Dia Mundial de Combate ao Câncer reforça atuação do Seconci-DF na prevenção e no cuidado com a saúde dos trabalhadores

Publicado por

| 05/02/2026

Comunicação Seconci-DF

No Dia Mundial de Combate ao Câncer, celebrado em 4 de fevereiro, instituições de saúde e cidadãos de todo o mundo se unem para reforçar a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do acesso ao tratamento eficaz. A data é um momento para reforçar que a luta contra o câncer é permanente e envolve informação, acesso a serviços e cuidados contínuos.

Nesta quarta-feira (04/02), o Instituto Nacional de Câncer (INCA) divulgou as estimativas de incidência de câncer no Brasil para o triênio 2026-2028, apontando que o país deve registrar cerca de 781 mil novos casos por ano no período, com aproximadamente 518 mil casos anuais quando excluídos os tumores de pele não melanoma; números que evidenciam o papel central da prevenção e do diagnóstico oportuno no enfrentamento da doença.

No Distrito Federal, o Seconci-DF reafirma seu compromisso com o cuidado em saúde, oferecendo atendimentos gratuitos em ginecologia e urologia com foco na detecção precoce, prevenção e acompanhamento de casos de câncer — em especial o câncer de mama e o câncer de próstata, dois dos tipos mais incidentes tanto no Brasil quanto no DF.

Ao longo de 2025, as áreas de ginecologia e urologia do Seconci-DF foram responsáveis por mais de 1.300 consultas gratuitas, contribuindo diretamente para a identificação precoce de alterações, o encaminhamento adequado e o cuidado integral dos trabalhadores da construção civil e seus dependentes.

A atuação do Seconci-DF reforça o papel da prevenção e do acompanhamento médico contínuo como estratégias essenciais para reduzir o impacto do câncer na vida das pessoas. Neste Dia Mundial de Combate ao Câncer, a instituição reafirma seu compromisso com a promoção da saúde, o acesso à informação e o cuidado humanizado.

Procure o setor de RH da sua empresa ou a área de segurança e marque sua consulta para realização dos exames preventivos.