campeão da categoria construtoras, valendo a supercopa no dia 27/06.
Prevenção ao Câncer Bucal nas Obras

Unidades móveis levam atendimento e conscientização para trabalhadores da construção civil do DF Dentro das campanhas dos meses coloridos, o Maio Vermelho chama a atenção para os cuidados e prevenção contra o câncer bucal. Nesse sentido, o Serviço Social da Indústria da Construção Civil do DF (Seconci-DF), atua nos canteiros de obras levando saúde bucal, orientação e atendimentos para os trabalhadores das empresas que são parceiras à instituição. Além das palestras nas obras, o Seconci-DF disponibiliza quatro unidades móveis que ficam nos canteiros de obras para realização de diversos serviços como limpeza, restauração, extração, entre outros. “Nosso objetivo é levar atendimento de qualidade e conforto para os trabalhadores. Quando uma unidade móvel é instalada num canteiro de obra, ele tem a comodidade de realizar diversos serviços, sem a necessidade de sair do seu ambiente de trabalho. Dessa forma, todos ganham”, conta Mára Lúcia Campos, gerente de odontologia do Seconci-DF. Além das unidades móveis, o Seconci-DF oferece atendimento odontológico gratuito tanto em suas unidades fixas localizadas na sede, Setor Placa da Mercedes, Núcleo Bandeirante, e na unidade Asa Norte, no Sindicato dos Trabalhadores. A iniciativa facilita o acesso à saúde e contribui para que alterações suspeitas sejam identificadas ainda no início. O câncer bucal pode atingir lábios, gengivas, língua, céu da boca e garganta. Em muitos casos, os primeiros sinais passam despercebidos, principalmente por trabalhadores que convivem diariamente com exposição ao sol, poeira, cigarro, álcool e jornadas intensas, fatores que podem aumentar os riscos para o desenvolvimento da doença. As empresas que utilizam o serviço de odontologia móvel do Seconci-DF elogiam a iniciativa. Para a técnica de segurança do trabalho da construtora Faenge, Ana Carolina dos Reis, poder acompanhar esse serviço de perto dentro dos nossos canteiros é muito gratificante. “É muito importante observar a evolução do tratamento dos colaboradores e a satisfação deles com esse atendimento realizado diretamente na obra, trazendo mais comodidade para todos. A iniciativa também gera impactos positivos para a empresa, já que reduz a necessidade de deslocamentos e ausências para atendimentos externos. É uma iniciativa muito positiva do Seconci-DF”, conta ela. ⚠️ Câncer Bucal: sinais de alerta e cuidados no canteiro Nos canteiros de obras, alguns cuidados simples podem fazer a diferença na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer bucal. 🚨 Sinais de alerta Feridas na boca que não cicatrizam em até 15 dias; Manchas avermelhadas ou esbranquiçadas; Caroços na região do pescoço; Dificuldade para mastigar ou engolir; Rouquidão persistente; Sangramentos frequentes na boca. 🦷 Cuidados importantes Utilizar protetor solar labial, especialmente para trabalhadores expostos ao sol; Manter uma boa higiene bucal diariamente; Evitar o consumo excessivo de álcool e cigarro; Realizar consultas odontológicas periódicas; Observar qualquer alteração na boca e procurar atendimento rapidamente. Além dos atendimentos clínicos, o Seconci-DF também desenvolve ações educativas e orientações preventivas dentro das empresas e obras parceiras, aproximando os trabalhadores da informação e incentivando o autocuidado. A prevenção continua sendo a principal ferramenta contra o câncer bucal. Quando identificado precocemente, as chances de tratamento e cura aumentam significativamente. Por isso, atenção aos sinais e acompanhamento odontológico regular são atitudes fundamentais para preservar a saúde e a qualidade de vida do trabalhador da construção civil. Texto: Sidney Rocha/Comunicação Seconci-DF Maio Vermelho destaca cuidados e prevenção do câncer bucal Seconci-DF reforça conscientização sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de boca no Maio Vermelho
Eleito por aclamação, Eduardo Aroeira assume presidência da CBIC em 1º de julho

O empresário Eduardo Aroeira Almeida foi eleito presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) para a gestão 2026/2029 nesta segunda-feira (18). Vice-presidente financeiro da entidade, Aroeira Almeida assumirá o mandato em 1º de julho, consolidando sua atuação no associativismo empresarial. A data da cerimônia de posse será anunciada em breve. Ao agradecer a confiança das entidades associadas, Aroeira destacou o compromisso da nova gestão com o fortalecimento institucional da construção civil brasileira. “A construção civil muda a vida das pessoas. Muda a vida do trabalhador que entra no canteiro de obras sem nenhuma qualificação e sai com um ofício; da família que recebe a chave de uma casa e, com isso, recebe uma identidade, uma segurança”, afirmou. Em breve discurso após a eleição, o novo presidente também ressaltou a importância do diálogo e da atuação conjunta do setor. “Nós recebemos essa responsabilidade com a consciência de que nos é dada a obrigação de servir. A gente não foi eleito somente para ocupar cargos, mas por uma convicção que nos une”, disse. Natural de Brasília, Eduardo Aroeira tem 50 anos e é formado em Engenharia Civil pela Universidade de Brasília (UnB). Além da vice-presidência financeira da CBIC, ele preside o Serviço Social da Indústria da Construção do Distrito Federal (SECONCI-DF). A presidência da CBIC coroa uma trajetória consolidada na representação institucional do setor da construção. Aroeira iniciou sua atuação no Sindicato da Indústria da Construção do Distrito Federal (Sinduscon-DF), onde exerceu o cargo de vice-presidente da Comissão da Indústria Imobiliária. Também presidiu a Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (ADEMI DF) por dois mandatos consecutivos e foi vice-presidente da Cooperativa de Compras do Distrito Federal (COOPERCON-DF). Além da atuação institucional, Aroeira é sócio-diretor da Apex Engenharia. Casado, é pai de duas filhas. Ao finalizar sua fala, Aroeira afirmou que pretende conduzir a CBIC com “mão estendida, ouvido aberto e coração comprometido com aquilo que sempre move a construção civil: pessoas, vidas, famílias e brasileiros que dependem do que essa indústria faz”. Fonte: Agência CBIC
Seconci-DF reforça conscientização sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de boca no Maio Vermelho

Campanha alerta para os fatores de risco, sinais da doença e importância do cuidado com a saúde bucal José Albuquerque/Comunicação Seconci-DF O Maio Vermelho é o mês dedicado à conscientização e prevenção do câncer de boca, campanha que busca alertar a população sobre os fatores de risco, sinais de alerta e, principalmente, a importância do diagnóstico precoce da doença. O tema ganha destaque no Serviço Social da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Seconci-DF), que reforça a importância da informação e do acompanhamento odontológico regular entre os trabalhadores da construção civil e seus familiares. De acordo com estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Brasil deve registrar mais de 17 mil novos casos de câncer de cavidade oral em 2026. A doença está entre os tipos de câncer mais incidentes no país e afeta principalmente os homens. O câncer de boca pode acometer regiões como lábios, língua, gengiva, céu da boca, bochechas e assoalho da boca. Um dos principais desafios para o enfrentamento da doença é que, em muitos casos, ela se desenvolve de forma silenciosa, sem dor ou sintomas aparentes nas fases iniciais. Entre os principais sinais de alerta estão feridas na boca que não cicatrizam em até 15 dias, manchas brancas ou avermelhadas, sangramentos sem causa aparente, caroços na região da boca ou do pescoço, dificuldade para mastigar ou engolir e rouquidão persistente. Segundo a gerente de Odontologia do Seconci-DF, Mára Lucia, a conscientização é uma das principais ferramentas para combater a doença.“Quando identificado precocemente, as chances de cura são muito altas. Por isso, nosso papel enquanto instituição é ampliar o acesso à informação, orientar a população e fortalecer o cuidado com a saúde bucal”, destaca. Os principais fatores de risco para o câncer de boca são o tabagismo e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, especialmente quando associados. Outros fatores também contribuem para o desenvolvimento da doença, como a infecção pelo HPV, má higiene bucal e exposição solar sem proteção. A prevenção continua sendo a principal aliada no combate à doença. Evitar o cigarro, reduzir o consumo de álcool, manter hábitos saudáveis, realizar corretamente a higiene bucal e fazer consultas regulares ao dentista são atitudes essenciais para reduzir os riscos e garantir mais qualidade de vida. “O câncer de boca não pode esperar. Feridas que não cicatrizam, manchas, dor persistente ou dificuldade para mastigar precisam ser investigadas rapidamente. O diagnóstico precoce salva vidas”, reforça Mára Lucia. Cuidado que salva O cuidado e acompanhamento da saúde bucal deve ir além do Maio Vermelho, o Seconci-DF reforça a importância das consultas odontológicas regulares como ferramenta fundamental para o diagnóstico precoce do câncer de boca. Durante os atendimentos, profissionais capacitados conseguem identificar alterações suspeitas ainda nos estágios iniciais da doença, aumentando significativamente as chances de sucesso no tratamento. Presente na palestra em alusão ao Maio Vermelho, realizada pelo Seconci-DF na obra do novo anexo do Park Shopping, a técnica de segurança Hilia Vanessa Santos, relata que a orientação recebida durante o evento foi essencial para entender a importância da prevenção e da realização de exames regulares. “A palestra foi muito interessante e fundamental para conscientizar os trabalhadores sobre a importância da higiene vocal e os riscos do tabagismo e das drogas. O doutor trouxe explicações claras, interagiu bastante com o pessoal e conseguiu prender a atenção de todos, tirando muitas dúvidas. Tenho certeza de que agora eles vão se cuidar mais e entender os impactos que esses hábitos podem causar na saúde”, completa. O Seconci-DF vai além dos atendimentos nas unidades físicas da instituição, promovendo ações de saúde diretamente nos canteiros de obras, levando orientação, avaliação odontológica e conscientização aos trabalhadores da construção civil. As iniciativas buscam facilitar o acesso ao cuidado preventivo, aproximando os serviços de saúde dos profissionais que, muitas vezes, têm dificuldade de procurar atendimento devido à rotina de trabalho. Para saber mais sobre a Odontologia do Seconci-DF, ligue (61) 3399-1888 ou (61) 98166-6969. Para ficar por dentro das nossas novidades, acesse www.seconci-df.org.br
Programa de alfabetização do Seconci-DF é destaque em reportagem da TV Brasil

Projeto do Seconci-DF foi destaque na TV Brasil ao mostrar como a alfabetização dentro dos canteiros de obras transforma a vida de trabalhadores da construção civil por meio da educação, autonomia e inclusão social O programa de alfabetização do Seconci-DF ganhou destaque em reportagem exibida pela TV Brasil, que mostrou como a iniciativa vem transformando a realidade de trabalhadores da construção civil no Distrito Federal. Desenvolvido em parceria com empresas do setor, o projeto leva educação para dentro dos canteiros de obras e amplia o acesso ao aprendizado para profissionais que não tiveram a oportunidade de estudar na infância. A matéria apresentou o impacto da alfabetização na vida dos trabalhadores, promovendo mais autonomia, cidadania e qualidade de vida. Com aulas adaptadas à rotina dos canteiros e metodologia voltada para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), os participantes conseguem conciliar trabalho e estudo sem comprometer a jornada profissional. Além das entrevistas com professores e coordenadores do projeto, a reportagem também destacou histórias de superação dos próprios alunos. Trabalhadores relataram como aprender a ler e escrever mudou atividades simples do cotidiano, como pegar um ônibus, identificar endereços e compreender instruções no ambiente de trabalho. Durante a reportagem, o presidente do Seconci-DF, Eduardo Aroeira, destacou que o projeto atua principalmente no combate ao analfabetismo funcional, situação em que a pessoa teve acesso à escola, mas não desenvolveu plenamente as habilidades de leitura e escrita.”A iniciativa busca oferecer mais dignidade e autonomia aos trabalhadores da construção civil por meio da educação, ampliando oportunidades dentro e fora do ambiente de trabalho”, destaca. Confira a reportagem completa:
Seconci-DF promove evento sobre atualizações da NR-1 e riscos psicossociais no ambiente de trabalho

O Serviço Social da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Seconci-DF) realizará, no dia 14 de maio de 2026, um evento exclusivo voltado às empresas parceiras para apresentar as atualizações da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1) e os impactos da inclusão dos riscos psicossociais relacionados ao trabalho no Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR). A iniciativa tem como objetivo orientar profissionais de Recursos Humanos, Segurança do Trabalho e gestores sobre as novas exigências legais, além de apresentar soluções práticas já aplicadas no setor da construção civil do Distrito Federal. Durante o encontro, o Seconci-DF também lançará oficialmente seu projeto próprio desenvolvido para apoiar as empresas parceiras no levantamento, diagnóstico e gestão dos riscos psicossociais relacionados ao ambiente de trabalho, com qualificação técnica e alinhamento às diretrizes do Ministério do Trabalho. Destaques da programação: Serviço Data: 14 de maio de 2026Horário: das 9h às 11hLocal: Auditório do Seconci-DF – Setor Placa da Mercedes, Conjunto 3, lotes 11, 13 e 15, Núcleo BandeiranteTransmissão ao vivo: Canal oficial do Seconci-DF no YouTube As vagas presenciais são limitadas e a participação deve ser confirmada por meio de inscrição antecipada. Faça sua inscrição aqui! O evento integra as ações permanentes do Seconci-DF de apoio às empresas da construção civil, oferecendo conhecimento técnico, atualização normativa e soluções voltadas à melhoria dos ambientes de trabalho.
Seconci-DF marcou presença em evento do Ministério do Trabalho em alusão ao 28 de abril

Evento reúniu autoridades, especialistas e vítimas, divulga dados recentes e destaca a segurança no trabalho como responsabilidade coletiva Comunicação Seconci-DF* No dia nacional da segurança e saúde no trabalho, (28/4), o serviço social da Indústria da construção civil do Distrito Federal (Seconci-DF) esteve presente na cerimônia em memória das vítimas de acidentes e doenças do trabalho, marcada pela abertura da exposição fotográfica inédita “Linha de Risco – A Realidade dos Acidentes de Trabalho no Brasil”, realizada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A data reúniu o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho e o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, reforçando a centralidade da prevenção e da promoção de ambientes laborais seguros. O Engenheiro de Segurança do Trabalho Rodrigo Boscoli afirma que a participação da instituição no evento reforça a importancia da prevenção aos acidentes no setor da construção civil. “É por meio da conscientização e da atuação conjunta que conseguimos avançar na proteção da vida dos trabalhadores.” Dados apresentados durante a cerimônia mostram a dimensão do desafio: entre 2016 e 2025, o Brasil registrou mais de 6,4 milhões de acidentes de trabalho e 27.486 mortes. Apenas em 2025, foram mais de 806 mil acidentes e 3.644 óbitos. A cerimônia também foi marcada por depoimentos. O trabalhador José Nilson emocionou o público ao relatar o acidente que lhe custou os dois braços, evidenciando os impactos profundos na vida pessoal, familiar e profissional. Também participou Janaína Pereira, filha do trabalhador paraibano Edval Pereira, vítima de acidente de trabalho fatal em 2024, em João Pessoa. Exposição “Linha de Risco” A exposição integra as ações de sensibilização do MTE e apresenta registros que retratam a realidade dos acidentes de trabalho no país, contribuindo para ampliar o debate público sobre o tema. A iniciativa reforça o compromisso do Ministério com a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, a valorização da vida e a construção de uma cultura de segurança e saúde no trabalho. Os dados de acidentes de trabalho no Brasil entre 2016 e 2025 foram consolidados com base nas Comunicações de Acidentes de Trabalho (CAT) registradas no INSS e no eSocial. Confira a íntegra da avaliação técnica, que apresenta um panorama completo das ocorrências no período. * Com informações Ministério do Trabalho e Emprego
Seconci-DF participa do programa Mesa Pra Dois da Nova Brasil FM

Participação em programa de rádio destaca evolução das normas, papel da conscientização coletiva e impacto dos acidentes na sociedade A gerente de Segurança do Trabalho do Serviço Social da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Seconci-DF), Juliana Moreira, destacou a importância da prevenção de acidentes e da consolidação de uma cultura de segurança durante entrevista ao programa Mesa pra Dois, da Nova Brasil Brasília, nesta sexta-feira (24/4). Em alusão ao Abril Verde, mês dedicado à conscientização sobre saúde e segurança no trabalho. Durante a conversa, a especialista chamou atenção para a evolução histórica das condições de trabalho, especialmente na construção civil. Ao relembrar imagens icônicas, como a de operários em uma viga de aço a mais de 200 metros de altura em Nova York, na década de 1930, ela ressaltou que, à época, não havia equipamentos de proteção nem regulamentações adequadas. “Infelizmente, muitas mudanças vieram após tragédias. A cultura de prevenção foi sendo construída ao longo do tempo, a partir da necessidade de proteger vidas”, afirmou. Juliana destacou o papel do Seconci-DF no apoio às empresas e trabalhadores, com oferta de treinamentos, orientações e ações educativas voltadas à prevenção. “A segurança no trabalho é um compromisso diário. Precisamos falar sobre isso o tempo todo, não apenas depois que o acidente acontece”, concluiu.
Como está sua audição?

Seconci-DF reforça a importância da audiometria na prevenção de perdas auditivas e na promoção da saúde ocupacional No Dia Mundial da Voz, celebrado em 16 de abril, cujo tema em 2026 reforça a importância da prevenção precoce, o Serviço Social da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Seconci-DF), chama a atenção para um fator muitas vezes negligenciado: a relação direta entre a audição e a saúde vocal. A audiometria, exame fundamental oferecido pelo setor de medicina ocupacional do Seconci-DF, não serve apenas para monitorar a perda auditiva, mas também atua como um regulador da voz.A relação entre o cuidado com a voz e a saúde auditiva é direta e profunda, sendo a audição fundamental para a monitorização e produção de uma voz saudável. Ouvir bem é essencial para controlar o tom, o volume e o ritmo da fala, agindo como um feedback (retorno) que permite ao indivíduo ajustar sua voz e evitar esforços desnecessários. A audiometria ocupacional é um exame preventivo e diagnóstico essencial que permite mapear a capacidade auditiva do indivíduo, identificando o limiar de audição, ou seja, o volume mínimo necessário para perceber sons em diferentes frequências. Realizado por fonoaudiólogo em cabine com isolamento acústico. O procedimento integra os exames complementares ocupacionais, que dá origem ao Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) do trabalhador, sendo realizado no momento da sua admissão. Esse acompanhamento permite identificar alterações ao longo do tempo e orientar medidas preventivas de forma mais eficaz e avaliar sua saúde auditiva ao longo do tempo em que esteve no desempenho de suas atividades. Segundo o fonoaudiólogo do Seconci-DF, DR. Luiz Fernando Moreira, a audiometria ocupacional é uma ferramenta essencial para a prevenção de perdas auditivas induzidas por ruído nos ambientes de trabalho, pois possibilita o diagnóstico precoce e o monitoramento contínuo da saúde auditiva do trabalhador. Quando integrada a um Programa de Conservação Auditiva, a prática permite não apenas prevenir, mas também controlar possíveis danos, identificando as fontes de ruído nas empresas e orientando sobre o uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), além de atender às exigências da NR-7 e contribuir para ambientes mais seguros. “A audiometria ocupacional é fundamental para prevenir as perdas auditivas induzidas por ruído nos ambientes de trabalho”, explica. Ainda de acordo com DR. Luiz Fernando Moreira, o exame deve ser realizado em diferentes momentos da jornada profissional, como nos processos admissionais, periódicos, demissionais e em mudanças de risco, garantindo respaldo tanto para o trabalhador quanto para a empresa. Ele destaca que a prática contribui diretamente para a qualidade de vida ao evitar sintomas como zumbido, vertigem e outros problemas associados à perda auditiva, reforçando o papel da audiometria na promoção da saúde ocupacional e na prevenção de doenças relacionadas ao trabalho. “O exame de audiometria é fundamental na saúde do trabalhador”,esclarece. Além da saúde individual, o exame também é um fator determinante para a segurança coletiva. Trabalhadores com a audição preservada conseguem identificar sinais de alerta, alarmes e comunicações de emergência com mais rapidez, reduzindo significativamente o risco de acidentes nos canteiros de obras. O exame de audiometria do Seconci-DF faz parte do rol de serviços médicos ocupacionais que incluem Acuidade Visual, ECG (Eletrocardiograma), EEG (Eletroencefalograma), Espirometria, RX do Tórax e Sabin ocupacional. Empresas da construção civil que desejam fortalecer suas práticas de saúde e segurança no trabalho podem contar com o Seconci-DF como parceiro. Entre em contato, conheça nossos serviços e una-se a quem cuida de quem constrói. Para saber mais sobre a medicina ocupacional do Seconci-DF, ligue (61) 3399-1888 ou (61) 98166-6969. Para ficar por dentro das nossas novidades, acesse www.seconci-df.org.br