Maio Vermelho destaca cuidados e prevenção do câncer bucal

Seconci-DF amplia conscientização sobre a doença levando atendimento gratuito para os trabalhadores da construção civil Voltada à conscientização do câncer bucal, a campanha Maio Vermelho busca informar e alertar a população sobre os cuidados, além de incentivar a prevenção e aumentar os índices de diagnósticos precoces. Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) mostram que o Brasil deve registrar mais de 17 mil novos casos da doença até 2028. O câncer da boca e orofaringe é um tumor maligno que afeta os lábios e as estruturas da boca, como gengivas, bochechas, céu da boca (palato), língua (principalmente as bordas e laterais) e a região embaixo da língua (assoalho da boca). Tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas e infecção pelo vírus HPV (papilomavírus humano) estão entre os principais fatores de risco para o surgimento da neoplasia. Estimativas apontam que até 30% dos casos de câncer podem ser prevenidos por meio de hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada rica em frutas, legumes e vegetais, não fumar, evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e utilizar protetor solar nos lábios. A vacinação contra o HPV, o uso de preservativo, inclusive durante a prática do sexo oral, e a realização de exames periódicos também colaboram com a prevenção. Mára Lúcia Campos, gerente de odontologia do Seconci-DF, aponta que as pessoas devem ficar atentas a alguns sinais de alerta. “Principalmente lesões e machucados na boca que não cicatrizem em até 15 dias, sangramentos sem causa conhecida, manchas ou placas esbranquiçadas na boca e nódulos no pescoço”, destaca. “Vale ressaltar que esses sintomas não necessariamente serão confirmados como câncer, mas com o surgimento deles, devem ser investigados imediatamente, pois, se a doença for diagnosticada e tratada nas fases iniciais, há grandes chances de cura total”. Atendimento odontológico para trabalhadores da construção Com foco nos trabalhadores da construção civil, o Serviço Social da Indústria da Construção Civil do DF (Seconci-DF) oferece atendimento odontológico gratuito, levando cuidado e prevenção diretamente aos canteiros de obras. Com duas unidades fixas, no Núcleo Bandeirante e na Asa Norte, e quatro unidades móveis que percorrem obras em todo o Distrito Federal, a entidade oferece serviços gratuitos como extrações, restaurações, próteses, tratamentos de canal e limpeza dental. Para se ter uma ideia, em 2025 foram realizados mais de 21 mil atendimentos. Neste ano, no 1º trimestre, foram contabilizados mais de 4,5 mil atendimentos, distribuídos entre consultas, tratamentos concluídos e procedimentos diversos, reforçando o impacto social do trabalho contínuo. Thiago Gomes dos Santos, guardião de obras da CONBRAL, empresa parceira do Seconci-DF, foi um dos trabalhadores atendidos pela unidade móvel disponibilizada no canteiro onde atua. Segundo ele, o tratamento odontológico trouxe benefícios que foram além da saúde bucal, refletindo diretamente em sua autoestima. “Eu tinha vergonha de conversar com as pessoas, porque sempre achava que elas estavam olhando para o meu dente quebrado. Depois que fiz todo o tratamento no Seconci, me sinto mais tranquilo e confiante para falar”, relata. O trabalhador também destaca a importância da oferta gratuita do serviço odontológico dentro do ambiente de trabalho. “É uma facilidade muito grande para todos nós, porque torna mais acessível buscar um tratamento que, muitas vezes, a gente nunca imaginou que conseguiria fazer um dia”, afirma. O cuidado do Seconci-DF vai além do consultório. “Nosso objetivo é garantir que os trabalhadores da construção civil tenham acesso a um atendimento odontológico humanizado e preventivo. Quando conseguimos identificar problemas precocemente e orientar sobre os cuidados com a saúde bucal, contribuímos diretamente para a qualidade de vida e o bem-estar desses profissionais”, finaliza a gerente. O Seconci-DF disponibiliza diversas especialidades odontológicas gratuitas para os profissionais da construção civil vinculados a empresas parceiras. Para utilizar os serviços, o agendamento é simples: basta que o colaborador procure o setor de segurança do trabalho ou recursos humanos da empresa em que atua, para que ele realize a marcação das consultas no site da entidade. Fonte: Profissionais do Texto
Abril Verde: Seconci-DF reforça debate sobre segurança e saúde no trabalho nos canteiros de obras

Durante o mês, palestras serão realizadas com foco na prevenção de acidentes e na saúde mental dos trabalhadores José Albuquerque/Comunicação Seconci-DF O Serviço Social da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Seconci-DF) intensificou suas ações para o Abril Verde, campanha nacional dedicada à conscientização sobre saúde e segurança no trabalho. Ao longo do mês, 36 canteiros de obras serão visitados, levando informação sobre segurança no ambiente laboral, prevenção de acidentes, com expectativa de atingir milhares de trabalhadores. A iniciativa reforça o compromisso da instituição com a promoção de ambientes de trabalho mais seguros e saudáveis, abordando temas como ergonomia, prevenção de acidentes, uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e Coletiva (EPCs) e informações básicas sobre as mudanças da Norma Regulamentadora 1 (NR1), que passa a exigir o levantamento dos riscos psicossociais relacionados ao trabalho no Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) das empresas. A gerente de segurança do trabalho do Seconci-DF, Juliana Moreira de Oliveira, reforça que o Abril Verde é um momento importante para reforçar a conscientização sobre saúde e segurança no trabalho, especialmente na construção civil, que exige atenção constante. “No Seconci-DF, intensificamos nossas ações ao longo do mês, com palestras e visitas aos canteiros, levando orientação diretamente aos trabalhadores”, explica ela. Abril Verde e a importância da prevenção O Abril Verde tem como marco o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, celebrado em 28 de abril. A data foi instituída em memória de um acidente ocorrido em 1969, nos Estados Unidos, quando uma explosão em uma mina de carvão deixou dezenas de trabalhadores mortos. Desde então, o mês passou a simbolizar a luta por condições de trabalho mais seguras em todo o mundo. No contexto da construção civil, onde os riscos são elevados e as atividades exigem atenção constante, a campanha ganha ainda mais relevância. Acidente de trabalho é todo evento que ocorre durante o exercício da atividade profissional e que pode causar lesão, doença ou redução da capacidade laboral, podendo ser classificado como típico, de trajeto, grave ou fatal. Acidente Típico É o acidente que ocorre durante a execução da atividade profissional, dentro ou fora da empresa, desde que o trabalhador esteja a serviço. Acidente de Trajeto É o acidente que ocorre no percurso entre a residência do trabalhador e o local de trabalho, ou vice-versa. Acidente Grave É caracterizado pela gravidade da lesão, independentemente de onde ocorreu (típico ou trajeto). Acidente Fatal É aquele que resulta em óbito do trabalhador, podendo ocorrer no local do acidente ou posteriormente em decorrência dele. Saúde mental, riscos psicossociais relacionados ao trabalho e a Nova NR1 A saúde mental dos trabalhadores ocupa um espaço cada vez mais relevante nas discussões sobre segurança no trabalho. A rotina intensa, a pressão por produtividade e as condições do ambiente laboral podem afetar o bem-estar emocional e contribuir para a ocorrência de acidentes. Problemas como estresse, ansiedade e esgotamento impactam diretamente a concentração, aumentam a probabilidade de erros e elevam os índices de afastamento. Nesse contexto, os riscos psicossociais relacionados ao trabalho passam a ser considerados parte essencial das estratégias de prevenção. Para atender às mudanças da NR1, que entram em vigor em 26 de maio de 2026, o Seconci-DF criou sua própria metodologia para realização do levantamento dos riscos psicossociais relacionados ao trabalho. Serviço que está disponível para todas as empresas que realizam o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), com a instituição. O que diz o trabalhador sobre o Abril Verde As ações realizadas nos canteiros têm impacto direto na conscientização dos profissionais que participam das palestras, como mostram os depoimentos de quem já participou da campanha. Abril Verde reforça cultura de prevenção na construção civil Seconcis intensificam ações do Abril Verde com foco em saúde e segurança na construção civil
Abril Verde reforça cultura de prevenção na construção civil

Voltada à promoção da saúde e segurança no trabalho, a campanha Abril Verde busca informar e mostrar a importância da adoção de uma rotina de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. Em 2026, a campanha terá como foco a saúde mental dos trabalhadores. Em maio entram em vigor as atualizações da Norma Regulamentadora nº 01 (NR-01) que ampliam as diretrizes do Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO), incluindo a obrigatoriedade do levantamento dos riscos psicossociais relacionados ao trabalho no Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) das empresas. Com isso, a partir da presente data, passam a ser obrigatórias a avaliação de riscos relacionados ao estresse, assédio, burnout, ambientes organizacionais tóxicos e sobrecarga de trabalho. A medida reforça a atenção à saúde mental no ambiente laboral com o mesmo rigor dado aos riscos físicos, químicos e biológicos, entre outros. Nesse cenário, o Serviço Social da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Seconci-DF) atua ao lado das empresas da construção civil oferecendo suporte completo para a implementação dessas medidas e a promoção do bem-estar dos trabalhadores. Como parte desse movimento, a entidade já disponibiliza metodologia própria para levantamento dos riscos psicossociais relacionados ao trabalho, conforme a NR-01, do Ministério do Trabalho e Emprego. Ampliar o olhar para a saúde mental no ambiente laboral é um passo essencial para a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, destaca Juliana Moreira de Oliveira, gerente de Segurança do Trabalho do Seconci-DF. “O bem-estar psicológico é fundamental para garantir não apenas a produtividade, mas principalmente a segurança no espaço de trabalho”, afirma. “Entretanto, vale ressaltar, que problemas relacionados, principalmente, a ergonomia, como levantamento de carga, postura inadequada e movimentos repetitivos, ainda se destacam como os principais problemas enfrentados na construção civil. Dessa forma, é preciso que os trabalhadores também fiquem atentos ao seu bem-estar físico”. Além dos riscos psicossociais A construção civil vem registrando resultados positivos em um cenário de avanços consistentes na prevenção de acidentes. Levantamento da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) aponta que, em 2023, o setor registrou os melhores índices de segurança da série histórica, evidenciando a consolidação de práticas preventivas nos canteiros de obras. No ano de referência, o setor registrou uma redução de mais de 30% de acidentes típicos em comparação ao ano anterior. No mesmo período, o número de doenças do trabalho caiu 25%, atingindo o menor índice da série. A letalidade também apresentou recuo 60% menos do que em 2022. Já o indicador de mortalidade caiu 71%. Os resultados refletem uma atuação integrada entre empresas, trabalhadores e entidades. O Seconci-DF promove ações que incluem a elaboração de programas ocupacionais, emissão de laudos técnicos, desenvolvimento de campanhas educativas e realização de atividades diretamente nos canteiros, como palestras, distribuição de materiais informativos e eventos. “A prevenção precisa fazer parte da rotina das obras. Não se trata apenas de cumprir normas, mas de promover uma cultura contínua de cuidado com a vida e a saúde dos trabalhadores”, afirma Juliana Moreira. Para se ter uma ideia, apenas em 2025, o Seconci-DF beneficiou mais de 20 mil trabalhadores, 33% a mais do que em 2024, quando mais de 15 mil foram impactados positivamente. Ao longo do ano, a entidade promoveu treinamentos admissionais, palestras, programas monitorados, curso de CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e treinamentos de NR-35, obrigatório para todo serviço executado acima de 2 metros do nível inferior onde existe o risco de queda. Ao todo 183 empresas associadas foram atendidas. Para o presidente do Seconci-DF, Eduardo Aroeira, o fortalecimento dessa conduta prevencionista está diretamente relacionado à presença de iniciativas estruturadas no setor. “O trabalho desenvolvido pelo Seconci-DF contribui para ampliar o acesso à informação e às boas práticas de segurança, fortalecendo a conscientização nos canteiros de obras e apoiando as empresas na adoção de medidas efetivas de prevenção”, destaca. Abril Verde 2026 Ao longo do mês, o Seconci-DF realiza uma série de ações voltadas à conscientização sobre saúde e segurança no trabalho. Estão agendadas 36 palestras nos canteiros de obras do Distrito Federal. Com isso, milhares de trabalhadores serão sensibilizados com abordagens que incluem temas como saúde mental, riscos psicossociais e uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e Coletivo (EPCs). As atividades também contribuem para iniciativas internas das empresas, como as Semanas Internas de Prevenção de Acidentes (SIPATs) e os Diálogos Diários e Semanais de Segurança, ampliando o alcance das orientações preventivas. “As palestras têm como objetivo fortalecer a cultura de prevenção, mostrando que pequenas atitudes fazem toda a diferença no dia a dia. Nosso compromisso é fazer com que o trabalhador e a trabalhadora retornem para casa com saúde ao fim do expediente”, explica Juliana. Maria das Dores de Oliveira, técnica de Segurança da Construtora Villela e Carvalho, aponta que as palestras oferecidas pelo Seconci-DF são muito importantes para os colaboradores. “A segurança no trabalho é um assunto que abordamos diariamente com os trabalhadores e, às vezes, acaba passando despercebido por eles. Por isso, ter especialistas aqui reforçando o tema e trazendo casos reais foi muito enriquecedor e interessante para todos”. Joilson da Silva Sousa, encarregado na empresa Construtora Villela e Carvalho, achou a palestra muito interessante e destacou que esse é um assunto que deve ser abordado sempre. “Quanto mais a gente aprender a tomar cuidado e a seguir as orientações da forma correta, melhor”, afirma. “Evitar que um acidente grave ocorra na obra depende de nós mesmos. É preciso sempre realizar todos os serviços utilizando os equipamentos de segurança e alertar os colegas quando algo estiver errado ou fora do padrão”. Fonte: Profissionais do Texto
Março Lilás – mês de conscientização sobre o câncer de colo do útero

Mulheres que atuam em empresas da construção podem realizar consultas e exames com ginecologista José Albuquerque/Comunicação Seconci-DF O Serviço Social da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Seconci-DF) reforça, ao longo do Março Lilás, a importância do cuidado com a saúde das mulheres que atuam no setor da construção civil. A campanha é dedicada à conscientização e à prevenção do câncer do colo do útero, uma das doenças que mais afetam a população feminina no Brasil. Durante o mês, a instituição intensifica a oferta de serviços voltados à saúde da mulher, disponibilizando consultas ginecológicas, exame preventivo Papanicolau, mamografia, ultrassonografia ginecológica, exames laboratoriais e orientações especializadas. O câncer do colo do útero é atualmente a quarta maior causa de morte por neoplasias entre mulheres no país. Segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA) para o período de 2026 a 2028, são esperados mais de 19 mil novos casos por ano. Dados recentes do Ministério da Saúde também evidenciam a gravidade do cenário: somente em 2025, a doença foi responsável pela morte de cerca de 20 mulheres por dia. Diante desse contexto, o Seconci-DF reforça a preocupação com a saúde das trabalhadoras da construção civil que podem, por meio da instituição, ter acesso ao acompanhamento ginecológico e aos serviços de prevenção. Para o gerente médico da instituição, Maurício Nieto, a campanha é um chamado à ação. “O Março Lilás é um convite para que as mulheres priorizem o cuidado com a própria saúde, realizando o rastreamento do câncer do colo do útero. Trata-se de uma doença prevenível e com altas chances de cura quando identificada precocemente”, destaca. Ele também ressalta que a estrutura oferecida pela instituição facilita o acesso ao cuidado. “Disponibilizamos consultas e exames complementares sem custo para as trabalhadoras. Isso permite um diagnóstico oportuno, acompanhamento adequado e tratamento das alterações identificadas, evitando a progressão da doença e possíveis complicações”, explica. Atendimento que faz a diferença Para muitas mulheres que atuam nos canteiros de obra, ter acesso a atendimentos próximos ao ambiente de trabalho é fundamental para manter a saúde em dia sem comprometer a rotina profissional. A rejuntadeira Maria José Rosa, que trabalha na construção civil há cerca de dois anos, destaca a importância da presença feminina no setor, especialmente nas etapas de acabamento, que exigem atenção aos detalhes. Para ela, o atendimento oferecido pelo Seconci-DF faz toda a diferença. “Já utilizei o atendimento de ginecologia e fui muito bem acolhida. Desde a portaria até os profissionais de saúde, o atendimento é excelente. A gente realmente se sente cuidada”, afirma. A ajudante de obra Adriana Maria Barbosa também ressalta o impacto positivo do serviço, especialmente diante das dificuldades de acesso à rede pública. “Quando soube do atendimento, aproveitei a oportunidade. Pelo SUS é muito difícil conseguir consulta. Aqui conseguimos cuidar da saúde sem precisar faltar ao trabalho, madrugar em fila ou ter custos. É algo muito importante para nós”, relata. Para mais informações sobre os serviços oferecidos, entre em contato com o Seconci-DF pelo telefone (61) 3399-1888 ou acesse o site www.seconci-df.org.br.
Seconci-DF abre agenda de palestras gratuitas para a campanha Janeiro Branco 2026

Instituição reforça importância da saúde mental nos canteiros de obras e amplia ações de conscientização Comunicação Seconci-DF O Serviço Social da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Seconci-DF) inicia, no próximo mês, a campanha Janeiro Branco 2026, voltada à promoção da saúde emocional e à prevenção de sofrimentos psíquicos entre trabalhadores da construção civil. A ação, já tradicional no calendário anual da instituição, reforça a atenção integral ao bem-estar dos profissionais do setor e oferece às empresas parceiras palestras gratuitas sobre o tema. Com o tema “Cuidar da mente é construir um futuro mais seguro”, as atividades buscam estimular o diálogo sobre equilíbrio emocional, identificação de sinais de adoecimento e oferta de caminhos de acolhimento. As palestras são ministradas pelos profissionais de psicologia e de serviço social do Seconci-DF, especialistas no atendimento aos trabalhadores e no apoio às empresas na gestão de riscos psicossociais. Como solicitar a palestra As empresas parceiras podem agendar sua participação entrando em contato com o Seconci-DF pelo telefone 61 3399-1888 ramal 211, pelo WhatsApp (61) 98124-3486 ou pelo e-mail social@seconci-df.org.br. Os horários serão preenchidos conforme disponibilidade da equipe e as vagas são limitadas.
Novembro Azul entra na semana final reforçando a importância da prevenção ao câncer de próstata

No setor da construção, informações sobre prevenção e saúde do homem são o foco da campanha promovida pelo Seconci-DF Comunicação Seconci-DF O Seconci-DF reforça, nesta última semana do Novembro Azul, a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata entre os trabalhadores da construção civil. A campanha, que ao longo de todo o mês levou palestras, orientações e atendimento especializado aos canteiros de obras, segue mobilizando empresas e colaboradores para o cuidado integral com a saúde do homem. Durante novembro, equipes do Seconci-DF estão realizando ações educativas nos canteiros, reforçando o atendimento urológico aos trabalhadores das empresas parceiras e levando informação a milhares de trabalhadores sobre fatores de risco, sinais de alerta e medidas preventivas. Além das orientações, os trabalhadores das empresas parceiras também têm acesso gratuito à consulta urológica e exames preventivos na sede da instituição. Até o momento, a campanha esteve em 24 canteiros de obras e alcançou 2.260 trabalhadores das empresas parceiras. O Seconci-DF reforça que a conscientização permanece sendo o principal instrumento para reduzir o número de casos avançados da doença. O câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens no Brasil, mas quando identificado cedo, apresenta altas chances de cura. Além do Novembro Azul A campanha Novembro Azul segue o ano inteiro no Seconci-DF. Os trabalhadores interessados em começar sua prevenção e que estejam na idade de começar a prevenção contra o câncer de próstata devem procurar o RH ou o setor de segurança do trabalho de sua empresa para solicitar o agendamento da consulta, disponível pelo site da instituição. Em números: o Seconci-DF deve fechar 2025, com mais de 1.000 consultas urológicas realizadas aos trabalhadores das empresas parceiras.