Presidente-executivo da CBIC convida para a Semana CANPAT Construção 2025

De 6 a 10 de outubro, a Semana CANPAT Construção 2025 vai reunir especialistas, autoridades e representantes da indústria da construção para debater saúde, bem-estar e segurança dos trabalhadores. O evento, promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), ocorre em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi), a Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT/MTE) e o Seconci Brasil. “Nós teremos grandes debates sobre saúde e segurança no trabalho no país e no setor da construção. Vamos conversar com especialistas, vamos falar sobre grandes temas e temas atuais que importam para profissionais de segurança no trabalho, de saúde no trabalho e também para o empresário da construção”, afirma o presidente-executivo da CBIC, Fernando Guedes Ferreira Filho. A edição deste ano terá como tema central a “Gestão eficaz de segurança e saúde no trabalho em altura na construção”. A programação inclui quatro painéis transmitidos diariamente pelo canal da CBIC no YouTube e ações presenciais do Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas | Indústria da Construção, que encerram a semana. Os debates vão tratar de tópicos como a aplicação de guias de sistemas de ancoragem, práticas de gestão em canteiros, saúde ocupacional e a visão dos fabricantes de equipamentos de proteção. Para saber mais e se inscrever clique aqui O tema tem interface com o projeto “Conhecimento, Segurança e Saúde no Trabalho da Indústria na Construção”, da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da CBIC, com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi). Fonte: Agência CBIC
[Na mídia] Encontro Nacional das Entidades Sociais da Construção Civil debate temas que impactam a vida dos trabalhadores do setor

O Encontro Nacional das Entidades Sociais (Ense) reuniu as Associações de Serviços Sociais da Construção (Seconci) de todo o país, durante três dias, em Curitiba, para debater e aprofundar temas relacionados à qualidade de vida do trabalhador da construção civil. O evento contou com a presença de dirigentes, profissionais e especialistas das associações, que se reuniram para discutir diversos assuntos, incluindo saúde, segurança, responsabilidade social e gestão aplicada ao setor. A superintendente do Seconci Paraná, Maricleia Mann Faria, falou sobre a troca de experiências em relação às práticas de segurança que cada associação pratica, com foco na medicina do trabalho, a segurança do trabalhador, junto com a equipe multidisciplinar, além de abordar a discussão dos riscos psicossociais entre os 16 Seconcis, que já aplicam algumas práticas.Tocador de áudio Confira a íntegra do conteúdo aqui. Por: Scheila Pessoa/CBN Curitiba
Seconci-DF participa da Quarta do Cidadão da Defensoria Pública do DF de setembro

Os participantes puderam realizar atendimentos odontológicos na unidade móvel da instituição Comunicação Seconci-DF O Serviço Social da Indústria da Construção Civil do DF (Seconci-DF) esteve presente em mais uma quarta do cidadão, evento mensal promovido pela Defensoria Pública do DF (DPDF), ao lado da Biblioteca Nacional de Brasília. Uma unidade móvel de odontologia foi disponibilizada para realizar atendimentos aos cidadãos que compareceram ao evento. A unidade móvel do Seconci atendeu 10 pessoas que passaram pela ação. Essa foi a segunda vez que o Seconci-DF participou da ação que faz parte do calendário de atividades da DPDF como forma de promover a saúde, bem-estar E garantir direitos à população de Brasília. A gerente de odontologia do Seconci-DF, Mára Lúcia Campos, o atendimento realizado na ação é focado na prevenção e orientação. “Para esse tipo de ação, orientamos quanto ao uso correto da escova, fio dental, além de realizarmos procedimentos como limpeza, restaurações simples e, em alguns casos, extrações. Essa é a forma que temos de levar o Seconci para além da nossa razão de ser e divulgar nossa obra social”, disse ela. Para a população que necessita de serviços e de atendimentos, ter a possibilidade de realizar diversos atendimentos ao mesmo tempo e no mesmo local é fundamental e traz muitos benefícios. O autônomo Paulo Cesar esteve presente e considerou que a Quarta do Cidadão é ‘uma mão na roda’ para quem precisa. “É um serviço rápido e acessível que está à disposição de todos e o atendimento que tive na unidade de odontologia foi show de bola. Vou realizar alguns exames de diabetes e também pretendo passar no pessoal que está cuidando da saúde do homem”, contou Paulo César. Quarta do Cidadão é um projeto da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) que promove inclusão, cidadania e transformação social, preferencialmente para homens em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O evento acontece toda terceira quarta-feira do mês, das 9h às 15h, em frente à Biblioteca Nacional de Brasília – Setor Cultural da República, Área Cívica, Edifício da Biblioteca Nacional.
2º Encontro de Cipeiro da Construção Civil do DF reforça cultura de prevenção de acidentes e promoção da saúde nas obras

Evento é fruto de uma importante conquista da Convenção Coletiva de Trabalho da Construção, que prevê encontros periódicos para aprimorar a atuação da CIPA Comunicação Seconci-DF O 2º Encontro de Cipeiros da Construção Civil do Distrito Federal reuniu, na tarde da quinta-feira, 21 de agosto, representantes de trabalhadores, empregadores, sindicatos, órgãos públicos e instituições parceiras, em um debate voltado ao fortalecimento da segurança e da saúde nos canteiros de obras do DF. Organizado pelo Comitê Permanente Regional (CPR-DF) – instância tripartite composta por representantes do governo, de empregadores e de trabalhadores –, o encontro reforçou o compromisso coletivo de promover a prevenção de acidentes, a saúde do trabalhador e a valorização da construção civil no Distrito Federal. O diretor do Seconci-DF, José Antônio Bueno Magalhães Júnior, esteve na abertura e reforçou a importância da cooperação entre empresas e trabalhadores. “Sem cuidar da vida do trabalhador, a empresa não terá produtividade, qualidade e nem competitividade. Por isso, precisamos andar juntos: trabalhadores, empregadores e instituições. Não existe ‘lado de cá’ ou ‘lado de lá’, estamos todos do mesmo lado. Os cipeiros devem ter esse papel de cobrar e de levar as demandas para dentro das empresas.”, destacou. Em seguida, a coordenadora de Segurança e Saúde no Trabalho do Sesi-DF, Maria Cláudia Pereira dos Santos, ressaltou o protagonismo dos cipeiros como agentes de transformação dentro das empresas. “Vocês são mais do que membros de uma comissão: são formadores de opinião e construtores de uma nova cultura de segurança. Cada vida importa, cada atitude segura faz a diferença. É no diálogo, na escuta e no compartilhamento de experiências que surgem soluções inovadoras para tornar os ambientes de trabalho mais humanos e protegidos”, afirmou. O coordenador do CPR-DF, auditor fiscal do trabalho Rômulo Machado, também ressaltou o caráter histórico do encontro. “A inclusão desse tema na convenção coletiva é um marco. Demonstra que trabalhadores e empregadores estão comprometidos em construir ambientes mais seguros e saudáveis, e a CIPA cumpre papel essencial nesse processo de prevenção e diálogo”, disse. Já o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção (Sticombe), Raimundo Salvador, lembrou que a união entre as partes é fundamental para o futuro do setor. “Hoje, temos aqui empregadores, trabalhadores e instituições unidos em busca de um ambiente de trabalho mais seguro, saudável e humano. É isso que precisamos nesse mundo tão marcado pela tecnologia e pela pressa: retomar a humanização das relações de trabalho. Os cipeiros, líderes, engenheiros, mestres de obras e encarregados têm papel fundamental para que possamos transformar essa relação em algo mais justo e produtivo”, destacou. Programação e encerramento A programação contemplou palestras sobre liderança e relações interpessoais, assédio e riscos psicossociais relacionados ao trabalho, além de debates sobre a atuação prática da CIPA nos canteiros de obras. O encerramento contou com o Circuito do Bem-Estar SESI Saúde, que levou atividades interativas e momentos de descontração aos participantes.
Seconci-DF participa da Quarta do Cidadão, da Defensoria Pública do DF

Durante a ação, uma equipe de odontologia atendeu os participantes com serviços básicos em uma unidade móvel de saúde bucal Comunicação Seconci-DF A Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) promoveu mais uma edição da Quarta do Cidadão, ação que reúne serviços gratuitos de orientação jurídica, saúde e cidadania para a população. O evento aconteceu na quarta-feira, 20 de agosto, ao lado da Biblioteca Nacional do DF, e contou com a participação de várias instituições, entre elas o Seconci-DF, que disponibilizou uma de suas unidades móveis odontológicas para atender os participantes. Os profissionais realizaram atendimentos básicos de saúde bucal, triagens e orientações sobre prevenção de doenças odontológicas. “Essa é uma oportunidade de divulgar o tratamento de saúde feito pelo Seconci e mostrar que atuamos sempre em prol do cidadão, seja ele trabalhador ou não. Já participamos de outras ações sociais, e estar junto à Defensoria Pública neste local é mais uma forma de expandir o que já fazemos com qualidade e segurança para os nossos beneficiários”, destacou a gerente de odontologia do Seconci-DF, Mára Lúcia Campos. O Defensor Público-Geral do DF, Celestino Chupel, esteve na Quarta do Cidadão no início da manhã e ressaltou a importância do evento para o público. “O evento nasceu a partir do sucesso do Dia da Mulher, promovido mensalmente pela instituição, quando surgiu a demanda de ampliar o atendimento também aos homens que acompanhavam suas esposas ou familiares e não tinham acesso a serviços voltados a eles. Assim, a Defensoria criou um espaço inclusivo, voltado a toda a população, sem deixar de lado as demandas femininas”, explicou Chupel. Celestino reforçou ainda a importância de contar com parceiros no evento, para que mais serviços sejam ofertados e mais pessoas alcançadas. “Tivemos a sorte de ter vários parceiros, como o serviço da construção (Seconci), Sesc, Senac e outros órgãos que nos apoiam, levando serviços gratuitos à população mais vulnerável”, afirmou. A ação representa uma oportunidade para quem precisa de algum serviço ou orientação. Foi o caso de Leonardo Rios Curvino, atualmente desempregado, que sempre acompanha o calendário de atividades da DPDF. “Toda vez que tem essa ação e eu posso, eu venho participar e aproveito ao máximo os serviços oferecidos. É fundamental ter a oportunidade de fazer exames odontológicos, porque o tratamento é muito caro, e poder contar com esse atendimento gratuito ajuda demais quem precisa. Parabenizo por estarem juntos aqui nesta ação tão maravilhosa”, concluiu Curvino. Em números: a equipe do Seconci realizou 10 atendimentos durante a Quarta do Cidadão, realizada no dia 20 de agosto.
Seconci-DF participa da abertura da Copa Sinduscon-DF de Futebol Society

Evento retorna depois de uma pausa de nove anos com 16 equipes disputando a taça de campeão Comunicação Seconci-DF O Seconci-DF marcou presença na abertura da 15ª edição da Copa Sinduscon-DF de Futebol Society, que teve início no sábado, 9 de agosto. A abertura contou com várias atividades e atendimentos aos trabalhadores e familiares presentes no SESI de Taguatinga. Depois de nove anos, o Sinduscon-DF retoma o tradicional campeonato que reúne empresas do setor da construção para disputa do melhor time do setor da construção do DF. O Seconci-DF esteve na abertura e participará da Copa disponibilizando serviços de odontologia, medicina e psicossocial. O presidente do Seconci-DF, Eduardo Aroeira Almeida, esteve na abertura e ressaltou a importância da competição. “Essas atividades são fundamentais para promover a interação e oferecer benefícios que vão além do emprego, reforçando a consciência de que o trabalhador é, antes de tudo, um ser humano. Nesta ocasião, trouxemos um trailer odontológico, serviços médicos e atendimento psicossocial”, disse Almeida. A Copa Sinduscon-DF acontecerá sempre aos sábados, e a grande final está programada para o dia 20 de setembro de 2025. O presidente do Sinduscon-DF, Adalberto Cléber Valadão Junior, falou sobre a tradição do evento e como é importante trazê-lo de volta em benefício dos trabalhadores e empresas que participam. “Nove anos depois, finalmente conseguimos retomar este evento, e isso foi possível porque as empresas e as equipes acreditaram. Talvez esse seja o único evento que reúne patrões e trabalhadores nesse espírito esportivo, de congraçamento”, disse Valadão. Os trabalhadores que estão disputando a taça elogiaram a iniciativa e falaram sobre a importância do evento e dos atendimentos que a organização disponibilizou. Para o assistente financeiro da empresa STE, Telisson Nogueira, a expectativa está alta. “Minha expectativa é que essa Copa possa unir as pessoas que estão participando e que meu time possa sair com a vitória, claro. E a disponibilidade de atendimentos como os oferecidos pelo Seconci é muito legal para todos que estão e estarão presentes”, finalizou Telisson. Estão disputando a taça de melhor time do setor da construção do DF as empresas: Artec, Carvalho Accioly, Climática, Conbral, Engemega, JC Gontijo, LAN Construções, Lotus, MBR, MC/LDN, One Elevadores, Profix, Soltec, STE, Tecna e Topocart.
CIPA: um pilar essencial para a segurança e saúde dos trabalhadores

Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio nas empresas brasileiras e a importância da cultura de prevenção nas empresas Comunicação Seconci-DF A segurança e o bem-estar dos trabalhadores dentro do ambiente laboral são temas cada vez mais valorizados nas organizações. E, no centro dessa cultura de prevenção, está a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (CIPA). Regulamentada pela Norma Regulamentadora nº 5 (NR-5), a CIPA é uma obrigatoriedade legal para empresas com empregados regidos pela CLT e tem como principal missão proteger a vida e a saúde dos trabalhadores. Desde março de 2023, a NR-5 passou a incluir de forma explícita também o combate ao assédio sexual e outras formas de violência no trabalho, o que ampliou o alcance das ações da CIPA. A comissão deve agora, além de identificar riscos e sugerir melhorias nas condições de trabalho, atuar também na promoção de ambientes laborais mais éticos, respeitosos e livres de qualquer forma de abuso. Como funciona a CIPA A CIPA deve ser composta por representantes do empregador e dos empregados. Os representantes dos trabalhadores são eleitos por voto direto e secreto, enquanto os da empresa são indicados. A quantidade de membros é definida de acordo com o número de empregados e o grau de risco da atividade da empresa. O mandato é de um ano, com possibilidade de reeleição. Entre as atribuições da CIPA estão: fiscalizar ambientes de trabalho, participar da análise de acidentes, elaborar planos de ação preventiva, promover campanhas educativas como a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) e agora também incluir temas relacionados ao combate ao assédio e à violência no trabalho em suas atividades. Responsabilidades compartilhadas A NR-5 também determina obrigações claras tanto para a empresa quanto para os trabalhadores. Cabe à organização oferecer meios e condições para que a CIPA atue, além de garantir tempo para reuniões e ações. Já os trabalhadores devem comunicar riscos, sugerir melhorias e participar ativamente das ações da comissão. A gerente de segurança do trabalho do Seconci-DF, Juliana Moreira de Oliveira, reforça a importância da CIPA como ferramenta educativa e de prevenção no cotidiano dos canteiros de obras. “Ter a CIPA na empresa ou no canteiro é uma forma de ter mais trabalhadores envolvidos com a segurança e saúde no ambiente de trabalho, o que contribui para um ambiente mais seguro e saudável. Todos saem ganhando – trabalhadores, empresas e sociedade”, conta Juliana. Integração entre empregadores, trabalhadores e sindicatos O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústria da Construção e do Mobiliário de Brasília (STICOMBE), Raimundo Salvador, comenta que a Comissão tem se mostrado um ponto de equilíbrio nas relações laborais e na busca da melhoria nas condições e dos ambientes de trabalho. “Tratamos a CIPA com bastante carinho, com bastante proximidade na busca de fortalecer os membros, tanto os representantes dos trabalhadores, quanto dos empregadores. Tendo em vista todo esse trabalho, incluímos na Convenção Coletiva do setor o Encontro de Cipeiros, evento anual para aproximar os membros da CIPA para troca de experiências”, disse Salvador. Para o auditor-fiscal do trabalho, Rômulo Machado, os membros da CIPA podem antever acidentes e garantir a segurança dos trabalhadores nos ambientes laborais. “Uma CIPA que funcione, que seja ativa, com ampla participação dos empregadores e empregados, é fundamental para implantação da cultura de segurança, principalmente porque esses trabalhadores estão ali no dia a dia e percebem detalhes que passam despercebidos, inclusive pela gestão. Eles conseguem antever problemas e atuar de forma a prevenir acidentes. Experiência em campo As empresas que são parceiras do Seconci-DF contam com o apoio da equipe de profissionais de segurança do trabalho para todo o processo de constituição da CIPA, além do treinamento dos membros eleitos. “O processo de parceria com o Seconci auxilia muito as empresas porque temos a garantia de estarmos fazendo tudo de forma correta e a segurança de que está tudo dentro do que a legislação pede. Esse processo auxilia na implementação, no treinamento e é muito importante para a gente que atua nos canteiros de obras”, conta a técnica de segurança do trabalho da GSA incorporações, Rosana Dias. Quem participa do processo elogia a atuação do Seconci. Esse foi o caso do XXXX, eleito presidente da CIPA numa obra da GSA incorporações. De acordo com ele, tudo foi feito de forma muita organizada e a equipe foi muito prestativa. Seconci-DF: apoio especializado do início ao fim Montar uma CIPA pode parecer complexo, mas com a assessoria adequada, o processo se torna simples, eficiente e totalmente alinhado com a legislação. O Seconci-DF oferece suporte completo para empresas do setor da construção civil no Distrito Federal e Entorno: desde a análise de obrigatoriedade, passando pelo processo eleitoral, até a capacitação dos membros eleitos. Com uma equipe técnica altamente qualificada e experiente, o Seconci orienta que sua empresa esteja protegida e que os trabalhadores tenham voz e vez na construção de um ambiente de trabalho mais seguro, saudável e respeitoso. “O serviço oferecido pelo Seconci na constituição da CIPA e nos treinamentos dos seus membros é realizado por uma equipe altamente capacitada e dedicada. Nosso objetivo é promover um ambiente de trabalho mais seguro e saudável para todos, contribuindo de forma direta para a melhoria na qualidade de vida dos trabalhadores da construção civil. Estamos aqui para ajudar a criar um ambiente mais seguro e bem cuidado para todos”, finaliza Juliana. Quer saber mais sobre como montar a CIPA na sua empresa? Entre em contato com o Seconci-DF pelo telefone (61) 3399-1888 ramal 247 ou pelo e-mail adm.seguranca@seconci-df.org.br
Seconci-DF celebra sucesso da SIPAT 2025

Com programação diversificada e alto engajamento dos trabalhadores, em 2025 o tema do evento foi saúde mental Comunicação Seconci-DF A Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho e Assédio (SIPAT) do Seconci-DF, realizada entre os dias 23 e 27 de junho de 2025, foi marcada por ampla participação dos colaboradores e uma programação rica em conteúdo, promovendo debates importantes, bem-estar e valorização dos trabalhadores da construção civil. Com o tema saúde mental, o evento reforçou a importância do cuidado e de iniciativas que valorizam o bem-estar e a saúde dos colaboradores do Seconci. O evento foi aberto na segunda-feira (23) com a palestra da Delegada Karen Langkammer, da Polícia Civil do DF, que abordou o tema do assédio moral e sexual no ambiente de trabalho. Ao longo da semana, os participantes puderam desfrutar de atividades como o aulão de alongamento laboral com a educadora física Adriana Emerick (SESI-DF), a palestra de primeiros-socorros com a enfermeira Marina Goulart (Confiança Vertical), e um importante debate sobre qualidade de vida no trabalho conduzido pelo analista de RH e psicólogo Saulo Rodrigo (Seconci-DF). O presidente do Seconci-DF, Eduardo Aroeira Almeida, esteve presente no evento e elogiou a organização e a programação preparada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). “Parabenizo e agradeço aos cipeiros pelo excelente trabalho e pela importância do que realizam. É essencial que a CIPA funcione de forma ativa porque temos a responsabilidade de ser exemplo. As construtoras olham para o Seconci como uma referência. Essa semana foi preparada com muito cuidado, dedicação e contou com palestrantes de alto nível. A SIPAT é um evento de grande relevância, pois cuida de quem cuida dos nossos trabalhadores”, disse Eduardo. A programação também incluiu momentos de relaxamento e cuidado com a saúde mental, como a sessão de quick massage e uma vivência de mindfulness guiada pelo doutor Tony Teixeira (Seconci-DF). A presidente da Associação Brasiliense de Engenharia de Segurança do Trabalho (ABRAEST), Larissa Barreto, também marcou presença com uma palestra sobre ergonomia e seus impactos na saúde mental, destacando a importância da prevenção de doenças ocupacionais no setor da construção. Na sexta-feira (27), o encerramento da SIPAT contou com um animado quiz sobre os temas da semana, além do tradicional Arraiá Seconci-DF, promovendo integração entre os participantes e encerrando a semana com leveza e celebração. O presidente da CIPA/Seconci-DF, Rodrigo Boscoli, elogiou a participação dos colaboradores e ressaltou que o objetivo foi cumprido com êxito. “O resultado foi muito positivo, com uma participação excelente dos colaboradores. As palestras e dinâmicas foram bem avaliadas, com conteúdo relevantes. Acredito que conseguimos impactar positivamente a vida dos colaborados. Foi excelente, acredito que teremos reflexos no comportamento durante o dia a dia no trabalho”, contou Rodrigo. A SIPAT do Seconci-DF teve apoio do Laboratório SABIN, SESI-DF, gráfica Papel e Cores, gráfica Máxima, hamburgueria Madre Teresa Deli, clínica Fenelon, Planalto Dental produtos odontológicos, Fenelon radiologia.
Afastamentos por saúde mental crescem 110% nos primeiros meses do ano

Levantamento mostra que casos relacionados à ansiedade, com diferentes manifestações clínicas, lideram os motivos para atestado médico, com 73% Dados coletados junto a uma base de quase 30 mil empresas clientes da VR, representando mais de 1,2 milhão de trabalhadores, mostram um aumento de 110% nos números médios de afastamentos mensais por problemas relacionados à saúde mental nos primeiros meses do ano. Foram registrados, entre janeiro e abril, 2.380 afastamentos, o que equivale a uma média de 595 por mês. No mesmo período do ano passado, foram 1.132 registros, com média de 283 mensais. Os números deste ano também revelam que, no quadrimestre, os afastamentos somaram 3.534 dias não trabalhados, com uma média de 884 dias. Do total de códigos CIDs (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde) reportados nos atestados de afastamento do mês de abril, 58% foram causados por transtornos ansiosos; 27%, episódios de depressão, leve, moderada ou graves; e 15%, transtorno misto ansioso e depressivo. Dados confirmam ainda que casos relacionados à ansiedade, com diferentes manifestações clínicas, lideram nos afastamentos, com 73%. O levantamento revelou também que o setor de consultoria liderou o registro de atestados médicos relacionados à saúde mental de abril, com 16% dos casos, seguido por varejo e comércio (17%, juntos), saúde (14%), construção e imobiliárias (11%) e indústria (10%). Por estado, São Paulo ocupa 40% dos afastamentos, Paraná (12,1%), Minas Gerais (7%) e Santa Catarina (6,4%). “Com nosso serviço de registro de ponto, vemos o quanto questões de saúde mental impactam não só os trabalhadores, mas também os empregadores, sobretudo os pequenos e médios. O controle de jornada é fundamental para o equilíbrio e bem-estar dos trabalhadores, o que impacta positivamente o desempenho organizacional”, explica João Altman, diretor-executivo de Gente e Gestão da VR. O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) atualizou a Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), com foco na gestão de riscos psicossociais, devido à preocupação das questões emocionais e psicológicas no ambiente de trabalho, relacionado ao aumento de afastamentos. A mudança estabelece a obrigatoriedade de inclusão dos riscos psicossociais no Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO), além de aspectos físicos, como ergonomia e acidentes, e passaram a ser considerados fatores como estresse, assédio, sobrecarga e insegurança emocional. A legislação reforça a importância de ambientes mais humanos e acolhedores, capazes de promover o bem-estar integral dos colaboradores, e previne afastamentos relacionados à saúde mental. As empresas têm até maio de 2026 para se adequarem às novas exigências. Fonte: Correio Braziliense
Eduardo Aroeira toma posse reforçando papel social do Seconci-DF

Empresário comandará a instituição nos próximos dois anos e foi empossado na quinta, 5 de junho, na presença de autoridades, empresários e representantes do setor da construção Comunicação Seconci-DF O empresário Eduardo Aroeira Almeida tomou posse como novo presidente do Serviço Social da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Seconci-DF), em cerimônia realizada na sede da entidade na manhã desta quinta-feira, 5 de junho. Eduardo é engenheiro civil, empresário e natural do Distrito Federal. Além do Seconci, atua como vice-presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Além disso, já atuou nas entidades ligadas ao setor Ademi-DF e Sinduscon-DF. Em sua fala, durante o evento, Eduardo comentou sobre o serviço social desenvolvido pelo Seconci-DF e do planejamento que tem para tornar a instituição mais reconhecida pelas empresas, além de aumentar o escopo de serviços e de utilização pelos trabalhadores beneficiados. “Essa é a primeira vez que conquisto a oportunidade de trabalhar diretamente para o trabalhador da construção civil. Não é apenas uma função, é uma missão diferente. Aqui o foco está no ser humano: sua saúde, segurança, sua família, seu futuro. O Seconci-DF é uma entidade respeitada, de história sólida de serviços prestados à construção”, disse Eduardo. Várias autoridades estiveram na posse do novo presidente e ressaltaram o trabalho de Eduardo em benefício do setor e como sua expertise tem contribuído para a construção civil do Distrito Federal. “É com grande entusiasmo que recebemos a nova diretoria do Seconci, instituição que há décadas tem se consolidado como parceira estratégica do setor da construção civil. A chegada desta nova gestão representa uma renovação de propósitos e um fortalecimento do nosso compromisso com o bem-estar dos trabalhadores e a sustentabilidade do nosso setor”, comentou o vice-presidente do Sinduscon-DF, João Gilberto de Carvalho Accioly. Representando o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção (Sticombe), a diretora Patrícia Moura falou sobre a parceria e o trabalho desenvolvido ao longo dos anos com o Seconci-DF. “É importante ver o Seconci crescendo, se preocupando com a saúde dos trabalhadores, dos familiares. O Sticombe está sempre à disposição para parcerias e novos projetos que possam agregar e melhorar a qualidade de vida do trabalhador e seu bem-estar e o novo presidente pode sempre contar com nosso apoio”, falou Patrícia. Entre as autoridades presentes, estava o secretário de governo do Distrito Federal, José Humberto Pires de Araújo. Ele ressaltou a importância do setor da construção para o DF e da parceria que tiveram durante a COVID. “Eu me lembro muito bem do que passamos na época da COVID, e ali verificamos o cuidado e o zelo que estavam tendo para que as obras continuassem. A responsabilidade que o setor teve foi muito grande, continuou empregando, construindo. As portas do governo estão abertas e nos incomode: quem incomoda, quer o bem; quem não incomoda é porque não está incomodado com a vida dos outros”, pediu José Humberto. Durante a posse, o ex-presidente do Seconci-DF Carlos Eugênio de Faria Franco recebeu homenagens pelo seu trabalho ao longo dos anos que presidiu a instituição (2023-2025). Ele recebeu, das mãos do presidente Eduardo uma placa de homenagem, uma camiseta com mensagens dos colaboradores e um porta-memória contendo registros da sua jornada no Seconci-DF. “Hoje me dirijo a todos com um misto de gratidão, orgulho e serenidade, ao encerrar este ciclo à frente do Seconci-DF. Desde que iniciei minha trajetória nesta instituição, em 2003, pude vivenciar e contribuir para a sua evolução contínua, sempre com foco na missão primordial: cuidar dos trabalhadores da construção civil, oferecendo a eles dignidade, saúde e qualidade de vida”, falou Carlos Eugênio. Prestigiaram a posse do novo presidente do Seconci-DF, o secretário de governo do DF, José Humberto; o presidente da Terracap e ex-presidente do Seconci-DF, Izídio Santos Júnior; a subsecretária de proteção à mulher do DF, Luana Maia; representante da Secretaria de Justiça, Fábia Guimarães; o presidente da Ademi-DF, Roberto Rubinger Botelho; o presidente da Asbraco, Luiz Afonso Delgado Assad; o presidente do Sintest-DF, Wilton Cardoso; a presidente da Abraest, Larissa Machado; o diretor da Terracap, Hamilton Lourenço; o diretor geral da Mútua, Artur Milhomem Neto; auditor-fiscal do trabalho, Paulo Sillas, a gerente executiva do Seconci Brasil, Denise Noleto.