Urbanista Alain Bertaud apresentará estratégias para planejamento de Brasília

Sinduscon-DF e Cidade Urbitá realizam seminário no dia 23/10, a partir das 8h30, na sede da entidade Comunicação Sinduscon-DF No momento em que o Distrito Federal discute a revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT), Brasília vai receber o urbanista francês Alain Bertaud, considerado um dos maiores nomes em planejamento urbano do mundo. Ele discutirá o assunto, na segunda-feira (23/10), a partir das 8h30, em seminário realizado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal, no auditório da entidade, em parceria com a Cidade Urbitá. A entrada é gratuita para o público em geral. Confirmaram presença no evento representantes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), da Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (Ademi) e da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade de Brasília (UnB). Profissionais da área, estudantes e sociedade civil organizada podem participar. Não há necessidade de inscrição prévia para se ter acesso ao evento. O presidente do Sinduscon-DF, Adalberto Valadão Júnior, diz que o urbanista francês vai enriquecer ainda mais o debate sobre o PDOT, no momento em que o Governo do Distrito Federal realiza oficinas com a população para a revisão do plano. Ao longo de sua experiência de décadas, o francês atuou em diferentes países e inúmeras cidades, assessorando, desenvolvendo e acompanhando as consequências das escolhas de planejamento. Clique aqui e veja mais notícias no site do Sinduscon-DF! “Alain Bertaud é, hoje, um dos urbanistas mais respeitados do mundo. Será uma oportunidade única para debater os desafios de Brasília nos dias de hoje, considerando as soluções e experiências mundo afora. O objetivo é saber como podemos canalizar esse conhecimento nas nossas legislações, promovendo mais qualidade de vida para a população do Distrito Federal como um todo”, destaca o presidente do Sinduscon-DF. CEO da Cidade Urbitá, Ricardo Birmann afirma que Bertaud “não é um acadêmico distante dos problemas reais das cidades”. “Arrisco dizer que não há ninguém que tenha tido experiência prática tão ampla quanto ele, de forma que seus insights para o PDOT, particularmente nos ajudando a evitar erros já cometidos em outros lugares, serão muito valiosos para Brasília”, ressalta. O 1º vice-presidente do Sinduscon-DF, João Accioly, conta que Bertaud vai representar um marco na discussão sobre o PDOT, com profundidade e de forma técnica. Segundo ele, o debate mostrará, por exemplo, como se deve pensar e executar o planejamento de infraestrutura das cidades, considerando pontos essenciais, como mobilidade urbana e necessidade de se investir em ciclovias ou em metrô, a depender do perfil e tamanho da população. “Ele vai apresentar dados mais precisos e reais para que se consiga fazer legislação que dê condição para se garantir equilíbrio e qualidade de vida para os cidadãos”, diz. Saiba mais sobre Alain Bertaud Alain Bertaud, de 84 anos, é um dos maiores especialistas em planejamento urbano no mundo, particularmente por ser extremamente versado em economia urbana, uma disciplina pela qual arquitetos não costumam se interessar. Em seu livro “Ordem Sem Design: Como os mercados moldam as cidades”, o urbanista ensina que elas devem ser mais entendidas como um conjunto de agentes econômicos do que como um projeto de arquitetura. Ele enfatiza que boa parte da ordem urbana não decorre de um plano diretor, mas sim da organização espontânea das pessoas interagindo entre si e com o espaço construído. SERVIÇO:
Alimentação saudável evita doenças como hipertensão e diabetes

Comida saudável e cuidados simples como evitar frituras e processados ajudam na saúde e evitam doenças Assessoria de Comunicação Social do Seconci-DF Manter uma alimentação saudável e práticas que vão desde educação física, evitar tabagismo, excesso de álcool ou alimentos processados são formas de garantir a saúde do corpo e da mente. Além disso, alinhar esses cuidados à uma alimentação saudável com frutas, legumes, proteínas e evitando excesso de carboidratos são ferramentas importantes para que o corpo permaneça saudável e longe de doenças como hipertensão e diabetes. De acordo com o médico do Seconci-DF, Tony Teixeira, nas últimas décadas, o processo de globalização, assim como o aumento no ritmo do trabalho, tem feito o brasileiro consumir alimentos de péssima qualidade nutricional como fast foods. “Isso gerou uma transição epidemiológica evidenciada na pandemia das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), tais como pressão alta, diabetes e obesidade. Uma alimentação saudável e equilibrada pode induzir promover a saúde e prevenir o desenvolvimento de DCNT”, conta ele. Tony reforça a importância de uma alimentação equilibrada e da necessidade de uma rotina de hábitos saudáveis. “A base de um bom controle dessas condições está em uma tríade. Em primeiro lugar, oferecer informações nutricionais mínimas como a redução no consumo de sal, carne vermelha, embutidos, enlatados e carboidratos (pães, macarrão, açúcar, farináceos, entre outros), por exemplo. Além do mais, a prática de exercícios físicos aeróbicos”, pontua Tony DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO: foi criado em 1981, marcando também o surgimento da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) para trazer uma reflexão sobre a importância dos alimentos e fazer um apelo para garantir a segurança alimentar e nutricional em todo o mundo. PROGRAMA DE HIPERTENSÃO E DIABETES (PHD): está em funcionamento desde maio de 2022 e promove a saúde dos trabalhadores da construção civil do Distrito Federal por meio do acompanhamento das doenças com equipe médica, realização de exames e triagem nos canteiros de obras. Confira o vídeo do lançamento do PHD aqui. Quer participar do Programa, agende uma consulta aqui.
Motivos que podem causar mau hálito

O mau hálito é um problema muito comum e afeta várias pessoas. Sua causa pode variar e a boa notícia é que o tratamento e cura é simples e acessível Uma boa higiene bucal é fundamental para evitar diversos problemas que estão diretamente relacionados a saúde, além de prevenir outras doenças nos seres humanos. Um dos problemas que acarreta uma higiene bucal deficitária é a falta de atenção aos problemas dentais, a falta de regularidade em procurar um dentista e cuidados simples como escovação diária, uso de fio dental e escovação da língua. Entre os problemas decorrentes de uma má higienização bucal está o mau hálito. Ele é consequência da falta de atitudes simples como escovação diária, tabagismo e utilização de alguns alimentos que contêm substâncias que provocam reações químicas no estomago provocando o mau cheiro. “É muito importante a visita ao dentista regularmente, pois cáries quando não tratadas ou que afetem o dente e sua raiz também podem gerar halitose. É preciso se atentar quando há espaço entre os dentes que possam reter alimentos e outros problemas como gengivite e periodontite porque, além do mau hálito, provocam dor e bastante incômodo aos pacientes”, conta a gerente de odontologia do Seconci-DF, Mára Lúcia Campos. Não ter cuidado com a higiene é deixar na boca diversos resíduos de tudo que se ingere ao longo do dia. Nesse caso, é inevitável que o mau cheiro prevaleça. Isso, aliado a problemas de saúde, pode causar não só halitose como desencadear mais problemas de saúde ao longo da vida. No Seconci-DF, o cuidado com a saúde bucal dos trabalhadores é constante e o atendimento em várias especialidades está disponível a todos que atuam no setor da construção das empresas parceiras. O atendimento odontológico oferecido pelo Seconci-DF é gratuito e pode ser solicitado pelo próprio trabalhador, com aval da empresa. “Nosso atendimento é realizado na sede, nas unidades móveis e no Sindicato dos Trabalhadores (Sticombe), na Asa Norte. Trabalhamos para que todos tenham acesso aos serviços e aos cuidados que garantam uma higiene bucal digna com cuidados e tratamentos em várias especialidades odontológicas”, finaliza Mára. Como prevenir o mau hálito: Ficou alguma dúvida? Entre em contato com a odontologia do Seconci-DF pelo telefone (61) 3399-1888 ramal 261 ou pelo nosso site www.seconci-df.org.br
No Dia Mundial da Saúde Mental, Seconci-DF reforça cuidado com trabalhadores da construção

Equipe do serviço psicossocial da instituição tem percorrido obras em todo o DF levando saúde, orientação e atendimento especializado Assessoria de Comunicação Social do Seconci-DF O Dia Mundial da Saúde Mental, comemorado em 10 de outubro, é uma data criada para lembrar da importância e do cuidado com a saúde mental das pessoas. Na construção civil do DF, o Seconci-DF, por meio de uma equipe de profissionais de psicologia, medicina e serviço social está percorrendo obras para realizar triagem médico e psicossocial, além da realização de palestras de sensibilização com foco em vários temas, entre eles, saúde mental. A psicóloga do Seconci-DF, Flávia Ferraiolo, alerta para os sinais que podem indicar quando é necessário procurar ajuda e evitar que a doença evolua para casos críticos. “É preciso ficar de olho se a pessoa se isola, se não sente mais vontade de fazer coisas que gostava de fazer antes e se está desanimada. Mais do que isso, é preciso respeitar a dor de cada um e não diminuir os problemas das pessoas com quem convivemos”, conta ela. O serviço psicossocial do Seconci-DF está em funcionamento desde maio deste ano e tem sido um meio de ajuda e conforto para os trabalhadores. Esse atendimento requer atenção não somente dos pacientes, mas também de todos que estão a sua volta. Desde o início, 95 trabalhadores já foram atendidos pela psicologia do Seconci-DF. Além disso, foram ministradas 18 palestras com alcance de 3.594 trabalhadores. De acordo com a assistente social do Seconci-DF, Roseane dos Santos, o objetivo do trabalho feito pela instituição é mostrar que os trabalhadores não estão sozinhos e tem com quem contar nos momentos de dificuldade. “A nossa preocupação é que ele entenda que o Seconci o acolherá e o ajudará em seus problemas de saúde mental. Seja durante uma visita no canteiro, seja no atendimento individualizado ou em grupo, os trabalhadores da construção civil do DF podem procurar o Seconci que serão todos acolhidos”, finaliza. O serviço psicossocial do Seconci-DF não tem custo às empresas, nem aos trabalhadores e pode ser solicitado pelo e-mail social@seconci-df.org.br ou pelo telefone (61) 3399-1888 ramal 211.
Participe da pesquisa sobre o novo plano de ação do Construção 2030

Com o objetivo de identificar oportunidades e desafios para acelerar a transformação digital e a industrialização da construção civil no Brasil, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) está realizando pesquisa para criar um novo plano de ação para o Projeto Construção 2030, voltado para fomentar o desenvolvimento do setor. O presidente da CBIC, Renato Correia, destacou a importância do envolvimento das empresas com a pesquisa para o planejamento que será elaborado. “Ao ouvir vocês nós vamos conseguir elaborar um plano para que a gente atinja o mais rápido possível a construção 4.0 nesse país. Nos ajude a construir o futuro da construção e entregar muito mais e melhor para o cidadão brasileiro”, ressaltou. A indústria da construção desempenha papel fundamental na economia brasileira e apresenta potencial para se beneficiar significativamente das inovações tecnológicas. No entanto, para garantir que esses avanços sejam eficazes, é essencial compreender as limitações e as necessidades específicas das empresas e organizações que operam neste setor. A contribuição de todos os envolvidos desempenha um papel vital na criação de um futuro mais eficiente, sustentável e inovador para a construção. A pesquisa é voltada para todos que de alguma forma atuam na construção civil, seja no setor público ou privado. Participe e ajude a construção a ser mais eficiente, sustentável e inovadora. Para participar clique aqui! Fonte: Agência CBIC
Seminário debate CIPA/Assédio e Saúde Mental

Objetivo foi falar das mudanças na Comissão Interna e também da valorização da saúde mental dos trabalhadores Assessoria de Comunicação Social do Seconci-DF Como parte das ações do Setembro Amarelo, mês que enfatiza as ações de prevenção ao suicídio, a seção de fiscalização do trabalho da Superintendência Regional do Trabalho no Distrito Federal (SRTb-DF), em conjunto com o Comitê Permanente Regional da Indústria da Construção (CPR-DF), no bojo da Ação Setorial da Indústria da Construção realizou, na sexta-feira, 22 de setembro, Seminário Técnico denominado Diálogos com a Inspeção do Trabalho. O evento contou com duas palestras: uma sobre a nova Norma Regulamentadora 5 – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio e outra com foco na saúde mental, ministrada pelo auditor-fiscal do trabalho, Romulo Machado; e a segunda como construir ambientes de trabalho seguros e saudáveis, com a psicóloga do SESI-DF, Pablinne Fereira Duarte. Mais de 50 profissionais de saúde e segurança do trabalho e de recursos humanos participaram do evento O Seconci-DF esteve no evento e foi representado pelos técnicos de segurança do trabalho, Solano Nascimento e Arimatea Leandro da Silva, além do engenheiro de segurança do trabalho Rodrigo Bôscoli. “O Seconci está presente em eventos que promovem e fomentam a prevenção e a segurança no ambiente de trabalho. Ficamos muito felizes em contribuir nesse sentido, ainda mais no mês setembro amarelo que é dedicado à saúde, prevenção de acidente e valorização da vida”, disse Rodrigo. Um dos palestrantes e organizadores do Seminário foi o auditor-fiscal do trabalho, Rômulo Machado. Ele ficou responsável pela palestra que versou sobre CIPA e ressaltou a importância do entendimento e das mudanças que aconteceram nos últimos anos na legislação. “Quando a gente multiplica conhecimento, a gente impacta diretamente a vida dos trabalhadores e das nossas empresas. Esse impacto está nos dois elos, na ponta, e é importante que as empresas sejam fortes”, fala do Rômulo. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores, Raimundo Salvador, participou do evento e aproveitou a oportunidade para falar do projeto que pretende lançar em 2024 com a presença de representantes da CIPA. “A partir do ano que vem teremos esse encontro com representante dos trabalhadores, dos empregadores e já estamos começando a organizar esse evento que está na Convenção Coletiva do Trabalho da Construção do DF, no seu artigo 40″, disse Salvador. Estiveram no Seminário, Raquel Lemos, auditora-fiscal do trabalho; Marcos Gois, auditor-fiscal do trabalho; Wilton Cardoso, presidente do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho (Sintest-DF); Larissa Barreto Pessoa, presidente ABRAEST-DF, entre outros.
Equipe odontológica do Seconci-DF é elogiada

Os profissionais da instituição estiveram na GCE Construtora cuidando da saúde bucal dos trabalhadores em uma unidade móvel Assessoria de Comunicação Social do Seconci-DF Durante três semanas, dois cirurgiões dentistas e uma auxiliar de saúde bucal estiveram no canteiro de obra da empresa GCE construtora localizado no Instituto Médico Legal (IML) – Complexo da Polícia Civil do Distrito Federal para realização de diversos exames e atendimentos relacionados à saúde bucal dos trabalhadores. O técnico de segurança do trabalho da GCE, Júlio César, agradeceu a presença da equipe e falou sobre a importância da parceria. “O sorriso é nossa fachada e eu tenho certeza de que todos aqui estão muito felizes e satisfeitos. Foram 87 colaboradores atendidos e os profissionais foram bastante educados”, disse Júlio. Para o cirurgião dentista do Seconci-DF, Osvaldir Marques Fonseca, a experiência no canteiro de obras do IML, na empresa GCE, foi muito tranquilo e harmonioso. “A empresa e seus colaboradores foram muito solícitos e gratos por terem a oportunidade de serem atendidos dentro da própria obra, poupando assim o deslocamento e otimizando o tempo. Fica aqui o meu agradecimento a todos os pacientes atendidos e toda equipe da GCE”, conta Fonseca. A auxiliar de saúde bucal Andrea Nascimento trabalha em unidades móveis de odontologia há 15 anos e diz que é uma satisfação ver como os trabalhadores se sentem valorizados quando a equipe do Seconci-DF está nos canteiros. “Para mim é uma satisfação imensa trabalhar nos canteiros de obras. Ver cada trabalhador ser atendido e a gratidão pelo serviço que prestamos, é gratificante. Eu amo trabalhar nas unidades móveis”, fala da Andrea. Os trabalhadores do canteiro de obra da GCE foram atendidos pelos cirurgiões dentistas Osvaldir Fonseca e Luiz Gustavo da Rocha Gonçalves, além da auxiliar de saúde bucal, Andrea Nascimento. Atualmente, o Seconci-DF conta com 4 unidades móveis de odontologia. As empresas parceiras da instituição podem solicitar este serviço pelo telefone (61) 3399-1888 ramal 213 ou pelo e-mail mara.campos@seconci-df.org.br. Confira, no vídeo abaixo, o que disse o técnico da empresa após o serviço prestado pelo Seconci-DF:
Conheça as restrições para utilização dos equipamentos de guindar

Visando a prevenção de acidentes durante a operação dos equipamentos e içamento de cargas no canteiro de obras, os itens 18.10.1.16 a 18.10.1.44 da Norma Regulamentadora (NR) nº. 18 trazem requisitos e restrições para a utilização dos equipamentos de guindar como gruas, inclusive as de pequeno porte, guindastes, pórticos, pontes rolantes e similares. Para garantir a segurança de todos os trabalhadores não são permitidos os seguintes pontos: O tema tem interface com o projeto “Segurança e Saúde no Trabalho e Relações Trabalhistas na Indústria da Construção”, da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da CBIC, com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi). Fonte: Agência CBIC
Codese-DF é reconhecido na 6ª edição do Prêmio Marco Maciel

O Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do Distrito Federal (Codese-DF) participou nesta quarta-feira (30), da 6ª edição do Prêmio Marco Maciel. Promovido pela Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais (Abrig), a premiação tem como objetivo reconhecer e divulgar as melhores práticas realizadas pelas organizações e instituições. A entidade recebeu o prêmio na categoria Relações Institucionais e Governamentais (RIG) na Sociedade Civil Organizada, que reconhece práticas exemplares desenvolvidas por organizações e instituições, por meio de seus profissionais de RIG. O Codese-DF foi honrado nesta categoria pelo seu compromisso com os princípios fundamentais da Abrig: ética, transparência, diálogo e responsabilidade social. A categoria engloba ações de entidades jurídicas, associações, confederações, sindicatos e sociedade civil organizada, com foco em relações institucionais e governamentais, fortalecendo a relação entre público e privado, bem como aprimorando a governança, o meio ambiente e a responsabilidade social (ESG). O presidente do Codese-DF e diretor do Sinduscon-DF, Leonardo Ávila, atribuiu a conquista ao trabalho voluntário de todos os membros do conselho e a parceria da entidade com o Governo do Distrito Federal (GDF). “Dedico este prêmio a todos os ‘codesianos’ pelos serviços notáveis prestados ao DF e ao GDF, através do governador Ibaneis Rocha e do secretário de Governo, José Humberto, que ouvem e atendem às demandas da entidade”, destacou. Leonardo Ávila esteve acompanhado do presidente do conselho deliberativo da entidade e diretor do Sinduscon-DF, Paulo Muniz; do superintendente e líder do Eixo de Cidadania e Desenvolvimento Social e vice-presidente administrativo-financeiro do Sinduscon-DF, Ruyter de Thuin; da secretária executiva da entidade, Mara Abrahão e de Rosane do Valle, membra da Câmara das Regiões Metropolitanas do Eixo Brasília-Goiânia e RIDE. Fonte: Sinduscon-DF
Juntos pela prevenção de acidentes de trabalho – Equipamentos de Guindar