Nova lista de doenças do trabalho inclui covid-19, burnout e câncer

O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira (29) a atualização na lista de doenças relacionadas ao trabalho. Portaria já foi publicada incluindo 165 novas patologias, apontadas como responsáveis por danos à integridade física ou mental do trabalhador. Entre as patologias estão a covid-19, distúrbios músculos esqueléticos e alguns tipos de cânceres. Transtornos mentais como Burnout, ansiedade, depressão e tentativa de suicídio também foram acrescentados à lista. Foi ainda reconhecido que o uso de determinadas drogas pode ser consequência de jornadas exaustivas e assédio moral, da mesma forma como o abuso de álcool que já constava na lista. Os ajustes receberam parecer favorável dos ministérios do Trabalho e Emprego e da Previdência Social e passam a valer em 30 dias. Com as mudanças, o poder público deverá planejar medidas de assistência e vigilância para evitar essas doenças em locais de trabalho, possibilitando ambientes laborais mais seguros e saudáveis. As alterações também dão respaldo para a fiscalização dos auditores fiscais do trabalho, favorecem o acesso a benefícios previdenciários e dá mais proteção ao trabalhador diagnosticado pelas doenças elencadas. A atualização leva em conta todas as ocupações. Ou seja, vale para trabalhadores formais e informais, que atuam no meio urbano ou rural. Lista de doenças ocupacionais  A lista de doenças ocupacionais foi instituída em 1999. O documento é composto por duas partes: a primeira apresenta os riscos para o desenvolvimento de doenças e a segunda estabelece as doenças para identificação, diagnóstico e tratamento. Com a atualização, a quantidade de códigos de diagnósticos passa de 182 para 347. A lista pode ser conferida no Diário Oficial da União. De acordo com o Ministério da Saúde, a atualização foi prioridade da nova gestão e reflete a retomada do protagonismo da coordenação nacional da política de saúde do trabalhador. As inclusões foram avaliadas pela Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast) em seu 11º encontro conhecido como Renastão, que começou na segunda-feira (27) e se encerrou nesta quarta-feira (29), em Brasília. Instituída em 2002, a Renast tem papel estratégico no desenvolvimento da atenção integral à saúde do trabalhador e envolve o Ministério da Saúde e as secretarias de saúde de estados, municípios e do Distrito Federal. Quase 3 milhões de casos de doenças ocupacionais foram atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) entre 2007 e 2022, segundo apontam dados Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), que é gerenciado pelo Ministério da Saúde. De todas as notificações, 52,9% está relacionada com acidentes de trabalho graves. Conforme os dados do Sinan, 26,8% das notificações foram geradas pela exposição a material biológico; 12,2% devido a acidente com animais peçonhentos; e 3,7% por lesões por esforços repetitivos (LER) ou distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho. Somente em 2023, já são mais de 390 mil casos notificados de doenças relacionados ao trabalho. Fonte: Agência Brasil

Fundacentro realiza debate público sobre a NR-1

Evento híbrido sobre norma regulamentadora voltada para gerenciamento de riscos ocupacionais acontece em dezembro As inscrições para o debate público “A Norma Regulamentadora 1 (NR-1) necessária no atual momento para superar a acidentalidade no Brasil” abrem nesta segunda-feira, dia 27 novembro. O evento será realizado em 08 de dezembro, no auditório da Fundacentro, em São Paulo. Com representantes das bancadas do governo, dos trabalhadores e dos empregadores, o debate será híbrido. Os interessados em participar, presencialmente, devem se inscrever através do formulário disponibilizado neste link. Para assistir a transmissão, basta acessar o canal da Fundacentro no YouTube, no dia e horário do encontro. Para mais informações acesse a página de Cursos e Eventos. Debate público “A NR-1 necessária no atual momento para superar a acidentalidade no Brasil” Data: 8 de dezembro Horário: das 14h às 17h (credenciamento presencial às 13h30) Local: auditório da Fundacentro, localizado à rua Capote Valente, 710 – Pinheiros, São Paulo Inscrições: 27 de novembro a 06 de dezembro Link de inscrição: https://forms.office.com/r/Ab8G3F5Z4Z Transmissão: canal da Fundacentro no YouTube Fonte: Fundacentro

Campanha Novembro Azul na Construção foi exitosa

Cerca de 6 mil trabalhadores da construção foram alcançados nos canteiros de obras de Brasília Assessoria de Comunicação Social do Seconci-DF Desde o dia primeiro de novembro, a campanha dos sindicatos do setor, coordenada pelo Seconci-DF, esteve em 39 canteiros de obras levando informação e atividades para várias cidades satélites do Distrito Federal. No total, foram 5.738 trabalhadores alcançados pelo trabalho. Nos encontros, os profissionais falaram sobre saúde do homem, prevenção ao câncer de próstata e cuidados que podem evitar a doença. A campanha Novembro Azul na construção teve apoio do Serviço Social da Indústria do DF (SESI-DF), Sindicato da Indústria da Construção (Sinduscon-DF) e do Sindicato dos Trabalhadores da Construção (Sticombe). No Distrito Federal, de acordo com levantamento do Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF), feito em 2021, 95,3% dos trabalhadores da construção eram do sexo masculino. Isso correspondia a 75,1 mil trabalhadores. Com isso, falar sobre a saúde do homem é fundamental para prevenção e cuidados com a saúde no setor. “Nosso objetivo foi cumprido com êxito e o Seconci-DF, em parceria com as demais instituições e entidades representativas do setor, cumpre seu papel ao levar informação e disponibilizar atendimento médico assistencial gratuito a todos os trabalhadores que fazem parte das empresas apoiadoras e parceiras da nossa obra social”, explica Carlos Eugênio de Faria Franco, presidente do Seconci-DF. O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que, no Brasil, há cada 38 minutos, um homem morre por causa do câncer de próstata. “O ideal é que os trabalhadores com casos de câncer na família procure o Seconci para fazer os exames preventivos. O câncer de próstata tem como componente a hereditariedade e, por isso, ao completar 45 anos, é fundamental que os trabalhadores da construção do DF nos procure para dar início à prevenção”, conta José Ribamar Machado, urologista do Seconci-DF. O Seconci-DF disponibiliza atendimento médico urológico gratuito aos trabalhadores e o agendamento das consultas e exames pode ser feito pelo link https://www.seconci-df.org.br/medicina-assistencial/. Todos os trabalhadores com idade a partir de 45 anos podem fazer o agendamento e iniciar a prevenção contra a doença. Reconhecimento Durante o mês, vários foram os relatos e agradecimento pelo trabalho feito pela campanha nas obras. “Ao longo dos anos, o Seconci-DF tem feito um serviço de grande relevância na construção do Distrito Federal. Tivemos a palestra sobre prevenção ao câncer de próstata. A mensagem foi passada de forma clara e o objetivo foi alcançado”, conta Lincoln Nasser, técnico de segurança da Soltec Engenharia. As empresas construtoras reforçam a importância da parceria e do apoio na conscientização dos seus colaboradores. “Os colaboradores nos canteiros de obra e escritório por meio do acesso à informação entenderam a necessidade de se cuidar mesmo com todos os tabus. Nós do Grupo Base, agradecemos ao Seconci pelos trabalhos que eles vêm desenvolvendo com as empresas parceiras, entendemos que são muito importantes para os colaboradores”, finaliza Amanda Raquel de Souza Cardoso, gerente de RH do grupo Base. O Seconci-DF agradece o apoio e parceria das instituições, das empresas construtoras e da equipe de profissionais que estiveram conosco durante a campanha Novembro Azul na Construção.  

Seconci-DF participa do I Encontro de Segurança e Saúde no Trabalho do DF e Entorno

Além de prestigiar o evento, a instituição esteve presente em um dos painéis falando sobre atendimento psicossocial na construção Assessoria de Comunicação Social do Seconci-DF O Comitê Permanente Regional sobre Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção do Distrito Federal (CPR/DF) realizou nesta quinta-feira, 23 de novembro, o I Encontro de Segurança e Saúde no Trabalho do Distrito Federal e Entorno. O evento aconteceu no auditório do Sinduscon-DF e contou com quatro painéis relativos à atuação do CPR e às áreas de segurança e saúde ocupacionais. Os palestrantes falaram sobre Princípios Fundamentais do Trabalho, Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO), Riscos de Queda em Altura e, com a participação do Seconci-DF, Gestão de Riscos Psicossociais Relacionados ao Trabalho. “É muito importante divulgarmos o trabalho psicossocial do Seconci. Estarmos num evento como esse nos ajuda a divulgar e expandir nossa atuação e o nosso trabalho de sensibilização com os trabalhadores da construção do DF”, disse Roseane dos Santos, assistente social do Seconci-DF. O CPR-DF está sob coordenação do Sindicato dos Trabalhadores (Sticombe). Para o presidente, Raimundo Salvador, a ideia é que, a partir de agora, se torne um encontro regular. “Estamos idealizando esse Encontro há alguns anos e, em 2023, conseguimos tirá-lo do papel. Estamos muito empolgados e conseguimos reunir uma pauta excelente em prol da segurança e da saúde no setor. Nossa expectativa é de uma virada de chave para implementação de uma cultura de segurança e de um ambiente saudável”, contou Salvador. Os painéis do evento foram apresentados por vários especialistas, entre eles, auditores-fiscais do trabalho do Distrito Federal, São Paulo, Rio de Janeiro: Rômulo Machado (DF), Luiz Carlos Lambreras Rocha (RJ), Luciana Veloso (SP), além do auditor-fiscal aposentado e consultor de segurança do Seconci-SP, Gianfranco Pampalon. Falaram também Celso Berilo (Abraest), Roseane dos Santos (Seconci-DF) e, por fim, os presentes participaram de uma atividade lúdica com o mestre Gilvan (capoterapia). Durante o evento, cerca de 130 pessoas passaram pelo auditório do Sinduscon-DF. “Aprendemos sobre gestão de segurança do trabalho, revimos conceitos e tivemos a oportunidade de obter mais conhecimento sobre nossa área de atuação. Esse evento foi de grande aprendizado para todos que participaram”, falou Gerson de Alcântara, engenheiro de segurança do trabalho do Seconci-DF.

Campanha Novembro Azul é Destaque na TV Globo Brasília

Durante o mês de novembro, 40 canteiros de obras receberão os profissionais para atividades e informações sobre o Câncer de Próstata O Seconci-DF, em parceria com o SESI-DF, Sinduscon-DF e Sticombe, está promovendo a campanha Novembro Azul em todas as regiões do Distrito Federal. Com a realização de palestras com os profissionais do Seconci e atividades promovidas pelos profissionais do SESI, cerca de 6 mil trabalhadores serão sensibilizados até o final de novembro. A equipe de reportagem da Globo Brasília esteve num canteiro acompanhando a campanha e realizou uma reportagem que você pode conferir clicando aqui! (A reportagem sobre a campanha começa a partir de 34min40seg.)

Seconci-DF é finalista do Prêmio CBIC de Responsabilidade Social

O vencedor será escolhido por voto popular e o DF concorre com o Seconci-MG. Projeto do DF está em funcionamento desde julho de 2022 A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) revelou nesta sexta-feira (17) os finalistas do aguardado Prêmio CBIC de Responsabilidade Social 2023 – Troféu Paulo Safady Simão. O anúncio foi feito durante webinar transmitido pelo canal oficial da entidade no YouTube, com a apresentação de cada um dos projetos ao público participante.  A iniciativa, que tem o intuito de reconhecer e divulgar as boas ações desenvolvidas pela construção civil, premiará este ano quatro categorias: Empresa, Entidade, Cadeia Produtiva (nova categoria) e Reconhecimento Social, com prêmios de até R$ 25 mil. Entre os finalistas, estão projetos que abordam questões cruciais, desde a saúde do trabalhador até a promoção da igualdade de gênero e o investimento na educação. A presidente da Comissão de Responsabilidade Social, Ana Cláudia Gomes, expressou sua admiração pelos projetos inovadores apresentados este ano. “Estamos testemunhando a indústria da construção transformando nossa sociedade através da capacidade notável de inovação e impacto social”, ressaltou Ana Cláudia Gomes, presidente da Comissão de Responsabilidade Social (CRS) da CBIC, que esteve presente no evento.  Os finalistas nas diferentes categorias são: Entidades: Cadeia Produtiva: Empresa: Ana Cláudia Gomes finalizou o encontro destacando a magnitude de cada projeto finalista e encorajou as empresas a continuarem investindo em iniciativas que promovam mudanças significativas na sociedade. “Cada projeto é grandioso, que as empresas continuem investindo nesses projetos tão transformadores”, afirmou Gomes. O Prêmio CBIC de Responsabilidade Social reconhece não apenas o trabalho árduo e inovador na indústria da construção, mas também inspira a comunidade a buscar constantemente maneiras de impactar positivamente a sociedade por meio de suas atividades e projetos.  O público está convidado a escolher o melhor projeto em cada categoria. Para isso basta entrar no site do prêmio: https://www.cbic.org.br/premioresponsabilidadesocial/ das 12h do dia 21/11, próxima terça-feira, até 23h59 do dia 10/12. Os vencedores (primeiro lugar) de cada categoria serão anunciados AO VIVO em uma cerimônia de premiação programada para ocorrer no dia 12 de dezembro de 2023 em Brasília. O prêmio integra o projeto “Responsabilidade Social na Indústria da Construção – Etapas da Seleção e Divulgação do Prêmio”, uma realização da Comissão de Responsabilidade Social da Câmara Brasileira da Indústria da Construção – CRS/CBIC, com a correalização do SESI Nacional. Com informações da CBIC

AGO – Edital de Convocação

Em cumprimento ao artigo 17 inciso I, alínea “b)” do Estatuto Social do SECONCI-DF, ficam convocados todos os Associados, na plenitude de seus direitos sociais, ou por intermédio dos seus representantes, devidamente documentados na forma prevista no mesmo Estatuto, para participarem da Assembleia Geral Ordinária que será realizada no dia 29.11.2023, às 8h, instalando-se em primeira convocação com, no mínimo, 2/3 do número de associados e em segunda convocação às 8h30min, com qualquer número, de forma híbrida: online, via plataforma Google Meet (link abaixo), e na sede da entidade, situada no SPLM Conjunto 3, Lotes 11, 13 e 15 – Núcleo Bandeirante – DF, em que será deliberada a seguinte pauta: – Aprovação do Orçamento para o Exercício de 2024.  Link da videochamada: https://meet.google.com/qev-xzig-itg Brasília-DF, 16 de novembro de 2023. CARLOS EUGÊNIO DE FARIA FRANCO Presidente do Seconci-DF Clique aqui para visualizar o PDF com assinatura.

Novembro Azul: em 15 dias, mais de 2.600 trabalhadores são sensibilizados

Campanha está percorrendo obras por todo o Distrito Federal levando conscientização, palestras e atividades Até o final de novembro, cerca de 6 mil trabalhadores serão sensibilizados pela campanha Novembro Azul – Mês de Prevenção ao Câncer de Próstata do Seconci-DF, em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI-DF), Sindicato dos Trabalhadores (Sticombe) e Sindicato da Indústria da Construção Civil do DF (Sinduscon-DF). Do dia 1º até 15 de novembro, foram 18 canteiros de obras visitados com alcance de 2.668 trabalhadores. Para atender a demanda, o Seconci-DF está realizando até três palestras por dia. Antes da palestra, acontece uma atividade física comandada pelos profissionais do SESI.  “Nosso objetivo é incentivar a detecção precoce, tirando dúvidas e esclarecendo mitos e preconceitos sobre o câncer de próstata”, explica Maurício Nieto, gerente médico do Seconci-DF. Nos canteiros de obras, a receptividade é positiva e os trabalhadores estão demonstrando interesse em cuidar da saúde. “Ao longo dos anos, o Seconci-DF tem feito um serviço de grande relevância na construção do Distrito Federal. Tivemos a palestra sobre prevenção ao câncer de próstata. A mensagem foi passada de forma clara e o objetivo foi alcançado”, conta Lincoln Nasser, técnico de segurança da Soltec Engenharia. Estão agendadas 40 palestras com alcance total de 5.832 trabalhadores das empresas parceiras do Seconci-DF até o final de novembro. A alta demanda reforça a importância da prevenção. “Toda vez que despertamos o interesse ou levamos um assunto tão importante para nosso público-alvo, que é o trabalhador da construção, estamos promovendo a saúde e falando da importância de cuidar e prevenir doenças como o câncer de próstata”, explica Roseane dos Santos, assistente social do Seconci-DF. ATENDIMENTO GRATUITO: O Seconci-DF, desde julho de 2022, oferece atendimento médico gratuito em urologia, especialidade responsável pela prevenção e cuidado com o câncer de próstata. Esse serviço está disponível a todos os trabalhadores das empresas parceiras. Em pouco mais de um ano, a instituição já realizou: O agendamento das consultas e exames pode ser feito aqui!

Mais de 500 trabalhadores são atendidos pela urologia do Seconci-DF

Sem custo, o atendimento é feito com consultas, exames e acompanhamento dos pacientes com casos alterados e já está em funcionamento há pouco mais de um ano A campanha do Novembro Azul – Mês de Prevenção ao Câncer de Próstata está em pleno vapor e, na construção civil do Distrito Federal, o Serviço Social da Indústria da Construção Civil do DF (Seconci-DF) promove a saúde do homem por meio do atendimento médico urológico. Em 15 meses, desde o início do projeto, a instituição já atendeu 540 trabalhadores das empresas associadas. O atendimento feito pelo Seconci-DF começa com a realização dos exames de PSA e ultrassonografia para trabalhadores da construção a partir de 45 anos de idade. “Nós oferecemos, sem custo, aos trabalhadores consultas e exames laboratoriais e de imagens. Nosso objetivo é facilitar o acesso ao rastreio precoce para que, caso haja alteração, o tratamento seja feito o mais brevemente possível”, explica o gerente de medicina do Seconci-DF, Maurício Carvalho Nieto. O atendimento realizado pelo Seconci-DF já contabiliza números expressivos em pouco mais de um ano de funcionamento e demonstra a importância deste serviço para os trabalhadores do setor. Confira, abaixo, os números da urologia do Seconci-DF desde julho de 2022: O atendimento médico urológico do Seconci-DF acontece duas vezes por semana, sendo um destinado à consulta com o médico especialista e o segundo com os profissionais que realizam os exames como ultrassonografia e urofluxometria, além dos exames de sangue. O agendamento é realizado pelo site do seconci-DF (https://www.seconci-df.org.br/medicina-assistencial/) com envio dos dados pelo formulário no site. Após envio, basta aguardar o retorno dos profissionais da medicina do Seconci confirmando a data e horário da consulta. Veja o que disse o urologista do Seconci-DF sobre a importância da campanha Novembro Azul e da realização da prevenção contra o Câncer de Próstata:

Juntos pela prevenção de acidentes de trabalho – escavações e soterramentos

Você sabia? No dia 17 de outubro de 2023, QUATRO trabalhadores MORRERAM SOTERRADOS na construção de um supermercado em Minas Gerais. Infelizmente, o SOTERRAMENTO é um tipo de acidente que acontece com frequência, no país inteiro, em razão da ausência da adoção das medidas de prevenção. O que fazer para evitar estes acidentes de trabalho? As escavações com profundidade superior a 1,25 m (um metro e vinte e cinco centímetros) devem ser protegidas com taludes ou escoramentos definidos em projeto elaborado por profissional legalmente habilitado e devem dispor de escadas ou rampas colocadas próximas aos postos de trabalho, a fim de permitir, em caso de emergência, a saída rápida dos trabalhadores. Talude é uma inclinação ou declive íngreme em um terreno ou superfície (resultado de uma escavação em solo com determinada inclinação). O ângulo do talude deve ser cuidadosamente calculado para garantir estabilidade e segurança da estrutura ou do terreno adjacente. Escoramento em escavações é o processo de fornecer suporte temporário e estruturas de contenção para evitar desmoronamentos ou deslizamentos de terra durante a escavação. Toda escavação com profundidade superior a 1,25 m (um metro e vinte e cinco centímetros) somente pode ser iniciada com a liberação e autorização do profissional legalmente habilitado, atendendo o disposto nas normas técnicas nacionais vigentes. Não realize escavações com profundidade superior a 1,25 m (um metro e vinte e cinco centímetros) sem a adoção das medidas de prevenção. Elas salvam vidas. Fonte: CPR-DF