Setembro Amarelo inicia com sensibilização nas obras

Projeto do Seconci-DF percorrerá 22 canteiros até o final do mês falando sobre valorização da vida Comunicação Seconci-DF Setembro Amarelo já é conhecido como o mês de prevenção ao suicídio e de valorização da vida. Nesse sentido, o Serviço Social da Indústria da Construção Civil do DF (Seconci-DF) inicia campanha de palestras de sensibilização nos canteiros para falar sobre o assunto com os trabalhadores da construção. Cerca de 2.500 trabalhadores serão alcançados pela campanha do Seconci. As palestras são realizadas durante o Dialogo Diário de Segurança (DDS) das empresas e não tem custo. Com alta procura, a agenda de palestra foi preenchida em dois dias e várias regiões do DF receberão os profissionais do serviço psicossocial do Seconci para abordar o tema. Somente na primeira semana deste mês, foram quatro canteiros visitados e 335 trabalhadores alcançados pelo projeto.
Governo permite uso de contêiner nas áreas de vivência sob condições

O Ministério do Trabalho e Emprego, por meio da Portaria 1.420, revogou o item 18.17.2 da Norma Regulamentadora (NR) 18 – Condições de Segurança e Saúde no Trabalho na Indústria da Construção, que proibia a reutilização de contêineres utilizados para transporte de cargas em áreas de vivência. Com relação ao uso ou reuso de contêiner originalmente utilizado para transporte de cargas em área de vivência, a Portaria estabelece que: 1 – somente é permitido seu uso, em áreas de vivência ou de ocupação de trabalhadores, se este for acompanhado de laudo das condições técnicas e ambientais relativo à ausência de riscos químicos, biológicos e físicos (especificamente para radiações), com a identificação da empresa responsável pela adaptação; e 2 – quando da utilização de contêiner, deve ser observado o previsto no capítulo 18.5 (Áreas de vivência) da NR-18, ficando dispensado de observar a altura mínima de pé direito prevista no item 24.9.7 da Norma Regulamentadora nº 24 (NR-24) – Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho, exceto quando utilizado como quarto de dormitório com beliche. Fonte: Agência CBIC
Seconci-DF e CREA-DF fecham parceria

As duas instituições buscam promover os profissionais da engenharia e aumentar o alcance do atendimento e dos serviços prestados em prol de um setor mais seguro e mais saudável Comunicação Seconci-DF A presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do DF (CREA-DF), Adriana Resende, esteve na sede do Seconci-DF nesta quinta-feira, 29 de agosto. A visita aconteceu durante a reunião da diretoria e teve por objetivo a assinatura de um termo de parceria em benefício das duas instituições. Parceiros de longa data, o CREA e o Seconci-DF atuam para promover os profissionais da construção e da engenharia. Atualmente, o Seconci-DF realiza os programas ocupacionais do Conselho e realiza atividades e atendimentos aos colaboradores da instituição. Para o presidente do Seconci-DF, Carlos Eugênio de Faria Franco, essa é mais uma oportunidade de unir esforços e aumentar o alcance da obra social realizada para o setor da construção. “A gente tem muito a ganhar ao promover o Seconci junto aos profissionais que utilizam os serviços e atendimentos do CREA-DF. Além disso, é uma oportunidade de divulgação e de mostrar os benefícios que podemos oferecer para quem está no Conselho”, explica Carlos Eugênio. Adriana Resende considera que, atuando conjuntamente, as duas casas poderão propiciar benefícios mútuos às instituições e os beneficiários, tanto do Seconci, quanto do CREA-DF. “Temos que encontrar uma forma para que haja satisfação por parte dos profissionais. Desde que assumimos, nosso objetivo é esse: aumentar a satisfação dos profissionais com o CREA e, para isso, as parcerias são fundamentais”, falou Adriana. Além dos programas ocupacionais, o Seconci-DF disponibilizará uma unidade móvel de odontologia para atendimento dos colaboradores do CREA-DF. Esse serviço está programado para acontecer em outubro deste ano. Em contrapartida, o Conselho se empenhará em contribuir para a divulgação e o reconhecimento do Seconci junto às empresas e engenheiros a fim de possibilitar que mais pessoas possam usufruir dos atendimentos realizados na instituição. Acompanhando a presidente Adriana, a reunião contou com a presença do chefe de gabinete do CREA-DF, Gil Vicente. Pelo Seconci-DF, além do presidente Carlos Eugênio, estiveram presentes os vice-presidentes Luiz Fernando Souto de Azambuja e Carlos Antônio da Silva Filho; os diretores Gustavo de Faria Franco, Paulo Sarkis Antonio e José Antonio Bueno de Magalhães JR e as gerentes das áreas técnicas do Seconci-DF, Geórgia Grace, Juliana Moreira de Oliveira e Mára Lúcia Campos.
Artigo: Falar sobre violência contra mulheres nas obras é importante e sensibiliza trabalhadores

A Lei Nº 11.340, de 7 de agosto de 2006, popularmente conhecida como Lei Maria da Penha, está completando 18 anos em 2024. Um marco importante para a luta de proteção das mulheres e do combate à violência doméstica e familiar no Brasil. Ao longo de quase duas décadas, foram vários avanços. Tudo isso, graças às políticas de prevenção e da melhoria do sistema de justiça que se tornou mais eficaz, eficiente e atento às necessidades das vítimas. O mote do mês AGOSTO LILÁS, de prevenção e combate à violência doméstica e familiar, levantou a necessidade de discutir esse assunto e fortalecer a importância do tema para a segurança e dignidade das mulheres. Dessa forma, o Serviço Social da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal – Seconci-DF, criou o projeto ‘EU PROTEJO AS MULHERES’ e está percorrendo canteiros de obras e conversando com trabalhadores e trabalhadoras do setor para combater esse mal. Mal este que, até agosto de 2024, vitimou 13 mulheres na capital do país. A Lei Maria da Penha não apenas fortaleceu as redes de apoio e proteção, mas promoveu uma conscientização sobre a gravidade da violência doméstica, e nosso projeto soma-se à mobilização nacional para levar informações e sensibilizar os trabalhadores por meio de palestras nos canteiros de obras. Além das palestras, os trabalhadores e trabalhadoras que necessitam de acolhimento são encaminhados para o atendimento psicossocial da instituição, com psicóloga e assistente social. Temos também uma rede de apoio para realizar encaminhamentos para órgãos públicos especializados como CAPS, CRAS, entre outros. A construção civil do Distrito Federal emprega cerca de 80 mil pessoas e, destes, cerca de 20% são mulheres. Então, é importante que o tema e a conscientização aconteça neste ambiente predominantemente masculino para que os homens entendam seu papel de protetor e estejam conosco no enfrentamento deste problema. Você pode salvar a vida de uma mulher a partir do momento em que você decide protegê-la! Roseane dos Santos | Assistente Social do Seconci-DF
e-Social: eventos sobre segurança e saúde para empresas da construção

As informações solicitadas pelo Governo devem ser enviadas com seriedade, responsabilidade e corroborar às informações dos programas ocupacionais e laudo técnico Comunicação Seconci-DF O Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (e-Social) foi criado pelo Governo Federal em 2014, por meio do Decreto nº 8373/2014. A partir dele, as empresas devem comunicar informações como contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS. As empresas parceiras do Seconci-DF contam com o apoio para envio de dois eventos obrigatórios existentes no e-Social: o S2220 e S2240, relativos à segurança e saúde do trabalho. Antes, porém do envio deste dois eventos, as empresas precisam estar com os programas ocupacionais em dia. “Para que os eventos sejam enviados, as empresas precisam realizar o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) e o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO). Assim que os programas são elaborados, faz-se os exames admissionais e emite o Atestado de Saúde Ocupacional (ASO). É a partir do ASO que os envios são realizados”, explica Juliana Moreira de Oliveira, gerente de segurança do trabalho do Seconci-DF. Juliana ressalta que o envio do ASO está diretamente relacionado ao evento S2220, já o S2240 está ligado às condições ambientais do trabalho. Nesse sentido, seu envio só é possível após a elaboração do Laudo Técnico de Condições Ambientais de Trabalho (LTCAT). “O Laudo é responsável por identificar os riscos pelos quais os trabalhadores estão expostos dentro dos ambientes laborais; riscos esses que podem ser físicos, químicos e biológicos. Ele é responsável por determinar se o trabalhador tem ou não direito à aposentadoria especial em função da exposição a esses riscos”, complementa Juliana. O Seconci-DF, por meio de um trabalho eficiente e atendendo aos requisitos legais para cumprimento das legislações trabalhista e previdenciária, atua junto às empresas parceiras que todas os envios sejam feitos em consonância com o e-Social. Mas, mais do que isso, atua para prevenção de acidentes e para promoção da segurança e da saúde dentro dos canteiros de obras. Conheça o atendimento do Seconci-DF e utilize os serviços relacionados à segurança e à medicina do trabalho da nossa instituição. Entre em contato conosco pelo telefone (61) 3399-1888 ou pelo nosso site www.seconci-df.org.br. Saiba mais sobre o LTCAT no vídeo abaixo:
Sensibilidade nos dentes. Por que isso acontece?

A sensação de arrepiar quando se consome algum tipo de alimento em diferentes temperaturas tem um motivo e quem sente deve ter cuidado Comunicação Seconci-DF A gerente de odontologia do Seconci-DF, Mára Lúcia Campos, explica que os dentes são sensíveis a alguns tipos de alimentos e o consumo exagerado ou falta de cuidados simples como escovação, uso do fio dental podem influenciar na sensibilidade dos dentes. Dessa forma, é preciso ficar atento e evitar os excessos e o consumo de alimentos que são prejudiciais à saúde dos dentes. Além dos alimentos, Mára explica que outros fatores estão relacionados à sensibilidade nos dentes. “Os motivos que causam sensibilidade nos dentes estão relacionados à escovação agressiva, retração gengival, cáries e bruxismo. Essas são algumas das principais causas da sensibilidade”, conta ela. De toda forma, a gerente de odontologia do Seconci explica que o mais correto é procurar o dentista regularmente e ter uma constância nos cuidados com a saúde bucal. “Somente um profissional capacitado pode identificar os reais motivos para que os dentes estejam ou se tornem sensíveis para certos de tipos de alimentos ou temperaturas, quando consumidos; dessa forma, é importante o acompanhamento”, pontua Mára. No Seconci-DF, os trabalhadores das empresas parceiras contam com o apoio da odontologia da instituição para realizar diversos atendimentos odontológicos e, consequentemente ter uma boa saúde bucal. O agendamento é feito pelas empresas diretamente no site do Seconci-DF e são várias especialidades disponíveis. Para ter acesso ao serviço, basta procurar a empresa onde trabalha e solicitar uma consulta.
Inscrições para os Jogos Sesi-DF – Edição Sesi Saúde terão início em setembro

Equipes, preparem-se. Vêm aí os Jogos Sesi-DF! Neste ano, a tradicional disputa entre trabalhadores, que reuniu cerca de 500 competidores em 2023, ocorrerá no fim de setembro e em outubro. As inscrições serão de 2 a 24 de setembro. A iniciativa do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) busca fomentar a promoção da saúde por meio do esporte e estimular a prática regular de atividade física. Haverá disputas em modalidades coletivas e individuais: aquathlon, futebol de campo, futebol society, futebol society master, futsal, natação, tênis de mesa, vôlei de areia 4×4 e voleibol. Poderão participar trabalhadores de empresas industriais, de empresas públicas e de órgãos do governo do DF e do Entorno formalmente registrados e maiores de 18 anos, desde que não sejam atletas profissionais federados. Em 2024, os jogos fazem referência ao Sesi Saúde — programa lançado pelo Sesi-DF em março que oferece ações de promoção da saúde e da qualidade de vida. As premiações dos Jogos Sesi-DF – Edição Sesi Saúde ocorrerão em duas classificações — uma geral e outra voltada para indústrias —, ambas com medalhas para os três primeiros colocados de cada modalidade e troféus para as instituições. Como se inscreverOs empregadores poderão inscrever seus representantes gratuitamente nos Jogos Sesi-DF – Edição Sesi Saúde de 2 a 24 de setembro. Para cada trabalhador inscrito, a contratante terá de apresentar ficha de inscrição devidamente preenchida e com carimbo da instituição; carteira de trabalho (página do contrato vigente) ou crachá ou carteira funcional, no caso de servidores públicos; cópia do RG ou da Carteira Nacional de Habilitação; questionário de aptidão física devidamente preenchido e assinado pelo trabalhador; termo de autorização de exposição de marca, preenchido por representante da instituição; e termo de autorização de uso de imagem, nome e voz assinado pelo atleta. Cada atleta só poderá participar de uma modalidade coletiva e uma individual. No caso de empresas industriais, será permitida a união de trabalhadores de duas ou mais pessoas jurídicas para a formação de equipes, inclusive para as empresas que pertençam a um mesmo grupo econômico. Trabalhadores com duplo vínculo empregatício deverão optar por qual das empresas competirão. Será preciso submeter a documentação ao Sesi-DF por e-mail (jogos.sesidf@sistemafibra.org.br), em um único arquivo de pasta compactada, subdividida por modalidade), ou entregá-la à área de Promoção da Saúde de uma das quatro unidades abaixo, em dias úteis, das 8 às 12 horas ou das 13h30 às 17h30: Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail jogos.sesidf@sistemafibra.org.br ou pelo telefone (61) 3355-9540, de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17h30. Clique aqui para ler o regulamento da competição. Texto: Samira Pádua Foto: Marcos Gomes/Sesi-DF – 5.11.23 Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
Mais de 12 mil atendimentos odontológicos em 7 meses

Os números se referem aos primeiros meses do ano e reforça a importância do Seconci na atenção à saúde bucal dos trabalhadores da construção Comunicação Seconci-DF De janeiro a julho de 2024, a odontologia do Seconci-DF contabiliza 12.785 atendimentos realizados aos trabalhadores das empresas parceiras. Esse número reflete o trabalho social da instituição para melhoria da saúde bucal e da qualidade de vida dos trabalhadores que estão dentro dos canteiros de obras e necessitam desse cuidado e atenção. A resposta para esse cuidado vem em forma de sorriso, gratidão e agradecimento. Atualmente, a odontologia do Seconci-DF conta com 20 dentistas, na sede e Asa Norte, além de 4 unidades móveis. A gerente de odontologia da instituição, Mára Lúcia Campos, comenta sobre os números e o atendimento diário feito em prol dos trabalhadores. “É de grande importância a conscientização dos trabalhadores sobre saúde bucal, pois além de melhorar a qualidade de vida, previne e controla doenças e problemas bucais diminuindo o risco de desenvolvimento de problemas de saúde sistêmicos”, fala da Mára. Além dos atendimentos, outro serviço oferecido pela odontologia são as palestras de conscientização e cuidado para melhoria da saúde bucal dos trabalhadores. De janeiro a julho, foram 5 palestras realizadas, com um alcance de 869 trabalhadores. “A satisfação do meu trabalho como cirurgião-dentista palestrante vem da atenção dos colaboradores quando apresento uma palestra sobre saúde bucal. É imensurável o poder do alcance da informação dada e também da compreensão daqueles que tem acesso ao conhecimento”, explicou o dentista. Os trabalhadores que recebem o atendimento e as palestras nas obras relatam, com muito carinho e satisfação, o cuidado e apoio do Seconci quando precisam de algum auxílio em odontologia. “O atendimento do Seconci-DF é nota 10. Graças ao Seconci, pude voltar a sorrir e estou muito feliz com o procedimento realizado pela odontologia”, conta José Raimundo, ajudante geral da empresa parceira Tecnicall. Da mesma forma, o eletricista José Gonzaga, da empresa parceira Soltec Engenharia, elogiou o atendimento feito pelos profissionais da área. “Sempre que sou atendido pelo Seconci, tenho uma ótima experiência. Já utilizei os serviços da odontologia, fiz uma prótese dentária e uma limpeza, e o tratamento foi excelente”, finalizou ele.
Seminário Técnico:Estratégias para a Prevençãode AcidentesGraves e Fatais
Fundacentro abre inscrições para nova edição do Curso Básico de SST

Aulas acontecem de 20 a 22 de agosto Estão abertas as inscrições para a temática 2, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), Diálogo Social e Negociação Sindical, do curso Básico de Saúde e Segurança na Trabalho (SST). O prazo de inscrição vai até as 10h, do dia 19 de agosto ou até o preenchimento total das vagas. As aulas acontecem de 20 a 22 de agosto, das 14h às 18h, nas dependências da Fundacentro em São Paulo. Para participar presencialmente, basta se inscrever através do link no Google Forms. Já na modalidade EaD, é necessário se inscrever na plataforma Moodle. Também será possível participar do curso, como ouvinte, por meio do canal da Fundacentro no YouTube. Mas não haverá emissão de certificado para a audiência que participar por esse recurso. O objetivo do curso é levar conhecimento em SST, a partir da visão crítica e democrática dos expositores, à população. A fim de contribuir para a melhora das relações de trabalho, em concordância com o ideal de um trabalho decente. Para o diretor de Conhecimento e Tecnologia da Fundacentro, Remígio Todeschini, “é importante, para o campo da SST, a participação ativa dos trabalhadores, cipistas e sindicatos no processo de verificação constante das condições de trabalho, no acompanhamento de medidas corretivas e na formação permanente em SST, para avançarmos com o trabalho seguro e saudável.” Confira abaixo a programação e os especialista que ministrarão as aulas: 20 de agosto Horário Conteúdo Docente 14h Abertura do evento com a presença do presidente da Fundacentro 14h10 O papel da Cipa no diálogo social nas empresas em matéria de SST Carlos Aparício Clemente 16h Como deve funcionar uma Cipa e como democratizar a NR5 Domingos Lino Dia 21 de agosto Horário Conteúdo Docente 14h Como enfrentar a questão dos assédios nas empresas Daniela Sanches Tavares 16h Discussão sobre a questão dos assédios nas empresas Remígio Todeschini Dia 22 de agosto Horário Conteúdo Docente 14h Negociação coletiva sindical em SST Remígio Todeschini 16h Debate da Cipa, diálogo social e negociação coletiva Remígio Todeschini Para mais informações, acesse a área de cursos e eventos no portal da Fundacentro. Serviço Evento: Curso Básico de Saúde e Segurança na Trabalho Tema: Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), Diálogo Social e Negociação Sindical Data: de 20 a 22 de agosto Horário: 14h às 18h Inscrição presencial: Google Forms Inscrição EaD: plataforma Moodle Transmissão no YouTube: dia 20 de agosto | dia 21 de agosto | dia 22 de agosto Fonte: Fundacentro