Seconci-DF participa da Sessão Solene realizada na CLDF em homenagem aos engenheiros, arquitetos e profissionais de segurança do trabalho

Comunicação Seconci-DF Aconteceu, nesta sexta-feira, 7 de novembro, uma sessão solene em homenagem aos profissionais de engenharia, arquitetura e segurança do trabalho. Proposta pela deputada distrital Doutora Jane, representantes de instituições ligadas às áreas homenageadas foram agraciados com uma moção de louvor, inclusive representantes do Serviço Social da Indústria da Construção Civil do DF (Seconci-DF) com moções entregues ao presidente Eduardo Aroeira Almeida e profissionais de segurança do trabalho da instituição. “São pessoas que constroem não apenas obras, mas o futuro do nosso DF. Essa é uma manhã de celebrar quem muitas vezes de forma silenciosa se dedica a planejar, erguer, preservar e garantir que nossas cidades funcionem, cresçam e acolham melhor os cidadãos. É uma homenagem para cada engenheiro, arquiteto e técnico da segurança do trabalho que, em cada canto do DF, contribui para que tenhamos cidades mais seguras e humanas”, afirmou a parlamentar durante a homenagem. Representando o presidente do Seconci-DF, Eduardo Aroeira Almeida, a gerente geral do Seconci, Geórgia Grace Bernardes, esteve presente e, em sua fala na tribuna, ressaltou a atuação da instituição para promoção da segurança e saúde no trabalho e a visão do presidente na busca de mais inovação e benefícios aos trabalhadores do setor. “Há 15 anos, Eduardo foi um dos primeiros empresários brasilienses a implementar a Norma de Desempenho em sua empresa. Esse mesmo olhar inovador o acompanha na presidência do Seconci-DF, onde assumiu em junho deste ano com o desafio de ampliar nossos horizontes, viabilizando o atendimento também aos familiares dos trabalhadores que já utilizam nossos serviços. Recebo esta moção em nome dele, com o mesmo comprometimento e propósito que marcam sua trajetória”, contou Geórgia. Foram agraciados na sessão, os profissionais que atuam no Seconci-DF: Eduardo Aroeira Almeida (presidente), Celestino Fracon Jr (membro da diretoria e presidente da ADEMI DF); Juliana Moreira de Oliveira (gerente de segurança do trabalho); Roseane dos Santos (assistente social); Rodrigo Boscoli e Gerson de Alcântara de Oliveira (engenheiros de segurança do trabalho) e o técnico de segurança do trabalho Arimatea Leandro. “Foi um momento de muita alegria e reconhecimento pelo trabalho que realizamos — um trabalho que, muitas vezes, é invisível. Quando vemos uma gestão bem implementada, com colaboradores engajados, melhoria da jornada de trabalho, mais segurança e trabalhadores mais realizados, percebemos o quanto vale a pena. Receber esse reconhecimento da doutora Jane mostra que nosso esforço tem sido visto. Hoje me senti valorizado — não apenas pelo Seconci-DF, mas também pela CLDF, pela doutora Jane e por todos que fazem parte da área de segurança do trabalho”, disse Gerson de Alcântara, engenheiro de segurança do Seconci-DF. Com informações da CLDF
Edital de Convocação

Em cumprimento ao artigo 17 inciso 1, alínea “b)” do Estatuto Social do SECONCI-DF, ficam convocados todos os Associados, na plenitude de seus direitos sociais, ou por intermédio dos seus representantes, devidamente documentados na forma prevista no mesmo Estatuto, para participarem da Assembleia Geral Ordinária que será realizada no dia 27.11.2025, às Bh, instalando-se em primeira convocação com, no mínimo, 2/3 do número de associados e em segunda convocação às 8h30min, com qualquer número, de forma híbrida: online, via link abaixo, e na sede da entidade, situada no SPLM Conjunto 3, Lotes 11, 13 e 15 – Núcleo Bandeirante – DF, em que será deliberada a seguinte pauta: Link da videochamada:https://us06web.zoom.usfJ/89180345572?pwd=Qs4En0MaqM7 49Y9JRRTO9DW1 z WKOJQ.1 Clique aqui para acessar o arquivo assinado.
Responsabilidade social que transforma: Seconci-DF leva atendimento odontológico direto às obras

Iniciativa disponibiliza profissionais de odontologia para atendimento aos trabalhadores no Distrito Federal Comunicação Seconci-DF Restauração, extração, tratamento de canal, prótese dental, aplicação de flúor e orientações sobre cuidados com a saúde bucal. Esses são alguns dos serviços oferecidos aos trabalhadores das empresas parceiras quando uma unidade móvel de odontologia do Serviço Social da Indústria da Construção Civil do DF (Seconci-DF) chega aos canteiros de obras espalhados pelo Distrito Federal. A odontologia do Seconci-DF é um dos principais serviços assistenciais da entidade, responsável por uma média de dois mil atendimentos mensais. O presidente do Seconci-DF, Eduardo Aroeira Almeida, ressalta a importância de aproximar os serviços da realidade do trabalhador, levando o Seconci até os canteiros de obras. Segundo ele, “o atendimento odontológico está disponível para todas as empresas que apoiam a obra social da instituição e representa um importante benefício para a valorização do trabalhador, ao garantir o acesso à saúde bucal de qualidade sem que ele precise se afastar do ambiente de trabalho”, disse Eduardo. Quando uma unidade móvel chega num canteiro, os elogios começam logo após o primeiro atendimento. O encarregado de pedreiro Everton Rocha passou pelo atendimento na unidade móvel e elogiou o serviço. “O atendimento dentro do canteiro é excelente. Desejo que todos possam ter um sorriso bonito no rosto, como o que conquistei com esse serviço”, relatou. A servente Cristiane Teixeira ficou surpresa ao descobrir que poderia realizar diversos serviços de odontologia, sem ter que pagar por isso. Após o atendimento, elogiou o resultado e a qualidade do serviço e dos profissionais. “Fiz restauração, extração e estou fazendo um canal. Sou muito grata por ter esse benefício dentro da empresa onde trabalho. Fiquei surpresa quando soube que não precisava pagar nada, porque o custo de um canal não é barato”, contou. A gerente de odontologia, Mára Lúcia Campos, explica que as unidades permanecem nas obras o tempo necessário para atender todos os trabalhadores. “Para que a instalação seja possível, é preciso que as empresas disponibilizem um local adequado, com estrutura de água, energia e esgoto. Assim, conseguimos realizar os serviços com eficiência e garantir um atendimento de qualidade para todos”, destaca Campos. Atualmente, são com quatro unidades móveis de odontologia, que podem ser solicitadas pelas empresas parceiras interessadas por meio do e-mail gerencia.odonto@seconci-df.org.br. Para saber mais sobre este e outros serviços oferecidos pelo Seconci-DF, ou ligue para (61) 3399-1888 ou acesse www.seconci-df.org.br.
Campanha Outubro Rosa do Seconci-DF emociona e mobiliza mais de 3 mil trabalhadores

Além das palestras nos canteiros, a entidade promoveu maratona de atendimentos ginecológico às mulheres Comunicação Seconci-DF O Serviço Social da Indústria da Construção Civil do DF (Seconci-DF) encerrou a campanha Outubro Rosa 2025 com resultados expressivos e grande repercussão entre trabalhadores e empresas do setor. Ao todo, foram 36 palestras realizadas em canteiros de obras, alcançando 3.150 trabalhadores com mensagens de prevenção, acolhimento e conscientização sobre o câncer de mama e a importância do autocuidado. Durante a maratona de atendimentos, os números mais que dobraram em relação à média mensal de consultas e exames, atingindo 81 procedimentos realizados em outubro. A ginecologia faz parte dos serviços assistenciais oferecidos às empresas do setor da construção que apoiam a obra social da instituição. Para o presidente do Seconci-DF, Eduardo Aroeira Almeida, a ideia é expandir ainda mais os serviços e possibilitar que mais trabalhadoras e trabalhadores possam utilizar os serviços ofertados. “Nosso objetivo era mostrar que o Seconci está atento à saúde da mulher e que disponibiliza, sem nenhum custo, atendimento médico ginecológico a todas as trabalhadoras que atuam nas nossas empresas parceiras. Tivemos êxito e seguimos com esse atendimento o ano todo”, explicou Aroeira. As empresas parceiras elogiaram a campanha e a iniciativa do Seconci-DF em promover mais esse benefício às trabalhadoras das empresas parceiras. “A apresentação foi de excelência, conduzida com profissionalismo, sensibilidade e clareza na abordagem do tema. Sem dúvida, o Seconci conta com uma profissional de alto nível, cuja atuação contribui significativamente para a conscientização e o bem-estar de todos”, elogiou a técnica de segurança Jéssica Gomes. Sobre o atendimento ginecológico, a técnica de segurança Edilaine Ferreira agradeceu pelo atendimento e pela rapidez em que foi atendida. “O Seconci é um excelente lugar para fazer o preventivo. O atendimento foi rápido e humanizado. O exame ginecológico é muito importante e toda mulher deve realizá-lo regularmente. Fui muito bem acolhida e saí com a sensação de estar cuidando de mim”, contou. Os depoimentos refletem a dimensão humana e transformadora das ações do Seconci-DF, que há décadas atua na promoção da saúde integral dos trabalhadores da construção civil. Segundo o gerente de medicina do Seconci-DF, Maurício Carvalho Nieto, o sucesso da campanha é resultado da união entre técnica, empatia e propósito social. “A mobilização teve impacto direto na procura por atendimento: mais de 80 consultas ginecológicas foram realizadas no Seconci-DF, com exames preventivos completos sem custos as trabalhadoras. A ação mostra como a informação certa, no momento certo, pode facilitar o acesso ao cuidado e incentivar a prevenção entre as trabalhadoras da construção civil.” Para saber mais sobre o atendimento ginecológico e demais atendimentos oferecidos pelo Seconci-DF, entre em contato conosco pelo telefone (61) 3399-1888 | seconci@seconci-df.org.br.
IA na SST: Caminho para a evolução

Inteligência Artificial já é realidade na Saúde e Segurança do Trabalho e pode ajudar a melhorar a área Reportagem Especial de Marla Cardoso | Revista Proteção A IA (Inteligência Artificial) está presente hoje em praticamente todas as áreas da vida, com a aplicação em recursos que utilizamos diariamente. Na Saúde e Segurança do Trabalho não é diferente. Ela tem a capacidade, por exemplo, de analisar rapidamente milhares de documentos, cruzar informações ocupacionais, identificar não conformidades, sugerir medidas preventivas, antecipar riscos a partir de dados coletados em tempo real e até agilizar a elaboração de relatórios. Os benefícios desta utilização são mensuráveis: agilidade nos processos, maior precisão, gestão inteligente de dados, redução de custos e conformidade legal facilitada. Isso destacando apenas algumas potencialidades. A verdade é que a IA promete transformar a forma como profissionais de SST lidam com dados, riscos e processos legais. Mas, apesar dessa capacidade, sua adoção enfrenta desafios. Entre eles, a resistência cultural das organizações, a necessidade de aprender a incorporar a tecnologia ao dia a dia, além das preocupações com ética, privacidade e proteção de dados. Para os profissionais que ainda não recorrem a essa tecnologia, a recomendação é iniciar de forma gradual e planejada, adotando soluções simples, como ferramentas de inteligência artificial já integradas em softwares da área. Só depois, a dica será evoluir para recursos mais avançados, sempre com atenção às exigências legais. Aos que ainda resistem, um recado: a IA já é uma realidade na SST e vem ajudando a melhorar a área. Conceitualmente a Inteligência Artificial é um ramo da tecnologia que busca criar sistemas capazes de executar tarefas que normalmente exigiriam raciocínio humano. Isso inclui reconhecer padrões em grandes volumes de dados, aprender com experiências anteriores, interpretar informações complexas, tomar decisões automatizadas e até prever cenários futuros. Na prática, a IA não se limita a seguir comandos programados, ela evolui à medida em que processa novas informações, tornando seus resultados cada vez mais precisos.Diante dessa capacidade, vem ganhando cada vez mais espaço em todas as esferas da vida. No cotidiano fazemos uso dessa ferramenta, muitas vezes, sem nos darmos conta: utilizando assistentes virtuais por comando de voz, sendo atendidos por chatbots 24h no comércio virtual, acessando aplicativos no trânsito que calculam rotas em tempo real, fazendo reconhecimento facial ou sendo impactados pela recomendação de filmes e músicas com base no histórico das plataformas de streaming. Apenas algumas das centenas de aplicações da IA no dia a dia. Embora pareça um fenômeno recente, ele já ultrapassa meio século. Data precisamente de 1950, quando o matemático e cientista da computação Alan Turing publicou o artigo Computing Machinery and Intelligence, no qual propôs o famoso Teste de Turing. O experimento sugeriu verificar se uma máquina poderia se passar por um humano em uma conversa. Mais tarde, em 1956, o termo “inteligência artificial” foi utilizado pela primeira vez em uma conferência internacional para descrever o objetivo de criar máquinas que pudessem exibir inteligência semelhante à humana. Desde então, a IA só evoluiu, com aplicação em basicamente todas as áreas da vida, incluindo na Saúde e Segurança do Trabalho. MODELOSDoutoranda em Tecnologias da Inteligência e Design Digital com foco em Inteligência Artificial Generativa na Educação para o Trabalho, empresária à frente da Trampolean, atuando no letramento em IA para líderes, Fabiana Raulino explica que são diversos os tipos e utilizações de IAs (Veja mais no quadro Tipos de IA e aplicações, na página seguinte). Entre as mais tradicionais, a Preditiva classifica e analisa dados atuais ou históricos permitindo identificar padrões, antecipar comportamentos e prever eventos futuros. Na SST, esse modelo pode colaborar, por exemplo, para antecipação de acidentes, analisando padrões de riscos, investigando registros de incidentes para prever áreas críticas de segurança ou mesmo prevendo doenças ocupacionais a partir do histórico de saúde do trabalhador. Mas esse é apenas um tipo. Além de classificar ou analisar dados, a Inteligência Artificial também passou a aprender a partir de bancos de dados imensos e se tornou capaz de criar textos, imagens, códigos, sons e até vídeos com a chamada IA Generativa. “Em 2017, a publicação de um artigo do Google apresentou o Transformer, uma arquitetura de redes neurais que revolucionou a forma de processar linguagem. Esse avanço abriu caminho para os Large Language Models (LLMs), grandes modelos de linguagem que conseguem aprender a partir de bancos de dados. A máquina aprendeu a falar como os humanos e, com um comando (prompt), sem se preocupar com formato ou linguagem de programação, passou a conseguir executar uma tarefa”, explica Fabiana. Recentemente, em 2022, com a popularização da IA Generativa, essa tecnologia chegou às mãos do público de forma massiva através de modelos como o conhecido ChatGPT. “Pense no impacto disso em setores como Saúde e Segurança, historicamente burocráticos, cartoriais e extremamente dependentes de dados para justificar decisões. Até pouco tempo, era preciso uma equipe inteira de analytics para comprovar, por exemplo, em que ponto a prevenção fazia sentido. Hoje, temos IA que preenche automaticamente documentos, acelerando processos repetitivos e operacionais que antes consumiam horas de trabalho. Há Inteligência Artificial que permite, literalmente, conversar com relatórios e bases de dados, transformando um mar de informações complexas em respostas claras, rápidas e acessíveis. Isso cria uma mudança estrutural na forma como trabalhamos, comunicamos e tomamos decisões em áreas críticas para a sociedade”, garante a especialista. Confira a reportagem completa na edição de outubro da Revista Proteção.
NA MÍDIA – Projeto de alfabetização do Seconci-DF é destaque na TV Record

Iniciativa leva ensino básico a operários da construção civil e já alfabetizou mais de 13 mil trabalhadores no DF Um projeto de alfabetização tem transformado canteiros de obras no Distrito Federal em verdadeiras salas de aula. A iniciativa oferece aulas para operários que não tiveram oportunidade de estudar, com turmas montadas dentro das próprias construtoras. Pedro Antônio, de 50 anos, é um dos alunos. Após décadas no setor, ele aprendeu finalmente a ler e escrever. “Com estudo a gente consegue um serviço melhor”, afirma. Nos últimos 30 anos, o programa já alfabetizou mais de 13 mil trabalhadores. As empresas participantes recebem estrutura e apoio pedagógico do serviço social. Segundo o engenheiro Danniel Muniz, a alfabetização contribui para a produtividade e a segurança no trabalho, já que os funcionários passam a compreender instruções técnicas e sinalizações. Para a professora Vera Lúcia, que leciona nas obras, o aprendizado vai além das palavras. “Você ensina e aprende. Eu aprendo muito com a história de vida deles”, diz.
Saúde nos canteiros

Programa do Seconci-DF leva atendimento médico e psicossocial às obras do Distrito Federal Comunicação Seconci-DF O Serviço Social da Indústria da Construção Civil do DF (Seconci-DF) tem levado saúde física e mental diretamente aos canteiros de obras por meio do programa Seconci Presente — uma iniciativa que oferece atendimento gratuito aos trabalhadores das empresas parceiras da instituição. Durante as visitas, são realizados exames e avaliações básicas de saúde, como aferição de pressão arterial, colesterol, glicemia, peso e altura, além de uma triagem psicossocial conduzida por profissionais do serviço psicossocial do Seconci-DF. Entre janeiro de 2024 e junho de 2025, o programa contabilizou cerca de 1,5 mil triagens psicossociais e 1,4 mil atendimentos médicos, reforçando o compromisso da instituição com a promoção da saúde e o bem-estar dos trabalhadores da construção civil. O Seconci Presente também funciona como porta de entrada para outros serviços assistenciais da instituição. Após a triagem, os trabalhadores podem ser encaminhados para atendimentos especializados nas áreas de clínica médica, urologia, ginecologia, oftalmologia, odontologia, além dos programas de Hipertensão e Diabetes (PHD) e do serviço psicossocial, que oferece apoio psicológico e de assistência social. Nos casos que exigem acompanhamento fora da estrutura do Seconci, a equipe mantém uma rede de encaminhamento e apoio com instituições parceiras, como Centro de Atenção Psicossocial (CAPs) do DF e entorno, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do DF e entorno, entre outros serviços públicos de saúde e assistência. Os atendimentos podem ser solicitados diretamente junto ao Serviço Psicossocial do Seconci-DF, pelo telefone (61) 3399-1888 ramal 211 ou pelo e-mail social@seconci-df.org.br.
Médico do Seconci-DF reforça importância da alimentação saudável e dos cuidados diários com a saúde

Comunicação Seconci-DF No Dia Mundial da Alimentação, celebrado em 16 de outubro, o Serviço Social da Indústria da Construção do DF (Seconci-DF) reforça a importância dos hábitos alimentares equilibrados para a prevenção de doenças e a promoção da qualidade de vida. Instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), a data tem o objetivo de chamar a atenção para a segurança alimentar e nutricional, destacando o direito de todos a uma alimentação saudável, acessível e de qualidade. No Seconci-DF, o tema é levado a sério. A instituição oferece atendimento médico regular, exames clínicos e acompanhamento de pacientes com hipertensão e diabetes por meio do Programa de Hipertensão e Diabetes (PHD) — uma das ações que integram o cuidado contínuo com a saúde dos trabalhadores da construção civil. Responsável pelo atendimento dos pacientes do programa, o médico Tony Teixeira ressalta que a alimentação equilibrada é fundamental para prevenir doenças e manter o bom funcionamento do organismo. Ele conta que, de acordo com pesquisas epidemiológicas, “as doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs), como hipertensão arterial e diabetes, representam uma parcela significativa da mortalidade e morbidade global. Nesse sentido, uma alimentação saudável é fundamental para a prevenção, proteção e recuperação da saúde dos cidadãos”, explica o médico. Segundo Tony, dietas ricas em frutas, legumes, verduras, grãos integrais, leguminosas e fontes magras de proteína melhoram o perfil lipídico e a sensibilidade à insulina, diminuindo o risco de obesidade, diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares. “A substituição de alimentos ultraprocessados — ricos em sal, açúcares e gorduras saturadas — por alimentos in natura ou minimamente processados, bem como a prática regular de exercícios físicos, reduz significativamente a incidência de DCNTs e complicações metabólicas”, complementa. O médico lembra ainda que manter o peso adequado, hidratar-se e evitar exageros são atitudes simples, mas essenciais para quem busca saúde e equilíbrio. Além do acompanhamento médico, Tony destaca que o Seconci-DF oferece às empresas conveniadas uma série de serviços voltados à saúde física e mental do trabalhador, incluindo o Programa de Hipertensão e Diabetes (PHD), que auxilia o paciente com orientações, solicitação de exames, diagnóstico e tratamento. Trabalhadores das empresas parceiras do Seconci-DF podem usufruir desse atendimento médico e acompanhamento de doenças como hipertensão e diabetes. Caso seja o seu caso, procure o RH ou a área de segurança da empresa onde você trabalha e solicite a marcação de uma consulta com o clínico médico da instituição. Mais informações: (61) 3399-1888 | www.seconci-df.org.br
Uma boa higiene das mãos evita doenças

Médico do Seconci reforça cuidado com a higienização e o jeito certo de cuidar das mãos Comunicação Seconci-DF O Dia Mundial de Lavagem das Mãos, celebrado em 15 de outubro, é um lembrete simples, mas essencial: a água e o sabão salvam vidas. A prática, que pode parecer básica, é uma das medidas mais eficazes para prevenir doenças e infecções, especialmente em locais com grande circulação de pessoas — como os canteiros de obras. No dia a dia da construção civil, as mãos dos trabalhadores entram em contato com diversos materiais, ferramentas e superfícies que acumulam impurezas e microrganismos. Por isso, a higienização frequente das mãos é fundamental para evitar a disseminação de vírus, bactérias e parasitas que podem causar doenças respiratórias, intestinais e de pele. O Seconci-DF reforça a importância de manter pias e pontos de higienização acessíveis nos canteiros, além de garantir a disponibilidade de água, sabão e papel toalha. Também é essencial que os trabalhadores incorporem o hábito antes das refeições, após o uso do banheiro e sempre que manipularem resíduos ou materiais potencialmente contaminados. O médico do Seconci-DF, Tony Teixeira, reforça a importância do cuidado com a higiene principalmente dentro do ambiente de obra. “A lavagem das mãos é uma prática essencial para a prevenção de doenças, especialmente as infectocontagiosas. Ao higienizar as mãos com água e sabão, eliminamos microrganismos que podem ser transmitidos por contato. Essa medida simples e acessível tem impacto direto na redução de surtos em ambientes como escolas, hospitais e locais de trabalho.”, explica. Tony ressalta ainda que, além de diminuir internações, a higiene das mãos contribui para o fortalecimento do nosso sistema de saúde e explica quais são os momentos ideais para que essa higienização seja feita. “Os melhores momentos para lavar as mãos incluem: antes de comer ou preparar alimentos; após usar o banheiro; ao chegar em casa; depois de tossir, espirrar ou assoar o nariz; e após contato com superfícies potencialmente contaminadas, como dinheiro e transporte público”, contou ele. O Seconci-DF aproveita a data para reforçar junto às construtoras e trabalhadores a importância de uma cultura de prevenção e autocuidado, que começa com atitudes simples e cotidianas. Lavar as mãos é um ato de responsabilidade consigo e com o outro — um gesto pequeno com grande impacto na saúde pública.
Construção civil do DF mobiliza trabalhadoras e trabalhadores contra o câncer de mama

Ações nos canteiros e atendimento médico gratuito às mulheres que atuam no setor estão na pauta do Outubro Rosa Comunicação Seconci-DF O Serviço Social da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Seconci-DF) está atento à saúde das mulheres que atuam no setor. Neste mês de outubro, quando ocorrem as ações de prevenção e combate ao câncer de mama, a instituição percorre canteiros de obras e oferece atendimento médico ginecológico gratuito às trabalhadoras das empresas parceiras do trabalho social. O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil. Estimativas do Ministério da Saúde apontam que o país deve registrar 73.610 novos casos de câncer de mama em 2025, destes, 1% será em homens. Por isso, a campanha do Seconci-DF é voltada à inclusão de trabalhadoras e trabalhadores que atuam no setor. Para atender à demanda por atendimento, o Seconci-DF realiza a Maratona Saúde da Mulher, com reforço no atendimento ginecológico gratuito oferecido às trabalhadoras. A iniciativa inclui consultas ginecológicas, exames de Papanicolau, mamografia, ultrassonografia ginecológica, exames laboratoriais, além de orientações sobre saúde feminina. O presidente do Seconci-DF, Eduardo Aroeira Almeida, reforça a importância do atendimento médico e da acessibilidade que o Seconci oferece para quem atua na construção civil. Ele destacou ainda a campanha de prevenção nas obras como incentivo ao cuidado com a saúde da mulher. “Estamos realizando, mais uma vez, nossa tradicional campanha Outubro Rosa. Estaremos em 36 canteiros e conversaremos com mais de três mil trabalhadores, conscientizando e valorizando essas pessoas tão especiais em nossas vidas, que são as mulheres”, afirmou Aroeira. NAS OBRAS As palestras de sensibilização nos canteiros de obras acontecem até o final de outubro, com previsão de visitas a 36 frentes de trabalho e alcance estimado de 3,1 mil trabalhadoras e trabalhadores. As profissionais da construção que já assistiram às palestras nas obras elogiaram a ação do Seconci e destacaram a importância do cuidado e da atenção à saúde da mulher. A auxiliar de manutenção Ivete Santos da Silva, da construtora EMPLAVI, comentou sobre a relevância das informações passadas durante a palestra e do atendimento gratuito oferecido pelo Seconci. “É importante participar dessa palestra porque eles passam informações sobre a saúde para nos alertar e também para que a gente se cuide. Eu agradeço pela oportunidade de participar e de aprender”, contou Ivete. Da mesma forma, sua colega Maria do Rosário Marques, também auxiliar de manutenção da construtora EMPLAVI, achou a palestra interessante e ressaltou que o conteúdo ajuda no autoconhecimento. “Nos ajuda a nos conhecer melhor. Com o autoexame, por exemplo, conseguimos acender um alerta em casos de alguma alteração no nosso corpo. Aprendi muita coisa: sobre alimentação, autoconhecimento, amor-próprio e autoestima. Foi uma experiência muito interessante”, afirmou. PREVENÇÃO E CUIDADO Atualmente, o Seconci-DF conta com dois profissionais de saúde da mulher para o atendimento às trabalhadoras. Com consultas semanais, o serviço é uma oportunidade para quem precisa, mas não tem acesso, podendo realizar consultas e exames gratuitamente. As palestras e sensibilizações nos canteiros também funcionam como um estímulo para que mais mulheres busquem o atendimento. A técnica de segurança do trabalho Fernanda Lobo, da Apex Engenharia, conheceu o serviço durante a palestra do Outubro Rosa no canteiro onde atua e elogiou a agilidade do atendimento. “Eu gostei muito do atendimento, que é bem completo. A gente acha que o serviço é mais voltado para os homens e, agora, sei que também temos essa possibilidade dentro do Seconci. Foi um atendimento de excelência”, contou. A auxiliar de limpeza Graziela Santos, da Real Engenharia, também elogiou o atendimento e reforçou a importância de cuidar da saúde. “Foi um atendimento muito bom. Hoje foi a primeira consulta e já estou com os exames agendados para fazer. É muito bom saber que podemos ter esse serviço e sem pagar por isso”, comentou.