CANPAT Construção 2022 vai abordar Gestão da Segurança e Saúde na Construção

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi), participação da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) e apoio especial do Seconci Brasil, realizará no dia 26 de julho, às 10 horas, o lançamento da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho na Indústria da Construção – CANPAT Construção 2022 com o tema “Gestão da Segurança e Saúde na Construção: uma nova cultura para um ambiente de trabalho seguro e saudável”. De acordo com o presidente da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT/CBIC), Fernando Guedes, o evento, que está em sua 6ª edição, vai abordar questões de segurança e saúde do trabalho (SST) na construção, além dos novos paradigmas e a cultura de prevenção que as empresas devem observar com a NR 18, que entrou em vigor este ano. O presidente da CPRT destacou ainda a importância do evento no calendário do setor e dos relevantes debates que a CANPAT Construção promove. “A expectativa é muito elevada, afinal de contas é um setor muito importante. A nossa Campanha já é um evento dentro do calendário da construção, respeitado e muito aguardado pelos profissionais prevencionistas”, disse. Fique de olho! Em breve mais informações da programação! Clique aqui e garanta a sua vaga! O tema tem interface com o projeto “Realização/Participação de/em Eventos Temáticos de RT/SST”, da Comissão de Políticas e Relações Trabalhistas (CPRT) da CBIC, com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional). Fonte: Agência CBIC

Medicina ocupacional X Medicina asssitencial

Provavelmente você já ouviu falar sobre medicina assistencial e medicina ocupacional. Mas saberia identificar a diferença entre as duas? No Seconci, a Gerência de Medicina atua nas duas frentes e oferece diversos serviços aos trabalhadores da construção civil. MEDICINA OCUPACIONAL A medicina ocupacional está relacionada, como o próprio nome já diz, aos exames, consultas e atendimentos relacionados ao mundo laboral. É por meio dela que são realizados os exames admissionais, demissionais, mudança de função e exames complementares, além da Emissão do Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) e a homologação de atestados médicos. Outro aspecto importante da Medicina Ocupacional diz respeito aos Programas de Saúde. No Seconci, as empresas da construção civil contam com a assessoria da entidade para realização do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e do Programa de Gerenciamento de Riscos que, apesar de estar relacionado à Segurança do Trabalho, também faz parte da política ocupacional das empresas na prevenção de acidentes e na promoção da saúde dos trabalhadores. Atualmente, o Seconci disponibiliza os seguintes exames ocupacionais aos trabalhadores que atuam nas empresas associadas: Acuidade visual; Audiometria; Eletrocardiograma (ECG); Eletroencefalograma (EEG); Espirometria; Glicemia; Hemograma completo; Raio-X de tórax.   MEDICINA ASSISTENCIAL A medicina assistencial está diretamente ligada à prevenção e promoção da saúde dos trabalhadores por meio de ações, eventos e atendimentos com o foco na saúde e na conscientização dentro da construção civil. Seja por meio de palestras, consultas com especialistas e programas de combate ao alcoolismo, hipertensão, diabetes e afins, tudo isso faz parte da medicina assistencial e também faz parte do catálogo de serviços oferecidos pelo Seconci-DF às empresas da construção civil. Na medicina assistencial, o Seconci se destaca pelas palestras realizadas nos canteiros das empresas associadas e pelos programas como o Seconci Itinerante. Novos serviços: O Seconci lançou, em junho, a Policlínica do Trabalhador – com novos serviços médicos assistenciais nas áreas de: Clínica médica; Urologia Hipertensão e Diabetes (Programa de Hipertensão e Diabetes-PHD) Todos os serviços médicos assistenciais são gratuitos para os trabalhadores das empresas associadas ao Seconci e o agendamento das consultas pode ser feito pelo endereço eletrônico http://www.seconci-df.org.br/Agendamento_Medico.php. Gostou de saber como funciona a Medicina e o atendimento médico na nossa entidade? Compartilhe esse conteúdo com seus contatos. E se você trabalha na construção civil, venha utilizar nossos serviços. 

Odontologia do Seconci realiza mais de 5 mil atendimentos no primeiro semestre de 2022

O número é 30% maior que o mesmo período do ano passado e mostra o interesse dos trabalhadores com o cuidado da saúde bucal Assessoria de Comunicação Social do Seconci-DF A odontologia do Seconci-DF realizou 5.663 atendimentos na área somente entre os meses de janeiro e maio de 2022. Esse número apresenta crescimento na procura pelo serviço e cuidados com a saúde bucal dos trabalhadores da construção civil. Na entidade, há serviços nas áreas de limpeza, restauração, canal, prótese dental e extração, além de aplicação de flúor e exames para verificação de lesões. Os atendimentos odontológicos são realizados na sede, localizada no setor Placa da Mercedes/Núcleo Bandeirante, no Sindicato dos Trabalhadores (Sticombe), 706/707 Norte, e nas unidades móveis que vão até os canteiros para atendimento no próprio ambiente de trabalho das empresas solicitantes. “O atendimento odontológico feito pelo Seconci está funcionando em sua totalidade e com todos os serviços disponíveis. Nosso objetivo é atender toda a demanda e melhorar a saúde bucal dos trabalhadores por meio do serviço assistencial que é gratuito, em sua grande maioria”, explica a gerente odontológica do Seconci-DF, Mára Lúcia Campos. O técnico de segurança da José Dias de Macedo Júnior ressalta a importância do serviço do Seconci e reforça a presença da entidade nas obras levando um serviço gratuito. “Muitos trabalhadores não têm condições de arcar com um atendimento dentário e ter o Seconci prestando esse atendimento sem custo no próprio local onde eles trabalham é muito importante e eles ficam muito satisfeitos com o resultado”, explica Júnior. O pré-agendamento das consultas nas sedes do Seconci e do Sticombe podem ser feitos pelo site www.seconci-df.org.br. Caso as empresas queiram solicitar uma unidade móvel, basta entrar em contato com a odontologia pelo telefone (61) 3399-1888 ramal 261.

Casos de dengue no DF ultrapassam 60 mil casos somente em 2022

Na construção civil, o Seconci está visitando obras e orientando trabalhadores como forma de prevenção à doença O Distrito Federal registrou 60.036 casos de dengue, de acordo com o último boletim da Secretaria de Saúde, divulgado na última sexta-feira, 8 de julho. Esse número é referente ao período de 2 de janeiro a 25 de junho do ano corrente. Além do alto número de casos, o DF já contabiliza 7 mortes em decorrência da doença neste ano. Na construção civil, o Seconci-DF está com uma campanha de prevenção junto às empresas associadas com entrega de cartazes e vistorias em colaboração com as políticas preventivas das empresas por meio de um check-list com orientações para eliminar os criadouros do aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. O engenheiro de segurança do trabalho do Seconci-DF, Gerson de Alcântara, tem acompanhado as visitas e conta como está sendo feito o trabalho da entidade. “A cada canteiro, orientamos os trabalhadores sobre como prevenir e eliminar focos do mosquito. Deixamos com as empresas cartazes e sugestões que contribuem com a prevenção em ambientes específicos da construção para combate ao mosquito”, explica Gerson. A técnica de segurança do trabalho da Brasal Kelciane Rufino elogiou a iniciativa. “Nós já temos essa preocupação em orientar o trabalhador para que ele contribua com ações simples como não deixar copos descartáveis ou qualquer material que possa fazer o mosquito procriar e a campanha reforça ainda mais essa preocupação que devemos ter”, conta Kelciane. Assim como ela, o encarregado Raimundo Pereira da Costa Silva da Supera Engenharia agradece pela disponibilidade e pela atenção do Seconci em levar mais esse serviço às obras. “Só temos a agradecer a parceria com o Seconci por trazerem informações sobre a dengue. A prevenção é de todos e ter a entidade disponibilizando os cartazes, trazendo essas informações é muito importante para todos”, fala Silva. As empresas da construção civil que quiserem agendar uma visita dos técnicos do Seconci podem enviar um e-mail para seconci@seconci-df.org.br para solicitar a presença dos profissionais da entidade. A retirada dos cartazes com orientações específicas para obras pode ser feita nas sedes do Seconcil, do Sinduscon-DF e do Sticombe nos endereços abaixo:   Seconci-DF: SPLM Conjunto 3, lotes 11, 13 e 15 – Núcleo Bandeirante Sinduscon-DF: SIA Trecho 2/3 Lote 1.125 – 2º andar Sticombe: HCGN Comércio Residencial Norte 706/707

Nota de falecimento: Wanderley Vallin da Silva

É com imenso pesar que comunicamos o falecimento do ex-presidente do Seconci-DF e ex-governador do Distrito Federal, WANDERLEY VALLIN DA SILVA, ocorrido neste sábado, 9 de julho. Wanderley Vallin presidiu o Seconci de 1988 a 1991. Além do Seconci, Vallin presidiu o Sinduscon-DF, integrou os conselhos de administração da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) e da Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap). Vallim foi, ainda, conselheiro do Sindicato dos Engenheiros do DF (Senge-DF). A Diretoria e funcionários do Seconci se solidarizam com a família e amigos nesse momento de dor. O velório foi realizado no domingo, 10 de julho, no Cemitério Campo da Esperança, Asa Sul.

Seconci oferece atendimento médico em urologia

Essa será a primeira especialidade de muitas que estarão disponíveis brevemente Assessoria de Comunicação Social do Seconci-DF A fim de aumentar os serviços assistenciais oferecidos aos trabalhadores da construção civil, o Seconci está implantando a policlínica do trabalhador com diversas especialidades em saúde assistencial, tendo início por UROLOGIA. Nesse primeiro momento, o agendamento será aberto aos trabalhadores que se enquadram na recomendação das autoridades de saúde para realização dos exames preventivos. Por isso, se você tem a partir de 50 anos, agende sua consulta e faça seus exames conosco, de forma gratuita. Para inaugurar a nova era da medicina assistencial, foram adquiridos equipamentos de primeira linha, reestruturação física e contratação de profissionais para promover, além de saúde, conforto e qualidade no nos novos atendimentos. “Essa proposta vem sendo planejada e desenvolvida há bastante tempo e reforça o papel assistencial do Seconci para com o trabalhador da construção civil, que será o maior beneficiado”, explica o gerente médico do Seconci-DF, Daniel Honda. Além da urologia, que já está com agendamento de consultas em aberto, a entidade deve ter até o final deste ano outras especialidades como cardiologia, endocrinologia, clínica médica, ginecologia, entre outras. No ano em que completa 34 anos de atuação, esse é o presente que a entidade preparou para celebrar mais de três décadas de promoção da segurança, saúde e da qualidade de vida do trabalhador da construção civil. E tudo isso só é possível porque as empresas do setor acreditam, apoiam e confiam no trabalho da entidade. AGENDAMENTO DE CONSULTA: Neste primeiro momento, os trabalhadores que têm a partir de 50 anos podem agendar consulta médica na especialidade de UROLOGIA por meio do site www.seconci-df.org.br/agendamento-médico. Após o preenchimento do formulário e envio da cópia dos documentos, o Seconci retornará confirmando o agendamento, data e o horário da consulta.    Confira mais informações no vídeo abaixo:

Campanha contra dengue vsita obras no Noroeste e na Asa Norte

Assessoria de Comunicação Social do Seconci-DF A campanha de combate à dengue na construção civil do Seconci-DF esteve em três obras nesta terça-feira, 5 de julho. As obras visitadas são da empresa parceira Brasal e estão localizadas no Setor Noroeste e na Asa Norte. Durante a visita, o engenheiro de segurança do trabalho do Seconci, Gerson Oliveira de Alcântara, realizou uma vistoria nos ambientes de obra e entregou um checklist com sugestões de melhorias e ações que combatem o mosquito da dengue. AS visitas foram acompanhadas pelos técnicos das obras e todos receberam o material gráfico elaborado pelo Seconci, em parceria com o Sinduscon e com o Sticombe, com dicas de cuidados e atenção dentro dos canteiros para eliminação de possíveis focos do mosquito. a campanha do Seconci está percorrendo obras por todo o Distrito Federal orientando funcionários das empresas parceiras da entidade, uma vez que os números de casos registrados no DF estão elevadíssimos e já foram responsáveis por 7 mortes somente em 2022. Para solicitar a visita dos profissionais do Seconci, basta enviar um e-mail para seconci@seconci-df.org.br. Caso queira apenas o cartaz com orientação para fixar nos locais de obras, basta ir até as sedes do Sinduscon, Seconci ou Sticombe. Leia mais: Campanha de combate à dengue é destaque no Minuto Sinduscon-DF Setor da construção civil recebe orientações de combate à dengue Dengue assusta Brasília: casos atingem maior número desde 1998 Dengue: campanha do Seconci ganha reforço da Secretaria de Saúde do DF Mortes por dengue mais do que dobram no DF e chegam a sete em 2022 Primeira semana da campanha contra dengue visitou obras em Águas Claras e no Noroeste Seconci lança campanha de combate à dengue nos canteiros de obra  

Transmissão cai e covid-19 recua no Distrito Federal

Índice RT está em 0,96, o que indica redução do avanço do número de casos; metade da população ainda precisa tomar a dose de reforço A covid-19 está em retração no Distrito Federal. Em média, 100 pessoas infectadas transmitem a doença para outras 96. Um índice de transmissibilidade (Índice RT) abaixo de 1 indica redução do avanço do número de casos. A informação consta no Boletim Epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (4) pela Secretaria de Saúde. O diretor de Vigilância Epidemiológica, Fabiano dos Anjos, afirmou que a queda do Índice RT é uma notícia positiva, especialmente em uma segunda-feira, quando são somados os dados do fim de semana. “Esse é o indicador de que a taxa de transmissão está regredindo. São menos pessoas contaminadas transmitindo a doença”, explica. A taxa RT estava acima de 1 desde o início de maio, aproximando-se de 2 no início de junho. De acordo com Fabiano dos Anjos, a queda está relacionada às medidas para conter a transmissão da covid-19, como intensificação de vacinação e de testagem. Vacinação A Secretaria de Saúde também divulgou hoje o boletim semanal da vacinação de covid-19. Até o dia 4 de julho, 51,7% da população acima dos 12 anos de idade não retornou para receber a primeira dose de reforço. Em todas as faixas etárias abaixo dos 39 anos, menos da metade das pessoas receberam o reforço. Já entre os maiores de 80 anos o índice passa de 97,5%. No caso da primeira e da segunda doses, a cobertura vacinal está em 87,3% e 82,9%, considerando toda a população acima dos 5 anos. Porém, na faixa etária específica de 5 a 11 anos, 39,6% das crianças ainda não iniciaram o esquema vacinal contra a covid-19. Todas das regiões administrativas do DF contam com pontos de vacinação. Ao todo, são 112 salas de imunização, sendo 17 postos noturnos. Agência Brasília | Com informações da Secretaria de Saúde do DF

Conheça como superar os desafios do seu negócio com tecnologia e métodos de alta perfomance

Workshop do Sinduscon-DF em parceria com a Aval Engenharia, acontece no dia 7 de julho, às 16h Assessoria de Comunicação Social do Sinduscon-DF O Sinduscon-DF e a Aval Engenharia realizarão o workshop “Gestão Lean e BIM – Entenda como superar os desafios do seu negócio com tecnologia e métodos de alta performance”, no dia 7 de julho, quinta-feira, às 16h, no auditório do Sinduscon-DF. O evento conta com o apoio das empresas Traço e NatBim. O encontro contará com palestras de Natacha Sauer, especialista em Lean e BIM; Gilberto Porto, especialista em planejamento estratégico; e André Quinderé, CEO da Agilean. Serviço: Gestão Lean e BIM – Entenda como superar os desafios do seu negócio com tecnologia e métodos de alta performance Data: 7 de julho de 2022 Horário: às 16h Local: Auditório do Sinduscon-DF | SIA Trecho 2/3, lote 1.125, 3º andar Inscrições gratuitas pelo link: https://bit.ly/3xICKMZ

Engenheiro do Seconci fala à TV Globo sobre Acidentes de Trabalho

O engenheiro de segurança do Trabalho do Seconci, Gerson Alcântara, falou à TV Globo Brasília sobre prevenção de acidentes de trabalho e cuidados que devem ser tomados como forma de prevenção de acidentes nos canteiros. Na ocasião, Gerson falou sobre a atuação do Seconci e sobre a importância dos treinamentos e capacitação para trabalhadores que estejam em atividades com grau elevado de risco como, por exemplo, desempenho de trabalho em altura, onde haja risco de queda.   Confira a reportagem AQUI: