Reajuste nos valores dos exames laboratoriais

O Seconci-DF informa que, a partir de janeiro de 2026, haverá reajuste exclusivamente nos valores dos exames laboratoriais realizados na Clínica Seconci. Destacamos que não haverá reajuste nos demais serviços abrangidos pelo Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), como ASOs e exames complementares, que permanecem com os valores atuais. O reajuste decorre do recente aumento nos preços praticados pelos laboratórios parceiros no mercado, o que impacta diretamente os custos operacionais dos serviços laboratoriais ofertados pelo Seconci-DF. A nova tabela de valores dos exames laboratoriais já está disponível e passa a vigorar a partir de janeiro de 2026. Para mais informações ou esclarecimentos, os interessados podem entrar em contato pelos canais habituais de atendimento do Seconci-DF: (61) 3399-1888 RAMAL 214 | seconci@seconci-df.org.br
Mudanças no treinamento da NR-18

Veja como ficará o treinamento básico de segurança no período de dezembro/25 e janeiro/26 Comunicação Seconci-DF Informamos que o Treinamento da NR-18 referente ao período de 15 de dezembro de 2025 a 9 de janeiro de 2026 será realizado sempre às segundas, quartas e sextas-feiras, das 13h às 17h. De acordo com a NR-18, todos os empregados devem receber treinamento para garantir a execução de suas atividades com segurança. Para demais esclarecimentos, entre em contato conosco pelo telefone (61) 3399-1888 ramal 247 ou pelo WhatsApp (61) 98241-2224
Trabalhadores da construção civil celebram fim do ano letivo no Programa de Alfabetização

Programa de alfabetização finaliza mais um etapa promovendo educação e reduzindo o alfabetismo nas regiões Trabalhadores da construção civil celebram fim do ano letivo no Programa de Alfabetização – (crédito: Divulgação/ Seconci-DF) O programa de alfabetização, promovido pelo Serviço Social do Distrito Federal (Seconci-DF), celebra o encerramento de mais um ano letivo. Os 21 trabalhadores da construção civil da construtora Faenge, uma das incentivadoras da iniciativa no Distrito Federal, receberão certificados de conclusão de mais um ciclo do projeto. O programa atende os colaboradores diretamente nos canteiros de obras das empresas parceiras da instituição. Leia também: Sala de aula nos canteiros de obras e empresas Desde o início dos anos 1990, mais de 13,5 mil trabalhadores tiveram acesso à educação nas classes de alfabetização, primeiro e segundo segmentos do Ensino Fundamental dentro dos canteiros de obras. A iniciativa oferece capacitação profissional e amplia a responsabilidade social, além de melhorar o clima organizacional. “Encerramos mais um ano letivo com a certeza de que investir em educação dentro dos canteiros é transformar vidas. Os resultados que comemoramos hoje só são possíveis graças ao comprometimento das empresas parceiras”, afirma Eduardo Aroeira, Presidente do Seconci-DF. “Além de promover cidadania e dignidade para os trabalhadores, o letramento impacta diretamente a qualidade e a segurança das obras. Quando um colaborador compreende manuais, avisos e normas técnicas, ele executa suas atividades com mais confiança, reduz riscos de acidentes e contribui para um ambiente de trabalho mais organizado e eficiente”, finaliza. Correio Braziliense
Seconci-DF abre agenda de palestras gratuitas para a campanha Janeiro Branco 2026

Instituição reforça importância da saúde mental nos canteiros de obras e amplia ações de conscientização Comunicação Seconci-DF O Serviço Social da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Seconci-DF) inicia, no próximo mês, a campanha Janeiro Branco 2026, voltada à promoção da saúde emocional e à prevenção de sofrimentos psíquicos entre trabalhadores da construção civil. A ação, já tradicional no calendário anual da instituição, reforça a atenção integral ao bem-estar dos profissionais do setor e oferece às empresas parceiras palestras gratuitas sobre o tema. Com o tema “Cuidar da mente é construir um futuro mais seguro”, as atividades buscam estimular o diálogo sobre equilíbrio emocional, identificação de sinais de adoecimento e oferta de caminhos de acolhimento. As palestras são ministradas pelos profissionais de psicologia e de serviço social do Seconci-DF, especialistas no atendimento aos trabalhadores e no apoio às empresas na gestão de riscos psicossociais. Como solicitar a palestra As empresas parceiras podem agendar sua participação entrando em contato com o Seconci-DF pelo telefone 61 3399-1888 ramal 211, pelo WhatsApp (61) 98124-3486 ou pelo e-mail social@seconci-df.org.br. Os horários serão preenchidos conforme disponibilidade da equipe e as vagas são limitadas.
SECONCI-GO e SECONCI-DF discutem integração e novas parcerias para fortalecer o setor da construção

Visita aconteceu no DF e contou com representantes das duas instituições que atuam pela melhoria da qualidade de vida no setor Comunicação Seconci-DF O Serviço Social da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Seconci-DF) recebeu, nesta semana, no dia 1º de dezembro, a visita institucional do superintendente do Seconci Goiás, Wellington Guimarães. O encontro foi uma oportunidade voltada ao intercâmbio de experiências, conhecimento técnico e alinhamento de futuras parcerias entre as duas entidades. Recebido pela equipe gestora do Seconci-DF, sob coordenação da gerente geral Geórgia Grace Bernardes, Wellington conheceu de perto a estrutura da sede localizada no Núcleo Bandeirante, incluindo a Policlínica do Trabalhador, os setores de Odontologia, Medicina Ocupacional, Segurança do Trabalho, entre outros serviços administrativos que dão suporte às operações. Durante a visita, foram discutidos projetos conjuntos que podem fortalecer ainda mais a atuação dos Seconcis na Região Centro-Oeste, ampliando a oferta de serviços sociais, de saúde e de prevenção aos trabalhadores da construção civil. O encontro destacou a importância do alinhamento nacional entre as unidades e o papel estratégico dos Seconcis no apoio às empresas e na promoção da segurança, saúde e do bem-estar do trabalhador. A gerente geral do Seconci-DF, Geórgia Grace Bernardes, também enfatizou a importância da aproximação entre as entidades. “Ter o Seconci Goiás aqui conosco reforça o compromisso de trabalharmos de forma integrada, compartilhando soluções e boas práticas que elevem ainda mais a qualidade dos serviços prestados aos trabalhadores”, comentou Geórgia. Wellington ressaltou a relevância dessa aproximação para as instituições. “Essa troca de experiências foi muito benéfica. Levo comigo aprendizados importantes e espero também ter contribuído. Aguardo com entusiasmo a oportunidade de receber o Seconci-DF em Goiás para seguirmos fortalecendo essa parceria, pois esse movimento de troca é fundamental para o desenvolvimento das nossas entidades”, contou ele. Wellington esteve no DF também para participar do Conexão CBIC, fórum estratégico que reúne as principais lideranças empresariais e políticas do país em um ambiente de alto nível para debater desafios, propor soluções conjuntas e antecipar tendências que impactam a cadeia produtiva. Além disso, o Seconci Goiás foi um dos finalistas do Prêmio CBIC de Responsabilidade Social entregue na terça, 2 de dezembro, no encerramento do Conexão CBIC, com o projeto Sorriso Feliz, de promoção da saúde bucal de crianças.
Seconci-DF oferece atendimento de saúde gratuito no Salão do Imóvel ADEMI BRB 2025

Participantes puderam aferir pressão arterial, glicemia, peso e altura durante os quatro dias de evento Comunicação Seconci-DF O Serviço Social da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Seconci-DF) marcou presença no Salão do Imóvel ADEMI BRB, realizado entre os dias 20 e 23 de novembro, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, oferecendo atendimento de saúde gratuito aos visitantes. No estande da ADEMI-DF, uma equipe de profissionais do Seconci realizou aferição de pressão arterial, testes de glicemia, medição de peso e altura, aproximando ainda mais a instituição do público do setor imobiliário. Parceria entre Seconci-DF e ADEMI reforça compromisso com bem-estar e valorização do setor Para o presidente do Seconci-DF, Eduardo Aroeira Almeida, a participação no evento amplia a visibilidade do trabalho social realizado em benefício dos trabalhadores da construção civil e das empresas parceiras. “O mercado imobiliário é um dos pilares da construção civil, e o Seconci tem orgulho de apoiar também as incorporadoras. Nossa participação no feirão reforça essa parceria que vai além dos canteiros de obras, alcançando os trabalhadores das incorporadoras e os corretores de imóveis que movimentam o setor”, afirmou Eduardo Aroeira. O presidente da ADEMI-DF, Celestino Fracon Júnior, também esteve no estande realizando os exames oferecidos pela equipe de saúde. Ele destacou o bom momento do mercado imobiliário no Distrito Federal. “O setor tem registrado desempenho positivo, mesmo diante dos desafios. As empresas seguem investindo e atendendo à demanda por moradia em Brasília e no Entorno. Assim geramos emprego, renda e qualidade de vida para as pessoas”, afirmou Fracon. Participantes elogiam atendimento e integração com o evento Entre os atendidos estava o engenheiro civil Mikayl Vasconcelos Rodrigues, que visitava o salão ao lado da esposa grávida. “Decidimos comprar um novo apartamento e poder realizar esses exames aqui foi um diferencial. Quem teve essa ideia está de parabéns”, destacou. A ação reforçou a presença do Seconci-DF junto às principais construtoras e incorporadoras do DF — muitas delas mantenedoras da obra social da instituição. Passaram pelo estande nomes importantes do setor, como Paulo Octávio, Leonardo Ávila, Amir Jarjour e Dionyzio Klavdianos, além de autoridades como Hamilton Lourenço Filho, diretor técnico da Terracap. Evento prolongado O Salão do Imóvel ADEMI BRB foi prorrogado até 30 de novembro em formato online, no portal DF Imóveis, ampliando as oportunidades para quem busca comprar um imóvel regularizado com condições especiais. A decisão, segundo o presidente da ADEMI-DF, Celestino Fracon Júnior, atende quem viajou no feriado ou precisa de mais tempo para fechar negócio. A plataforma reúne mais de 3 mil imóveis em 14 regiões do DF, com opções de 1 a 4 quartos, coberturas e lotes, além de benefícios como taxas diferenciadas do BRB, Black Friday, cash back, isenção de ITBI, escritura gratuita e parcelamentos especiais. O evento tem apoio de diversas entidades do setor, incluindo CBIC, Sinduscon-DF, Asbraco e Seconci-DF. Atendimentos realizados pelo Seconci-DF no Salão do Imóvel Com informações da ADEMI DF
Prêmio CBIC de Responsabilidade Social 2025: relembre os campeões da última edição

A indústria da construção se prepara para conhecer os vencedores do Prêmio CBIC de Responsabilidade Social 2025, promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), por meio da Comissão de Responsabilidade Social (CRS), em parceria com o Sesi Nacional. Em sua 17ª edição, a premiação consolida-se como uma das principais referências nacionais no reconhecimento de iniciativas que promovem impacto social, valorizam trabalhadores e fortalecem o compromisso do setor com o desenvolvimento sustentável. Além da avaliação técnica realizada pela comissão julgadora, o prêmio também conta com a participação do público por meio da votação popular, que mobiliza profissionais, organizações e comunidades de todo o país. Os campeões deste ano serão anunciados em 2 de dezembro, em Brasília, no auditório da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Relembre os campeões da última edição A seguir, conheça os projetos vencedores do Prêmio CBIC de Responsabilidade Social 2023. Categoria Empresa Projeto: Acreditar Sempre — Construtora ApiaO projeto beneficiou mais de 400 pessoas com reformas e construções de moradias, incluindo duas casas construídas, cinco reformadas, duas equipadas com novos móveis e o atendimento a cinco associações, promovendo dignidade, acolhimento e qualidade de vida para colaboradores e suas famílias. Categoria Entidade Projeto: Policlínica do Trabalhador da Construção Civil do Distrito Federal — Seconci-DFA iniciativa oferece consultas médicas em diversas especialidades, via agendamento online, e já contabiliza mais de 600 atendimentos e 2.200 exames, reforçando o acesso à saúde e ao bem-estar dos trabalhadores da construção no Distrito Federal. Categoria Cadeia Produtiva Projeto: Coral Mulheres na Cor — Akzo Nobel LtdaCom foco na capacitação feminina, o projeto formou 14 pintoras profissionais, das quais 12 já estão empregadas, por meio de treinamentos, mentorias e palestras. A ação promove autonomia financeira, inclusão produtiva e fortalecimento da autoestima das participantes. Categoria Reconhecimento Social Seconci-PR/Noroeste (Sinduscon-PR/Noroeste)Entidade que se destaca por oferecer atendimento médico, odontológico, psicológico e social, além de serviços de medicina ocupacional e segurança do trabalho. Com estrutura moderna e integrada, proporciona consultas completas, equipamentos de última geração e múltiplos serviços em um único espaço. Acompanhe as novidades e conheça mais sobre os projetos deste ano. O tema tem interface com o projeto “ESG no Setor da Construção”, da Comissão de Responsabilidade Social (CRS/CBIC), com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional). Fonte: Agência CBIC
Dia 20 de novembro é feriado nacional

A Lei nº 14.759, de 21 de dezembro de 2023, declara feriado nacional o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro (próxima quinta-feira). Por isso, não haverá atendimento no Seconci-DF. Retornaremos às atividades, com atendimento normal, na sexta-feira, dia 21, em horário comercial:
Seconci-DF celebra o Dia Mundial da Alfabetização reforçando impacto do projeto que transforma a vida de trabalhadores da construção civil

Comemorado em 14 de novembro, o Dia Mundial da Alfabetização destaca a importância da educação como ferramenta de inclusão social, autonomia e melhoria das condições de trabalho. No Distrito Federal, o Serviço Social da Indústria da Construção Civil do DF (Seconci-DF) celebra a data reforçando os avanços do seu Projeto de Alfabetização dos Trabalhadores, iniciativa que tem garantido oportunidades reais para homens e mulheres que constroem a cidade. Atualmente, o Seconci-DF mantém salas de alfabetização dentro dos canteiros de obras e em unidades parceiras, permitindo que trabalhadores tenham acesso à educação básica sem precisarem se deslocar após a jornada de trabalho. O modelo é pensado para facilitar o aprendizado, fortalecer o vínculo com a empresa e permitir que mais trabalhadores ingressem ou retornem à escola. Alfabetização: iniciativa do Seconci-DF leva cidadania e dignidade aos trabalhadores Impacto direto na vida dos trabalhadores O projeto tem proporcionado conquistas significativas: Muitos alunos relatam que, pela primeira vez, conseguem ler uma receita, assinar o próprio nome ou acompanhar o dever de casa dos filhos, demonstrando o alcance social da alfabetização. NA MÍDIA – Projeto de alfabetização do Seconci-DF é destaque na TV Record Benefícios diretos para as empresas parceiras As empresas da construção civil que apoiam o programa observam ganhos concretos: Educação como ferramenta de transformação Para o Seconci-DF, o projeto de alfabetização cumpre uma das missões centrais da entidade: promover inclusão, dignidade e desenvolvimento humano, fortalecendo toda a cadeia produtiva da construção civil. Neste Dia Mundial da Alfabetização, a instituição reafirma o compromisso de ampliar as salas, fortalecer parcerias e seguir oferecendo oportunidades que mudam histórias — dentro e fora dos canteiros de obras.
Trabalhadores reforçam a importância da prevenção ao câncer de próstata nas obras

Campanha do Seconci-DF leva informação, exames gratuitos e conscientização sobre a saúde do homem aos canteiros de obras Comunicação Seconci-DF O Serviço Social da Indústria da Construção Civil do DF (Seconci-DF) intensifica, ao longo de novembro, sua campanha de prevenção ao câncer de próstata nos canteiros de obra. A ação, alinhada ao movimento Novembro Azul, tem como objetivo ampliar o acesso à informação, incentivar o diagnóstico precoce e reforçar o cuidado com a saúde do homem, especialmente entre os trabalhadores da construção civil. Até o fim do mês, estão previstas 37 palestras, alcançando mais de 3,6 mil trabalhadores com orientações sobre prevenção, diagnóstico e cuidados essenciais. Atendimento gratuito em urologia para trabalhadores da construção civil Além das palestras, os trabalhadores das empresas parceiras têm acesso gratuito a consulta urológica e exames preventivos diretamente na sede do Seconci-DF. A marcação é simples: basta o trabalhador procurar o RH ou o setor de segurança do trabalho da empresa para solicitar o agendamento, também disponível pelo link: ? https://www.seconci-df.org.br/agendamento/ Serviços oferecidos na Urologia do Seconci-DF Esses atendimentos são fundamentais para ampliar a prevenção do câncer de próstata, uma doença silenciosa que pode evoluir sem sintomas iniciais. Câncer de próstata: dados que alertam Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum no Brasil e o que mais atinge homens. Nos últimos anos, o país registrou mais de 70 mil novos casos anuais, reforçando a necessidade de ações contínuas de conscientização. A boa notícia é que a detecção precoce aumenta as chances de cura para até 95%. “O exame deve ser feito de forma precoce para que possamos curar o tumor. Quando pegamos o câncer em fase avançada, o tratamento se torna paliativo. Por isso, é fundamental que os trabalhadores realizem os exames preventivos para identificar a doença antes de sua evolução”, José Ribamar Machado Filho, urologista do Seconci-DF Trabalhadores dão o recado: prevenção é prioridade Durante as palestras realizadas nos canteiros de obras, os próprios trabalhadores têm compartilhado depoimentos que reforçam a importância da prevenção ao câncer de próstata. Essa conscientização cresce ano após ano nos ambientes da construção civil, em que a maioria dos trabalhadores se encontra justamente na faixa etária recomendada para avaliação preventiva. A campanha evidencia que cuidar da saúde é um ato de responsabilidade e proteção, não apenas para si, mas também para a família e para o ambiente de trabalho. Segue abaixo alguns relatos de quem participou das ações e entende que prevenir sempre é melhor do que remediar.